Cinco curiosidades sobre tempos passados da cidade de São Paulo - São Paulo São

1. No centro de São Paulo, mais especificamente na  Rua Álvares Penteado nº 23, existe um edifício que foi construído com base na bandeira do estado. Trata-se do Ouro para o Bem de São Paulo, em estilo art deco, erguido com recursos provenientes das doações em ouro feitas pelos paulistas na revolução de 32:


2.
Sabia que a primeira fábrica de chocolate do Brasil foi instalada em São Paulo? Ela chamava Sönksen e foi fundada em 1888. Na época, o chocolate era um “luxo” para as famílias e a marca sobreviveu durante muitos anos até decretar falência na década de 80.

 

 
3. Uma das mulheres mais importantes da nossa história, Veridiana da Silva Prado, além de ser a mãe do nosso primeiro prefeito, Antonio da Silva Prado, foi um símbolo de luta e chocou o conservadorismo da sua época. Com uma inteligência acima da época, ela foi “pioneira” ao se divorciar de seu marido e foi uma grande incentivadora das artes em SP. Há quem diga, inclusive, que a Semana de Arte moderna de 1922 nasceu ali.

 

4. Uma das primeiras mulheres a desbravar os céus do Brasil foi Ada Rogato, paulistana e símbolo de perseverança para conquistar um sonho. Uma profissional dedicada, Rogato recebeu diversas homenagens em sua vida e foi a primeira piloto de planador do país.

Graças ao seu trabalho na década de 40, piloto de testes para avaliação agrícola, pôde tirar sua licença de piloto internacional pela FAB nas categorias A e B. Em 1951 fez seu famoso vôo pelas três Américas, percorrendo 51.064 quilômetros em 326 horas.

 

ada rogato okayada rogato okay

 

5. Pouca gente sabe, mas a cidade de São Paulo teve alguns arcos do Triunfo em sua história. O mais importante deles, com certeza, foi o construído em homenagem ao presidente Epitácio Pessoa. Uma linda obra que contou com a participação de Ramos de Azevedo e entrou para a história da nossa cidade. 

 

 
***
Fonte: SP In Foco.