As dez cidades mais inovadoras do mundo, segundo consultoria - São Paulo São

São Francisco, na Costa Oeste americana, foi considerada a cidade mais inovadora do mundo. Foto: Avi Horowitz.São Francisco, na Costa Oeste americana, foi considerada a cidade mais inovadora do mundo. Foto: Avi Horowitz.

São muitas as cidades que apostam no desenvolvimento da chamada “economia de inovação”, não apenas como forma de estimular o ambiente de negócios, mas também para valorizar seus imóveis. De olho nesta tendência, a consultoria imobiliária Jones Lang LaSalle (JLL) estabeleceu dois rankings e elegeu as 10 cidades mais inovadoras e as 10 com maior potencial de inovação do mundo.

Tóquio no Japão foi considerada a segunda cidade mais inovadora do mundo. Foto: Reuters.Tóquio no Japão foi considerada a segunda cidade mais inovadora do mundo. Foto: Reuters.

Para identificar os polos mais inovadores do planeta, a JLL analisou 100 grandes centros urbanos em busca de ecossistemas de inovação consistentes - e também em talentos capazes de impulsionar o desenvolvimento de uma economia dinâmica orientada para o futuro. Entre os fatores analisados pela consultoria estavam investimentos em indústrias de tecnologia, atração de capital e busca por patentes, além de dados demográficos e níveis de escolaridade e empregabilidade da população.

No Top 10, um dos destaques vai para Pequim. Foto: Girimun-Architects.No Top 10, um dos destaques vai para Pequim. Foto: Girimun-Architects.São Francisco lidera o ranking das mais inovadoras. No Top 10, um dos destaques vai para Pequim, que gerou a maioria dos unicórnios fora do Vale do Silício e é o terceiro maior destino para financiamento de capital de risco do mundo. Na Europa, chama a atenção o quarteto Munique, Berlim, Amsterdã e Estocolmo, todos considerados celeiros de tecnologia - Berlim é considerada por muitos como o hotspot para nômades digitais de toda a Europa.

Munique na Alemanha, considerada um dos celeiros europeus de tecnologia. Foto: Panorama.Munique na Alemanha, considerada um dos celeiros europeus de tecnologia. Foto: Panorama.

A Austrália é representada por duas cidades. Segundo os pesquisadores, Sidney e Melbourne chamam a atenção pelo estilo de vida que, combinado com uma infra-estrutura universitária robusta, dá respaldo para que elas se tornem cidades-modelo em um futuro próximo.

Sydney, cidade-modelo em um futuro próximo. Foto: Travel Away.Sydney, cidade-modelo em um futuro próximo. Foto: Travel Away.A única cidade brasileira citada na pesquisa é São Paulo. Ela faz parte do grupo chamado de “emergentes”, que reúne candidatos com um desempenho relativamente forte em inovação, mas atrasado em talentos. 

Onde está a inovação

10 cidades mais inovadoras do mundo
1. São Francisco
2. Tóquio
3. Cingapura
4. Pequim
5. Londres
6. San Jose
7. Paris
8. Nova York
9. Boston
10. Seul

Cingapura no Sudeste Asiático. Foto: Daily Management Review.Cingapura no Sudeste Asiático. Foto: Daily Management Review.10 cidades com maior talento inovador do mundo
1. Londres
2. São Francisco
3. Washington
4. San Jose
5. Seattle
6. Boston
7. Sidney
8. Paris
9. Oslo
10. Melbourne

***
Fonte: Época Negócios.

 



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio