Artista inglês cria escultura de aço inoxidável de 17 toneladas a partir de mapas de Londres - São Paulo São

A peça é estruturada por 1.200 barras de aço inoxidável. Foto: Lee Simmons.A peça é estruturada por 1.200 barras de aço inoxidável. Foto: Lee Simmons.

O artista Lee Simmons inaugurou uma escultura 15 metros de altura e 17 toneladas no bairro de Marylebone, em Londres. Batizado de Quadrilinear, o projeto consiste em cinco camadas de aço cortado a laser que, empilhadas, atingem quatro pavimentos de altura. De geometria retangular, a coluna de aço inoxidável é baseada em mapas históricos desconstruídos do bairro.

A estrutura Quadrilinear sendo içada e instalada. Foto: Lee Simons.A estrutura Quadrilinear sendo içada e instalada. Foto: Lee Simons.

Olhar para o contexto tipográfico local, através de estudos históricos na forma de mapas antigos, foi o conceito inicial para a peça que também foi adequada para mostrar como a expansão urbana mudou de uma forma tão dramática e interessante ao longo dos últimos 400 anos.

A escultura arejada é feita de chapas finas de aço com pouco menos de um quarto de polegada de espessura. Foto: Lee Simons.A escultura arejada é feita de chapas finas de aço com pouco menos de um quarto de polegada de espessura. Foto: Lee Simons.O conceito para o projeto instalado na 66 Wigmore Street nasceu do questionamento das convenções históricas de como a arte e a arquitetura podem existir no ambiente construído, de uma forma simbiótica e baseado nesta antiga relação. 

Quadrilinear. Foto: Lee Simons.Quadrilinear. Foto: Lee Simons.

Criado em Stevenage, Lee obteve formação em metalurgia e ourivesaria antes de fazer mestrado no Royal College of Art. Seus trabalhos anteriores são, de certo modo, a gênese de Quadrilinear, e afirmam o interesse do artista por mapas e cartografias. Para tirar a escultura do papel, Simmons trabalhou em colaboração com arquitetos, engenheiros e fabricantes.

 Quadrilinear. Foto: Lee Simons. Quadrilinear. Foto: Lee Simons.

Os engenheiros trabalharam com os fabricantes da Littlehampton Welding, especialista em estruturas para arquitetura a fim de realizar a escultura. Finas chapas de aço foram unidas por 1.200 barras de aço inoxidável para criar uma ligeira curvatura. Simmons usa normalmente o aço inoxidável como seu principal meio de expressão, pois é resistente e de baixa manutenção.

Toda a estrutura independente tem uma ligeira curva que permite que pareça suspensa quase sem peso dentro da estrutura do prédio, apesar de seu peso de quase 17 toneladas. Foto: Lee Simons.Toda a estrutura independente tem uma ligeira curva que permite que pareça suspensa quase sem peso dentro da estrutura do prédio, apesar de seu peso de quase 17 toneladas. Foto: Lee Simons. ***
Fonte: Arch Daily (Inglês).



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio