Futebol feminino de vedetes no acervo de Lover Ibaixe - São Paulo São


Lover Ibaixe foi o empresário responsável por financiar o primeiro jogo de futebol entre vedetes no estádio do Pacaembu em 17 de agosto de 1959, entre uma equipe de São Paulo contra outra do do Rio de Janeiro. Segundo as matérias de jornais da época, o objetivo do jogo era o de angariar fundos para a construção do Hospital dos Atores de São Paulo.

 
 Após a negativa do Conselho Nacional de Desportos (CND), a Casa do Ator de São Paulo (casa de espetáculos), representada por seu presidente Francisco Colman, quase desistiu de executar a “partida-espetáculo”. O juiz Julio Leal Fagundes, da 2a Vara da Fazenda Pública chegou a conceder liminarmente um mandado de segurança. O CND recorreu e suspendeu a liminar através de um despacho do presidente do Tribunal Federal de Recursos. A partida ficaria suspensa até o julgamento definitivo através da Vara Privativa dos Feitos da Fazenda da União.

O empresário assumiu todos os riscos e produziu o espetáculo. A Casa do Ator ficaria com 15% da renda bruta com garantia mínima de Cr$50.000,00 depositados em conta, havendo ou não a partida de futebol entre as atrizes do teatro de revista.
 
 
A partida de carácter “beneficente” e “artística” ficou conhecida como uma das principais iniciativas para ludibriar a legislação e o poder público contra a proibição estabelecida pelo Estado Novo, em 1941, que proibia a prática do futebol pelas mulheres. Apesar relação de entretenimento e promoção profissional das vedetes envolvidas nessa ocasião, o caso estimulou que outras partidas entre mulheres, agora de carácter esportivo, fossem justificadas como “beneficentes” para continuarem a acontecer.
 
Lover procurou o Museu do Futebol após a abertura da exposição Visibilidade Para O Futebol Feminino, inaugurada em 19 de Maio de 2015. Ele compartilhou o seu acervo com a instituição e parte da sua história – os jogos entre vedetes – é contada nos vídeos da sala Dança do Futebol.
 
Fonte: Museu do Futebol.
 


APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio