Museu da Pessoa lança coleção virtual e exposição sobre a Zona Norte da capital paulista - São Paulo São

O Museu da Pessoa existe há 25 anos e tem a missão de tornar a história de vida de toda e qualquer pessoa parte do patrimônio intangível de nossa sociedade. Foto: Divulgação.O Museu da Pessoa existe há 25 anos e tem a missão de tornar a história de vida de toda e qualquer pessoa parte do patrimônio intangível de nossa sociedade. Foto: Divulgação.

O Museu da Pessoa promove no dia 5 de dezembro, quinta-feira, o lançamento da Coleção Virtual de Histórias de Vida de Moradores da Zona Norte da capital paulista, desenvolvido por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Center Norte. O evento acontece às 15 horas no Instituto da Oportunidade Social em Santana.

A coleção é resultado do projeto "Todo Lugar Tem Uma História Para Contar", desenvolvido por 24 agentes culturais e sociais da Zona Norte da capital paulista que entrevistaram 15 moradores da região - a publicação ficará disponível para acesso gratuito no portal do Museu.



O projeto também deu origem à exposição gratuita "Zona Norte mostra suas redes" que ficará disponível no metrô Santana a partir das 14 horas do dia 10 de dezembro. A exposição terá textos e imagens sobre essa região da capital paulista e sobre as histórias de vida de seus moradores que foram entrevistados pelos participantes do projeto.

Para a diretora executiva do Museu da Pessoa, Sonia London, escutar e registrar histórias de vida de moradores contribui para o fortalecimento da cultura da região norte da cidade de São Paulo. "O objetivo do projeto é registrar histórias de vida dos moradores dessa região e, com isso, tornar cada experiência de vida uma fonte de conhecimento sobre a história da Zona Norte e mostrar as diversas realidades que convivem num mesmo lugar", afirma.

Cena de "Pessoas - Contar para Viver" (2019), de Marco Del Fiol , Marcelo Machado, Tatiana Toffoli, Viviane Ferreira e Pedro Cezar sobre o Museu da Pessoa, exibido na Mostra Internacional de Cinema de SP. Foto: Divulgação.Cena de "Pessoas - Contar para Viver" (2019), de Marco Del Fiol , Marcelo Machado, Tatiana Toffoli, Viviane Ferreira e Pedro Cezar sobre o Museu da Pessoa, exibido na Mostra Internacional de Cinema de SP. Foto: Divulgação.

"É uma enorme satisfação para o Instituto Center Norte poder contribuir, de alguma forma, para que essa ação seja realizada. Esse projeto, que está totalmente alinhado ao nosso propósito, que é de contribuir para o desenvolvimento do entorno e de toda a região da Zona Norte, tem um papel fundamental de inspirar pessoas com histórias que traduzem a essência e memórias da Zona Norte", diz Daniela Pavan, head do Instituto de Center Norte e Sustentabilidade.

Serviço


Lançamento Coleção Virtual de Histórias de Vida de Moradores da Zona Norte.
Data: 05 de dezembro, quinta-feira, às 15 horas.
Local: IOS - Instituto da Oportunidade Social - localizado na Avenida General Ataliba Leonel, n° 245, Santana, São Paulo capital.

Exposição "Zona Norte Mostra Suas Redes".
Data: 10 de dezembro, terça-feira, às 14 horas.
Local: Metro Santana, localizado na Avenida Cruzeiro do Sul, n° 3173, Canindé, São Paulo capital.

***
Com informações do Museu da Pessoa.

 



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio