Portal 'GeoSampa' disponibiliza imagens de São Paulo em alta resolução feitas a laser - São Paulo São

Vista aérea da Avenida Paulista. Imagem ilustrativa. Foto de Gabriel Ramos / Unsplash.Vista aérea da Avenida Paulista. Imagem ilustrativa. Foto de Gabriel Ramos / Unsplash.

A cidade de São Paulo é a primeira da América do Sul a disponibilizar, de forma livre, os dados obtidos por laser de todo seu território. Os arquivos estão disponíveis para download no Portal GeoSampa. A tecnologia conhecida como LiDAR (Light Detection and Ranging) não apresenta apenas uma imagem de satélite ou fotografia área, mas uma representação geométrica de alta resolução de uma cidade. Assim, trata-se de um trabalho muito mais fiel e detalhado da área mapeada.

A disponibilização dos dados obtidos por essa tecnologia a pesquisadores, urbanistas e interessados em geral é uma iniciativa inédita que permitirá, além da realização de estudos aplicados, o desenvolvimento de soluções para a Cidade de São Paulo. Neste sentido, análises do relevo, da declividade e o comportamento de rios e córregos passam a contar com maior detalhamento para o uso em projetos viários e ações do poder público para prevenção de deslizamentos e enchentes, por exemplo.

Imagem: reprodução.Imagem: reprodução.

A técnica funciona da seguinte forma: um sensor acoplado em um helicóptero envia pulsos de luz ao solo que, ao serem rebatidos, permitem reconstruir uma imagem do objeto ou estrutura que o devolveu. A tecnologia é capaz de coletar dados tanto de objetos em superfície – edificações, árvores, fios, obras viárias –, quanto do nível do solo, permitindo que se obtenha o chamado Modelo Digital de Terreno (MDT).

Neste momento, o Município fornece esse Modelo, que exclui os objetos acima do solo, como carros, edificações e calçadas. Em breve também serão disponibilizados os dados 3D de edificações, vegetação e obras viárias, dentre outros. O levantamento é o primeiro produto Laser do Município, realizado entre maio e julho de 2017, sob a coordenação das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Fazenda (SF) e Verde e Meio Ambiente (SVMA).

A cratera de Colônia, situa-se a menos de 40 quilômetros do marco central da cidade, a Praça da Sé. Imagem: FAPESP.A cratera de Colônia, situa-se a menos de 40 quilômetros do marco central da cidade, a Praça da Sé. Imagem: FAPESP.

O Modelo permite capturar com precisão, por exemplo, a Cratera da Colônia, situada em Parelheiros, zona sul da cidade, originada pelo impacto de um meteoro ocorrido há milhões de anos. A cratera ocupa uma área de 10 km² e é uma das poucas desse tipo catalogadas no mundo.

A tecnologia do laser está cada vez mais popular mundialmente. Através dela, uma equipe de arqueólogos descobriu uma cidade maia enterrada na Guatemala, encoberta pela floresta. Milhares de edifícios, estradas e canais puderam ser conhecidos. Trata-se, portanto, de uma ferramenta poderosa para encontrar sítios arqueológicos. Os situados em São Paulo, inclusive, podem ser visualizados no Portal GeoSampa.

Como acessar?

Imagem: reprodução.Imagem: reprodução.

Acesse o Portal GeoSampa, clique no botão “Pesquisar”, localizado no canto esquerdo da tela, selecione a aba “Download Imagens/MDC” e em seguida o tipo “MDT”. Depois, aperte o botão “Selecionar” e escolha no mapa o local desejado. Por fim, clique em “Download” e baixe o arquivo.

Os arquivos estão disponíveis para download em formato LAZ (LAS compactado) e têm precisão na ordem de 10cm e densidade média de 10 pontos/m2. Para abri-los, é necessário de programas específicos do gênero. Para mais informações, entre em contato com [email protected]

***
Por Rômullo Baratto no ArchDaily.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio