Bairro da Vila Olímpia (SP) é tema de pesquisa inédita sobre sociabilidade nas metrópoles - São Paulo São

Transformação do espaço urbano, mudanças das relações entre vizinhos e reconfiguração de moradores são alguns dos pontos abordados no livro “A sociabilidade na metrópole de São Paulo: um estudo sobre o bairro da Vila Olímpia", do professor e pesquisador Dan Levy, doutor em Sociologia Urbana, que será lançado no próximo dia 14 de setembro.

Dan Rodrigues Levy conduziu pesquisa aprofundada sobre a Vila Olímpia e a ideia é, principalmente responder: o bairro tende a sucumbir ou resistir a todo o processo de transformação urbana que vem sofrendo?

O livro lançado pela Ed.LiberArs, levanta as circunstâncias históricas, sociais e urbanísticas pelas quais o bairro passou e passa atualmente e joga luz sobre tensões subjetivas que permeiam o convívio de megaprojetos empresariais e antigos moradores do bairro.

São apresentadas ainda algumas estratégias coletivas que procuram ressignificar o uso do espaço urbano, configurando verdadeiras formas de resistência ao novo modelo de urbanização neoliberal, como a Turma do Beira Rio (grupo de moradores e ex-moradores do bairro) e a Comunidade Coliseu (favela, com cerca de 200 famílias, localizada no bairro).

“O perfil dos moradores de regiões como a Vila Olímpia muda e diminui a heterogeneidade daquela população". Foto: Divulgação.“O perfil dos moradores de regiões como a Vila Olímpia muda e diminui a heterogeneidade daquela população". Foto: Divulgação.

O bairro tende a sucumbir ou resistir a todo o processo de transformação urbana que vem sofrendo? Foto: Divulgação.O bairro tende a sucumbir ou resistir a todo o processo de transformação urbana que vem sofrendo? Foto: Divulgação.

Partindo do âmbito global para um estudo de caso particular, o livro demonstra que tais transformações vêm ocorrendo nos bairros das metrópoles ao redor do mundo. “A pesquisa joga luz sobre o embate entre o crescimento das metrópoles e a relação de comunidade dos bairros que é, de certa forma, ameaçada pela chegada desordenada do mercado imobiliário”, explica Dan Levy. “O perfil dos moradores de regiões como a Vila Olímpia muda e diminui a heterogeneidade daquela população. O estilo de vida pós-moderno impõe padrões que expulsa perfis sociais que não se encaixam. Isso empobrece, esmaga a diversidade, apaga a memória do bairro, segrega e fragmenta socialmente a região, o que é péssimo para o crescimento saudável das cidades”, completa.

Sobre o autor

 Dan Rodrigues Levy, doutor em Sociologia Urbana e professor da Unifesp. Foto: Divulgação. Dan Rodrigues Levy, doutor em Sociologia Urbana e professor da Unifesp. Foto: Divulgação.

Dan Rodrigues Levy é Doutor em Sociologia Urbana pela Universidade de Coimbra (Portugal) e Mestre em Direitos Humanos e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Consultor Jurídico nas áreas de Direito Ambiental e Urbanístico; Professor de Direito da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPPEN). Professor convidado do Curso de Extensão sobre Responsabilidade Ambiental - Aspectos Jurídicos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp), Professor Convidado do Curso de Extensão em Cidade Sustentável: Direito e Meio Ambiente Urbano da Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP).}

Lançamento

Data: 14.09.2018.
Horário: 18h30 às 21h30.
Local: Livraria da Vila - Lorena.
Endereço: Al. Lorena, 1731, Jardim Paulista - São Paulo.

Ficha técnica

Título: A sociabilidade na metrópole de São Paulo: um estudo sobre o bairro da Vila Olímpia.
Autor: Dan Rodrigues Levy.
Editora: LiberArs.
Formato: Brochura | 216 páginas, 
Dimensões: 23cm x 16cm.

***
Com informações: Hub Content.