SP Carinhosa completa 2 anos; pensa no futuro, cuida do presente - São Paulo São


A São Paulo Carinhosa é a política municipal que cuida do futuro das crianças, mas trabalha no presente. O programa, coordenado pela primeira-dama e odontopediatra Ana Estela Haddad, vinculado ao Gabinete do prefeito, articula 14 Secretarias de Governo para priorizar a criança e o fortalecimento das competências das famílias para cuidarem delas.

Onde está a criança em cada ação do governo? De que maneira a política pública interfe no hoje da criança e no amanhã do adulto? São questões que a São Paulo Carinhosa tem procurado responder todos os dias.

E assim, chegou a dois anos no último dia 28 de agosto. O projeto interagiu com as inúmeras realidades de uma cidade que tem 174 mil nascidos vivos por ano e um contigente de aproximadamente 900 mil crianças com idade de zero a 6 anos. Além disso, são servidas 1,9 milhões de refeições escolares por dia.

Criada por meio de decreto em 28 de agosto de 2013 da Prefeitura de São Paulo, depois de muito diálogo com os setores do governo e sociedade civil, a São Paulo Carinhosa trabalha para que as várias áreas do Governo Municipal, possam ter um olhar especial para a infância e para o núcleo familiar. “Nenhuma sociedade poderá ser melhor do que aquilo que puder oferecer a cada uma de suas crianças”, afirma a coordenadora da São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad.

Tudo o que é feito para a criança na cidade de São Paulo nasce também a partir do Plano de Metas do Governo. Atuando de forma integrada, a São Paulo Carinhosa, representa o esforço de humanizar o território da cidade para a criança.

 

Atividades para crianças promovidas pela SP Carinhosa. Foto: Secom / PMSP.

Atuação integrada

Com a Secretaria de Educação, por exemplo, um dos principais desafios que a São Paulo Carinhosa apoia é ampliação do número de vagas com qualidade para a primeira infância, em especial de zero a três anos. 

Atuando junto à Secretaria de Direitos Humanos, pôde demonstrar à sociedade e aos empresários as implicações dos problemas e como eles poderiam contribuir para diminuir as mazelas.

A São Paulo Carinhosa participou também do monitoramento e reestruturação das regras dos editais do FUMCAD, que agora permitem que os recursos possam ir diretamente para construção de creches.

Atuou ativamente para a criação da fila social, que antecipa a entrada das crianças em situação de extrema miséria e vulnerabilidade social.

Junto da secretaria de Saúde, atua para estimular o parto humanizado, a gestação saudável e, principalmente, estimular os cuidados dos pais nos três primeiros anos da criança, fundamentais para a saúde na vida adulta.

Com a Secretaria da Saúde e o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação da Criança e do Aleitamento Materno, participa da criacão de um programa de visita domiciliar focado no desenvolvimento infantil e nas famílias. Ele irá beneficiar um milhão de famílias em regiões de extrema vulnerabilidade social. A qualificação dos profissionais já começou.

Outro tema que demonstra o trabalho intersetorial é a situação da criança que vive nos abrigos conveniados à Prefeitura. Hoje existem 3 mil crianças e jovens de até 18 anos que se encontram nessas instituições por conta da violência familiar, incapacidade e impossibilidade de seram cuidadas pelos pais, em situacão de abandono e que precisam ser bem assistidas.

Com a união da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e da Educação, a São Paulo Carinhosa apoiou os esforços para que se alcançasse 80% no número de matrículas das crianças na rede municipal. Em 2013, início da atual gestão, somente 20% das crianças estavam matriculadas.

Com a Secretaria Municipal de Cultura, a São Paulo Carinhosa desenhou o Circuito Infantil São Paulo de Cultura, que promove atrações culturais com foco no estímulo do vínculo entre mães e crianças por toda a cidade.

Com a crescente oferta de atividades de grande potencial artístico e educativo para as crianças, coube à São Paulo Carinhosa o trabalho de organizar junto à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social a inclusão dessas crianças em passeios. E esses passeios incluíram também as crianças filhas e parentes do programa De Braços Abertos, da Secretaria de Direitos Humanos para a redução de danos e uso de drogas.

Ouvir as crianças

Não é possível trabalhar com e para as crianças sem ouví-las. E elas trazem perguntas e muitas respostas para a transformação e humanização da cidade. Ao ouvir as crianças que vivem em cortiços na região do Glicério, com o intuito de saber o que fazer para melhorar a vida delas, ouviu-se de uma delas: “por que não transformar os moradores de ruas que estão lá em monitores da praça.” E isso pôde ser feito.

Com a Secretaria de Serviços, a São Paulo Carinhosa promove ações de apoio ao chamado luto parental. Foram promovidos seminários de formação para educadores e profissionais de saúde e atividades culturais para o público que ajudam as crianças e famílias, a lidar melhor com a perda de seus entes queridos.

Foram realizadas palestras com especialistas e corais - com o apoio do Coral Paulistano - que se apresentaram em cemitérios, ajudando a transformá-los em parques de memória em datas especiais. A Orquestra Experimental de Repertório, produziu shows para famílias, também com o critério de inclusão, em datas do calendário oficial da cidade.

A São Paulo Carinhosa também passou a estudar como os materiais inservíveis – por exemplo os postes de iluminação – podem ser aproveitados para virar brinquedos e parques para as crianças.

Em todo o trabalho social que a Prefeitura promove, até mesmo nos programas mais específicos para adultos, o novo desafio é incluir a criança, humanizando o território para ela e estimulando os vínculos afetivos com suas famílias. A São Paulo Carinhosa foi criada para integrar essas ações que ajudam a humanizar a cidade desde a primeira infância.

Assista a videorreportagem que mostra um pouco da atuação do programa: https://youtu.be/ZS2oPyNCXm8

Com informações da SP Carinhosa.

 



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio