Florianópolis reabrirá Ponte Hercílio Luz para pedestres, ciclistas e ônibus - São Paulo São

Ponte Hercílio Luz. Foto: Cortesia de Prefeitura Municipal de Florianópolis / Divulgação.Ponte Hercílio Luz. Foto: Cortesia de Prefeitura Municipal de Florianópolis / Divulgação.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis e o Governo do Estado de Santa Catarina pretendem inaugurar até o final do ano a primeira fase do projeto de requalificação urbanística da famosa Ponte Hercílio Luz e seus arredores. Chamado Ponte Viva: Hercílio Luz Para as Pessoas, o projeto compreende não apenas a restruturação do emblemático cartão postal como infraestrutura viária, mas também seu uso para outras finalidades, como esporte, lazer e cultura.

Ponte Hercílio Luz em restauro. Foto: Cortesia de Prefeitura Municipal de Florianópolis / DivulgaçãoPonte Hercílio Luz em restauro. Foto: Cortesia de Prefeitura Municipal de Florianópolis / Divulgação

Nesta primeira etapa, o projeto enfoca a adaptação da ponte de ferro e suas cabeceiras para o tráfego de ônibus, ciclistas e pedestres. Ao todo, sete ruas da porção insular e outras três da porção continental terão suas estruturas modificadas a fim de possibilitar estas alterações de trânsito.

Cabeceira continental da ponte Hercílio Luz. Foto: Desterro Arquitetos.Cabeceira continental da ponte Hercílio Luz. Foto: Desterro Arquitetos.

"A partir da coordenação do IPUF - Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, identificou-se a necessidade de extrapolar o pensamento sobre a Ponte Hercílio Luz a partir do viés específico de soluções viárias que impunham sua utilização como elemento de vazão ao trânsito de veículos, em sua maioria de automóveis individuais. Procurou-se estabelecer um conceito mais amplo de planejamento, que trata da reintegração da ponte Hercílio Luz na cidade para além de suas funções relacionadas a mobilidade", diz a página do projeto.

Cabeceira insular da ponte. Foto: Desterro ArquitetosCabeceira insular da ponte. Foto: Desterro Arquitetos

O projeto de requalificação envolve cinco eixos temáticos - Mobilidade, Patrimônio, Turismo, Cultura e Esporte e Lazer - que nortearão a retomada da ponte pela cidade. "O projeto Ponte Viva procura estabelecer um processo contínuo de planejamento e gestão do seu entorno. Os projetos iniciais contemplam principalmente o tema da conectividade e as infraestruturas básicas para o lazer e turismo."

Foto: Desterro Arquitetos.Foto: Desterro Arquitetos.

***
Por Romullo Baratto no ArchDaily. Fontes: Ponte Viva e OCP



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio