Recomendados - São Paulo São

São Paulo São Recomenda

Os contrastes em dípticos do novo livro do fotógrafo Rogério Assis e do designer gráfico Ciro Girard (Editora OlhaVê) se complementam e se entrelaçam como os galhos das árvores nesta grande colcha de retalhos da paisagem amazônica. A paisagem surge ora degradada, ora exuberante, ora calma e muitas vezes o frenético ritmo do desmatamento e da mudança climática nos causa um susto. Uma dúvida: “Mato?”

Em 2012, a convite da revista ZUM, o fotógrafo paulista Mauro Restiffe fotografou o bairro da Luz, região que abriga a famosa Cracolândia e que passava por controversa intervenção municipal e estadual. Em 2013, Restiffe foi convidado a estender o trabalho e registrar a transformação da cidade no período que antecedeu a realização da Copa do Mundo.

A exposição São Paulo, fora de alcance, que abre em 14 de abril no IMS Paulista, é o resultado de muitas caminhadas diárias que o fotógrafo realizou durante cerca de três meses em bairros centrais e periféricos, como Brás, República, Pinheiros, Vila Congonhas e Itaquera. Conhecido pelas séries fotográficas que desenvolve em torno de questões urbanas de relevância histórica, política e arquitetônica, Restiffe produziu centenas de fotografias com a câmera Leica e o filme preto e branco de alta sensibilidade que fazem parte sua poética artística.

O acervo arquitetônico do centro de São Paulo inventariado em três livros recentemente lançados surpreende até mesmo os iniciados no assunto. Dois deles, publicados pela editora Monolito, são essenciais para reavaliar a importância de projetos modernos que marcaram definitivamente a feição da metrópole: Arquitetura do Centro de São Paulo e Adolf Franz Heep: Um Arquiteto Moderno. Um terceiro, Campos Elíseos – História e Imagens, com um ensaio fotográfico de Juan Esteves e texto de Antonio Carlos Suster Abdalla (Cult Arte/Instituto Porto Seguro), concentra-se no passado da cidade, num bairro que ainda preserva edificações do período pré-modernista e testemunhou a verticalização do centro.

Edificio Racy projeto do arquiteto Aaron Kogan. Avenida Sao João, 1588. Foto: Juan Esteves.Edificio Racy projeto do arquiteto Aaron Kogan. Avenida Sao João, 1588. Foto: Juan Esteves.