Recomendados - São Paulo São

São Paulo São Recomenda

Mostra em São Paulo apresenta grande instalação que já passou por museus e galerias do Japão, França, Itália e Taiwan.Foto: Carol Quintanilha.Mostra em São Paulo apresenta grande instalação que já passou por museus e galerias do Japão, França, Itália e Taiwan.Foto: Carol Quintanilha.

Farol Santander São Paulo, centro de cultura, empreendedorismo, lazer e gastronomia, abre em 19 de fevereiro (sexta-feira), a primeira exposição no Brasil da artista e arquiteta francesa Emmanuelle Moureaux. Intitulada Floresta de Números, a mostra, com produção de Angela Magdalena (Madai) e Julia Brandão (Ayo) tem curadoria da própria artista, fica em cartaz até 23 de maio de 2021.

Edu Simões fotografou jovens negros em favelas e bairros periféricos de Norte a Sul do Brasil. Foto: Edu Simões / Divulgação.Edu Simões fotografou jovens negros em favelas e bairros periféricos de Norte a Sul do Brasil. Foto: Edu Simões / Divulgação.

Em agosto de 2014, o fotógrafo Edu Simões passava pelo Centro de São Paulo quando trombou, por acaso, com um protesto contra o genocídio de negros no Brasil. Mais tarde, nas redes sociais, descobriu que a marcha ocorreu de forma simultânea em outros 18 estados brasileiros. Foi o primeiro contato dele, um fotojornalista experiente, com o tema.

Com seis artistas convidados e quatro selecionados via edital público, a Mostra acontece no Parque Ibirapuera a partir de 7 de novembro. Projeção 3D do projeto Objeto Horizonte, do Coletivo Foi à Feira. Imagem: Divulgação. Com seis artistas convidados e quatro selecionados via edital público, a Mostra acontece no Parque Ibirapuera a partir de 7 de novembro. Projeção 3D do projeto Objeto Horizonte, do Coletivo Foi à Feira. Imagem: Divulgação.

Neste ano, a Mostra 3M de Arte realiza sua décima edição e escolheu um dos espaços públicos mais importantes da cidade de São Paulo para comemorar: o Parque Ibirapuera. Viabilizada pelo patrocínio da 3M via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Mostra que discute o coletivo e a arte encontrou um desafio: ocupar o espaço público no momento pós isolamento social intensivo. Em um ano que o distanciamento foi - e tem sido - necessário para o restabelecimento do convívio, mais do que nunca a produção artística nacional carece de impulsionamento. A 10ª Mostra 3M de Arte selecionou quatro artistas via edital e seis convidados. Juntos irão ocupar o parque e incentivar reflexões sobre a relação do indivíduo e coletividade na sociedade.

A mostra conta com mais de 60 trabalhos, cerca de 50 inéditos ou nunca exibidos no país e mais de 1000 itens desse rico imaginário. Foto: Isabela Matheus / Divulgação.A mostra conta com mais de 60 trabalhos, cerca de 50 inéditos ou nunca exibidos no país e mais de 1000 itens desse rico imaginário. Foto: Isabela Matheus / Divulgação.

A Pinacoteca de São Paulo exibe,de 15 de outubro de 2020 a 22 de fevereiro de 2021,OSGEMEOS: Segredos, primeira exposição panorâmica da dupla de artistas formada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo (São Paulo, 1974). A mostra conta com mais de 60 trabalhos, cerca de 50 inéditos ou nunca exibidos no país e mais de 1000 itens desse rico imaginário.

A Exposição na Paulista traz 30 obras de 15 artistas de gerações e escolas diversas. Painel de Rico Lins / Divulgação.A Exposição na Paulista traz 30 obras de 15 artistas de gerações e escolas diversas. Painel de Rico Lins / Divulgação.

Um presente da União Geral dos Trabalhadores - UGT para São Paulo e seus cidadãos – e agora com alcance mundial, com uma versão virtual –, a Exposição na Paulista, que tradicionalmente acontecia em maio em celebração ao dia do Trabalho, em 2020 foi transferida por imposição da pandemia da Covid-19 para o mês de outubro, com os novos protocolos assumidos pelo Governo Estadual e pela Prefeitura de São Paulo, nesta edição com o tema “Liberdade e Democracia”.