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Imagine a sua vida sem televisão, geladeira, luz elétrica, rádio e telefone. Itens hoje considerados tão básicos e completamente inseridos em nosso cotidiano que, muitas vezes, sequer refletimos sobre o quanto nos impactam. É inegável que a vida ficou mais fácil com essas invenções, que se tornaram parte da nossa realidade ao longo dos anos. Pensando nisso, os curadores Marcello Dantas e Agnaldo Farias trazem ao Museu da Cidade, pavilhão Oca, no Parque Ibirapuera, a partir do dia 5, a mostra
“Invento - As revoluções que nos inventaram”, que confere o status de obra artística a importantes criações.  


Em texto curatorial, Dantas conta que a concepção da exposição partiu de algumas reflexões, entre elas, a invenção dos smartphones e como eles transformaram tanto as relações humanas como o nosso próprio corpo. Ao se dar conta do impacto que uma única invenção exerceu sobre a vida das pessoas, ele estendeu a observação para outras criações que tiveram influência semelhante em diferentes momentos históricos. 

O tempo não para

Como ponto de partida para selecionar as invenções, os curadores decidiram, de forma arbitrária, pelo ano de 1865, período em que a revolução industrial estava em pleno curso e em que o presidente Abraham Lincoln já havia decretado a libertação dos escravos nos Estados Unidos da América (EUA). “O fim da escravidão marcou a necessidade do homem inventar máquinas que pudessem facilitar o cotidiano e criar processos que melhorassem a qualidade de vida do homem. Começou uma importante era em que a inovação foi o motor da sociedade”, pontua Dantas. 

A seleção de aproximadamente 35 obras, quase todas inéditas no Brasil e muitas desenvolvidas especialmente para a exposição, nos faz refletir sobre as mudanças na história do mundo e do homem a partir de suas próprias criações. Um total de 29 artistas abordou esses trabalhos de forma inusitada, na maioria das vezes. Como é o caso do caminhão do mexicano Damian Ortega, que apresenta peças internas e de contorno do veículo, deixando ao observador a tarefa de imaginá-lo como obra acabada. 

Dentre as peças mais aguardadas está a guitarra elétrica que o artista plástico pop Andy Warhol personalizou para o grupo norte-americano de rock Velvet Underground. A criação inspirou a capa do disco de estreia da banda, “The Velvet Underground & Nico”, lançado em 1967. 

Artistas brasileiros também participam da exposição, entre eles, Jarbas Lopes, que aborda a invenção do carro, conectando dois fuscas a partir de suas rodas. O coletivo O Grivo apresenta um piano automatizado, Renata Lucas traz uma obra que discute a constante vigilância eletrônica e Guto Lacaz expõe um rádio customizado. 

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                                                                  Nelson Leirner, 'ProjeCare'.                                                          Man Ray, 'The Gift'.

 

Serviço
Museu da Cidade - OCA (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez).
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº. Dentro do Parque Ibirapuera.
Acesso pelo portão 3 (entrada de carro) ou portão 1 (entrada de pedestres). Zona Sul. 
De 5/8 a 4/10. 3ª a domingo, das 9h às 17h. Grátis.

Por Por Giovanna Longo, Secretaria Municipal de Cultura.

 

 
Celebrar o Dia dos Pais é sempre uma alegria e curtir essa data em São Paulo pode ser ainda mais especial. Aqui todos os tipos de pai têm vez, desde os mais calmos até os aventureiros. Para tornar esse dia inesquecível para pais, filhos e toda a família, a capital oferece diversas atrações, como shows, exposições, parques e opções de gastronomia.

Confira algumas sugestões para aproveitar o dia 9 de agosto junto com seu herói.

Para os pais tranquilos

Para os pais que não curtem muita badalação, preparamos uma lista de locais que estão prontos para receber os mais serenos.

Mosteiro de São Bento

Já pensou começar o Dia dos Pais com a sabedoria dos monges? Para quem gosta de calmaria, vale um pulinho no Mosteiro de São Bento para assistir à missa matinal de domingo, que tem cantos gregorianos. E, ao final, vale comprar um dos maravilhosos quitutes na lojinha do local. As delícias são feitas pelos próprios monges, com ingredientes selecionados.


mosteiro_de_so_bento_-_jose_cordeiro_spturis_-_pagina_2mosteiro_de_so_bento_-_jose_cordeiro_spturis_-_pagina_2Fachada do Mosteiro de São Bento. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.Fachada do Mosteiro de São Bento. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.


Uma boa opção ao ar livre e mais sossegada é o Jardim Botânico. Com vistas impactantes e que rendem boas fotos, o parque é marcado pela sua organização, limpeza e tranquilidade. É perfeito para curtir a natureza, tirar muitas fotos e fazer um piquenique em família. Além disso, o Jardim tem várias atrações, como o museu botânico, escadarias históricas, estufa de plantas, Jardim dos Sentidos, trilha da Nascente (do Riacho do Ipiranga) e o Lago das Ninfeias, com flores aquáticas nas cores amarela, roxa e rosa, que são o símbolo do Jardim Botânico.

 

JardimBotnico_CaioPimentaJardimBotnico_CaioPimentaJardim Botânico. Foto: Caio Pimenta/ SPTuris.
Jardim Botânico. Foto: Caio Pimenta/ SPTuris. 


Para os papais comilões

Churrascarias

Quando bater a fome, a indicação para os pais que gostam de fartura à mesa são as churrascarias. Com rodízio ou a la carte, vão das mais acessíveis, como a Novilho de Prata, às mais luxuosas, como o Baby BeefRubayat e Fogo de Chão.

Cantinas

São Paulo tem uma grande colônia italiana e, por esse motivo, excelentes cantinas de famílias tradicionais, como a Famiglia Mancini, o Jardim de Napoli e a Lellis Trattoria. Basta escolher uma, chegar cedo e se jogar no mundo das massas!

Feirinha Gastronômica

Para curtir boa comida ao ar livre, a sugestão é a Feirinha Gastronômica Jardim das Perdizes, que funciona aos domingos. Em um grande espaço de 4 mil m² ao ar livre, barracas, caminhões, carrinhos e trailers convivem com mesas compartilhadas e um grande parque, inclusive com estacionamento gratuito. A Feirinha tem mais de 50 expositores, entre comidinhas, pratos e bebidas.
feirinhagastronomica_perdizesfeirinhagastronomica_perdizesFeirinha Gastronômica Jardim das Perdizes. Foto: divulgação.
Feirinha Gastronômica Jardim das Perdizes. Foto: divulgação. 

 

Família Burguer


Para comemorar o 9 de agosto, a Família Burger, hamburgueria em Perdizes preparou um hambúrguer especial para pais e filhos saborearem juntos, de acordo com o tamanho da fome de cada um. O Burgão (R$ 19,50), para os papais, e o Burguinho (R$ 9,75), para os filhos, tem os mesmos ingredientes: hambúrguer grelhado de carne bovina, queijo prato, rodelas de tomate, alface e maionese no tradicional pão de hambúrguer. Para acompanhar, porção de batata frita – R$ 15,95 (para duas pessoas) e MilkShake (chocolate, morango, creme ou flocos) – R$ 28,80. O Burgão e o Burguinho ficam no cardápio da casa de 5 a 9 de agosto.

Mercearia do Francês

O Grupo Mercearia do Francês comemora a data com um cardápio exclusivo. O menu será servido durante todo o fim de semana (7/08 a 9/08), nas duas unidades da rede (Mercearia do Francês em Higienópolis e La Petite Mercearia do Francês em Perdizes) e conta com entrada, prato principal e sobremesa por R$ 99, individual. De entrada: Tartine de Ratatouille com queijo de cabra. Como prato principal, carré de cordeiro com risotto de açafrão e trio de cogumelos e para sobremesa, crepe de doce leite com sorvete de creme.


mercearia_do_francesmercearia_do_francesPrato da Mercearia do Francês. Foto: divulgação. Prato da Mercearia do Francês. Foto: divulgação. 

Le Manjue Organique

Os esportistas costumam preferir um cardápio leve e saudável. O restaurante Le Manjue é especializado na Organic Gourmet Cuisine. O local oferece desde carnes, aves e frutos do mar até deliciosas sobremesas – como o ganache de cacau.

Pais com filhos pequenos


Dia_dos_Pais_1Dia_dos_Pais_1Foto: José Cordeiro/ SPTuris.
Foto: José Cordeiro/ SPTuris. 

Para os homens que querem aproveitar a data especial com seus filhos ainda pequenos, a criatividade tem que reinar. Separamos algumas opções originais.

Parques públicos

Parque Alfredo Volpi, mais conhecido como Bosque do Morumbi é ideal para aqueles que têm filhos ainda pequenos. O local possui parquinho de areia, trilhas e animais selvagens soltos para curtir com os pequenos ao ar livre. Outras boas opções são o Parque da JuventudeParque da Água BrancaVilla Lobos e o Clube Tietê, todos com boas atrações para pais e filhos.

Catavento Cultural e Educacional

O domingo pode ser uma boa data para conhecer o Catavento Cultural e Educacional. O museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que já é amado pelas crianças, ganhou um borboletário em uma grande geodésica em seu jardim interno. Dentro dela, podem ser vistas cerca de 30 borboletas de variadas espécies, e mais de 20 variedades de plantas para cada espécie. A visita guiada tem duração aproximada de 15 minutos, e os visitantes podem também acompanhar fases da metamorfose das borboletas.

 

BorboletarioBorboletarioGeodésica que abriga o Borboletário. Foto: divulgação.
Geodésica que abriga o Borboletário. Foto: divulgação. 


Pedro e o Lobo

A Cia. Imago encena este espetáculo de manipulação de bonecos com luz negra, que apresenta os instrumentos de uma orquestra por meio da história de um garoto que sai à caça de um lobo para proteger seus amigos.

Circo dos sonhos

O Circo dos Sonhos oferece a maior e melhor estrutura circense para eventos e espetáculos, além de não utilizar animais nas apresentações. A tenda está montada em Santo Amaro e os papais podem conferir sempre as terças, sextas, sábados, domingos e feriados. Os ingressos variam de R$ 15 a R$ 50.

Pais esportistas ou aventureiros

Para aqueles que curtem esportes, a cidade também reserva excelentes opções aos amantes de alguma modalidade.

Stand up paddle

Muita gente não sabe, mas na capital é possível encontrar locais para prática desse esporte, que utiliza uma grande prancha e remos. Na represa de Guarapiranga aulas particulares são promovidas de terça a domingo por diferentes valores pelas empresas Tempo Wind Clube e Clube Team Brazil.

Passeio de bike pela ciclovia da Paulista

Para os pais que curtem acordar mais cedo e querem mostrar a cidade para os pequenos por outro ângulo, um passeio pela ciclovia da paulista é a pedida. As crianças podem ficar em cadeirinhas em bikes pilotadas pelos pais e o empréstimo gratuito, que pode ser feito na Praça do Ciclista, dura até uma hora.

 

Avenida_Paulista_cicloviaAvenida_Paulista_cicloviaCiclovia da Avenida Paulista. Foto: José Cordeiro/ SPTuris. Ciclovia da Avenida Paulista. Foto: José Cordeiro/ SPTuris. 

Parque do Ibirapuera

O famoso reduto de São Paulo é bem conhecido como referência para práticas esportivas. Pistas de cooper, bicicletário com aluguel de bicicletas, quadras, campos de futebol e muitas outras opções estão disponíveis.

Museu do Futebol

Em comemoração ao Dia dos Pais, o Museu do Futebol promove um programa especial para pais e filhos. Aqueles que forem ao museu no domingo, dia 9, e apresentarem documento que comprove o parentesco, têm entrada gratuita. Assim, pais e filhos podem aproveitar juntos um passeio pela história do futebol no Brasil e a exposição temporária Visibilidade para o Futebol Feminino.

museu_futebol_museu_futebol_Museu do Futebol. Foto: José Cordeiro/ SPTuris. Museu do Futebol. Foto: José Cordeiro/ SPTuris. 


Parelheiros

A área no extremo sul da capital reserva surpresas interessantes para os fãs de aventura. Cachoeiras, trilhas e visitação ao Borboletário Águias da Serra são algumas das opções. Para saber tudo que tem por lá, acessehttp://www.cidadedesaopaulo.com/ecoturismo.

Pais descolados

Vila Madalena

O passeio para esse perfil pode começar no bairro da Vila Madalena. Entre os locais disponíveis, destaque para o Beco do Batman, Galeria Choque Cultural, e Armazém da Cidade, que aos finais de semana oferece shows de jazz e chorinho.

MIS 

MIS (Museu da Imagem e Som) localizado no Jardim Europa também tem exposições antenadas e é um dos points que mais fazem sucesso dentre os moderninhos na cidade. 


mis_470x200mis_470x200Museu da Imagem e do Som. Foto: divulgação.
Museu da Imagem e do Som. Foto: divulgação. 


Show 'Os Filhos dos Caras.'

Nada melhor para comemorar o Dia dos Pais do que o show Os Filhos dos Caras. Reunindo Max de Castro, Wilson Simoninha, Leo Maia, Jair Oliveira e Luciana Mello, a turnê consiste em homenagear os pais desses artistas, Tim Maia, Wilson Simonal e Jair Rodrigues. Na edição especial de dia dos Pais, Os Filhos dos Caras estaciona na Praça do Patriarca, para um dia histórico da MPB, com muita música ao ar livre, food trucks e diversão em família.

Dicas: São Paulo Turismo.


Procurando resgatar traumas da Ditadura Militar brasileira (1964-1985) através da amálgama entre ficção e documentário, o drama Trago Comigo, originário da série homônima de 2009 da TV Cultura, disseca as memórias pessoais de Telmo Marinicov, um diretor de teatro que se vê diariamente assombrado por espectros do passado. Dirigido pela renomada cineasta Tata Amaral, o longa foi uma das atrações do  10º Festival de Cinema-Latino Americano de Sâo Paulo, que aconteceu na capital.

O filme começa explanando os anseios pessoais do protagonista, interpretado por Carlos Alberto Riccelli, que, em seu passado, integrou um movimento de luta armada contra o regime militar. Sua devoção à guerrilha era equivalente a seu amor por Lia, também integrante do movimento e que acabou tendo a vida tomada pelos militares. No contexto temporal do longa, Telmo se vê em um limpo espiritual, afastado de sua atividade artística como diretor teatral e em um relacionamento conturbado com uma jovem atriz. 

Apesar de baseado na série, o Trago Comigo abrange outras facetas do protagonista, como conta a diretora Tata Amaral em entrevista concedida à Brasileiros: “ O foco da série tinha mais a ver com uma superação do Telmo e a relação dele com a jovem atriz. Já no filme, a ideia é muito mais voltada para o trauma do protagonista com a Ditadura Militar”, conta a diretora, que também esteve a frente de Hoje (2011), Antônia (2006), Através da Janela (2000) e Um Céu de Estrelas (1996)

A luz no fim do túnel de Telmo é acendida quando um amigo o procura para ajudar a reerguer um antigo teatro. Para isso, pede ao personagem principal para elaborar um espetáculo a fim de lotar o estabelecimento e recolocá-lo no alto patamar das casas artísticas. O diretor aceita, colocando como condição sua completa autonomia para decidir o tema da peça, a produção do texto e a seleção dos atores.

O diretor então elabora um espetáculo quase que autobiográfico, encarando de frente seus temores passados e revirando as entranhas da luta armada no período da repressão militar. Juntamente ao terror dos anos de chumbo, Telmo descreve na peça como se deu sua relação com Lia e os desdobramentos e circunstâncias de sua morte. 

A peça elaborada por Telmo suscita diversas questões em torno do regime político que vigorava na época, além de uma reflexão ética sobre o papel das células guerrilheiras contra os militares. Em certo momento dos ensaios, os atores questionam uma cena de um assalto a banco, retratado como uma vitória pelo diretor. “Eu quis contar para as pessoas que, naquela época, era outra coisa. Eles tinham uma justificativa maior que era construir uma sociedade mais justa. Mas também questiono totalmente a guerrilha”, explica Tata.

Durante o desenvolvimento da trama são intercalados relatos verdadeiros de pessoas que sofreram com a perseguição militar durante o regime, contextualizando historicamente o espectador e dando um tom documental ao longa. Em um dos depoimentos mais marcantes, um ex-militante conta como seu pai foi torturado até a morte pelos militares enquanto sua mãe ouvia todos os seus gritos em um cômodo instalado propositalmente abaixo da sala onde seu marido agonizava.

As declarações expostas no filme são fundamentais para entender as circunstâncias que submergiam a sociedade brasileira na época. Perseguição ideológica, sequestro, prisões ilegais, tortura, ‘desaparecimentos’ forçados, entre outros vícios cruéis eram fatores cotidianos durante o governo militar, principalmente após o Ato Institucional nº 5, que intensificou ainda mais a violência.

Para a diretora do filme, o Brasil possui certa resistência em relembrar de forma crítica o passado, e obras como Trago Comigo contribuem para uma reconstrução das memórias, justamente para que elas não se repitam mais. “Nós temos dificuldade em falar desse passado traumático, principalmente de uma maneira ética e não como espetáculo.”

Vale ressaltar que, durante os relatos dos perseguidos políticos, Tata Amaral se viu obrigada a censurar os nomes verdadeiros dos torturadores citados por se tratar de uma obra que possui em sua essência a ficção. “Isso interferiu diretamente no meu filme. Não existe um governo censurando, mas existe um judiciário me censurando. Foi aí que eu comecei a compreender que, o fato de nunca termos julgado e condenado os torturadores é o que determina a violência de fato que é praticada até hoje.”, concluiu. O cinema já o fez, agora resta à Justiça fazer o seu papel e condenar os anônimos de farda.

O trailer: https://youtu.be/vGLG0qWasf8

Elenco: Carlos Alberto Riccelli, Emílio Di Biasi, Felipe Rocha, Georgina Castro, Gustavo Brandão.

Alex Tajra na Revista Brasileiros.


Doze anos depois de publicar seu último livro de poesias, Augusto de Campos retorna com o novo e inédito 'Outro' (2015) que terá lançamento no dia 3 de agosto, às 19h, na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, museu que pertence a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e é gerenciado pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura.  

O último dos escritores vivos do grupo Noigandres, do qual atuava juntamente com seu irmão Haroldo de Campos e o amigo Décio Pignatari, lança o livro em que dá continuidade às experimentações poéticas que muito influenciaram tanto músicos como Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Walter Franco e Tom Zé, quanto artistas plásticos e poetas de todo o mundo. 

No prefácio, que o poeta chamou de OUTRONÃO, ele diz que há quem diga que exagera quando afirma que produz pouca poesia, mas o próprio Campos afirma “Faço poesia porque não sei fazer outra coisa. Preferi sempre a dos outros, além de outras artes. E é por isso que a minha produção de poeta-tradutor é tão mais extensa que a de meus próprios poemas.”

O lançamento do livro, na Casa das Rosas, prova que mesmo com seu reconhecimento de tradutor, sua criação poética sempre inspirou e trouxe inovações para a literatura, por isso, o evento contará com a participação de diversos amigos e admiradores de Augusto de Campos. Trata-se de um encontro importante e raro: um dos mais influentes poetas do mundo lançando uma coletânea de poemas depois de 12 anos de silêncio.

O livro Outro, com texto, capa, projeto e execução gráfica do próprio autor, sairá pela Editora Perspectiva, com cerca de 120 páginas de poemas visuais e indicações de clip-poemas, que podem ser vistos na internet. O lançamento é aberto ao público, e quem comprar um exemplar terá a chance única de conhecer as criações de um dos poetas mais importantes do Brasil.

Sobre Augusto de Campos

Já em 1953, Augusto de Campos, aos 22 anos, havia composto uma série de poemas coloridos e dispostos de maneira original na página. Inspirados na música de vanguarda de Anton Webern, os textos de Poetamenos podem ser considerados os primeiros exemplos da poesia concreta. No final de 1956, Augusto de Campos organiza, com artistas plásticos e outros poetas que aderem ao movimento, uma exposição em São Paulo, transposta no início de 1957 para o Rio de Janeiro, em que a Poesia Concreta é lançada para o Brasil e para o mundo. Nascendo na mesma época da bossa nova e do rock n’roll, a poesia concreta é o primeiro estilo literário a surgir, senão antes, ao menos ao mesmo tempo, no Brasil e no resto do mundo. Numa literatura que sempre se viu atrelada às modas que vieram de fora, este é um fenômeno único. 

Ainda hoje o radicalismo da experimentação, como a destruição do verso, as experiências de disposição original das palavras na página, a desintegração da própria palavra ou a recusa à poesia discursiva assustam e afastam leitores conservadores, gerando polêmicas acaloradas ou, pior ainda, uma estratégia de rasura bastante evidente: no Brasil, muitos fingem que nada aconteceu, enquanto os seus criadores são homenageados e celebrados nas mais prestigiosas universidades dos Estados Unidos e da Europa.

O mais radical dos inventores da poesia concreta, Augusto de Campos, mantém-se até hoje, aos 84 anos, absolutamente fiel às propostas iniciais de uma poesia antidiscursiva, sintética, visual e contundente. Publicou seu primeiro livro, O Rei Menos o Reino, em 1951. Durante a década de 1970, em colaboração com o artista plástico Julio Plaza, lançou dois volumes de “poemas-objeto”, contendo textos tridimensionais, Poemóbiles (1974) e Caixa Preta(1975).

Três livros apresentam o básico de sua obra: Viva Vaia – Poesia 1949-1979 (1979), Despoesia (1994) eNão (2003). Tem publicado vários livros de ensaios críticos. Atuante crítico de música na década de 1960, foi um dos primeiros a reconhecer o talento poético de Caetano Veloso e Gilberto Gil, em ensaios reunidos no livro No Balanço da Bossa (1968). Atualmente, dedica-se a investigar novos meios para a poesia, como a holografia e a computação gráfica, e lançou, em parceria com seu filho, o músico Cid Campos, um CD com leituras criativas de seus poemas e traduções,Poesia é Risco (1994).

Serviço:
Lançamento do livro “Outro” de Augusto de Campos.
Segunda-feira, 3 de agosto, às 19h.
Entrada gratuita.
Haverá venda do livro no local – Aceita cartões e dinheiro.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.
Avenida Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 10h às 22h;
Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Tel.: (11) 3285-6986 / (11) 3288-9447.

Site: www.casadasrosas.org.br
Twitter: www.twitter.com/casadasrosas
Facebook: www.facebook.com/casadasrosas
Instagram: www.instagram.com/casadasrosas

Fonte: Livre Opinião.


Dizer que "Tudo Por Amor ao Cinema", de Aurelio Michiles, é um documentário sobre um preservador de filmes pode dar a ideia de que se trata de uma obra aborrecida e de interesse restrito. Nada mais falso. Mais que uma justa homenagem a uma figura central de nossa cultura cinematográfica, o que vemos na tela é uma ode ao próprio cinema como instrumento de preservação da memória e de cultivo da fantasia.

Cosme Alves Netto (1937-96), o retratado, foi durante décadas o responsável pela Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Sua importância no setor só pode ser comparada à do crítico Paulo Emilio Salles Gomes, fundador da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Mas se Paulo Emilio era um intelectual refinado, um mestre das letras, Cosme, embora também muito culto e articulado, era sobretudo um homem de ação. Seu fascinante percurso pessoal se confunde com boa parte da história cultural e política brasileira da segunda metade do século 20.

Contra a censura e a destruição

Nascido em Manaus, filho de um político e grande empresário, Cosme passou a adolescência no Rio, mas teve de voltar ao Amazonas para ajudar a tocar os negócios do pai. Só o que fez foi desviar recursos das empresas paternas para a formação de um cineclube, aluguel de filmes, impressão de folhetos etc. Trocou a fortuna material da família pela fortuna imaginária e afetiva do cinema. Voltou ao Rio, envolveu-se com a esquerda católica, foi preso e torturado pela ditadura e desenvolveu no MAM uma arriscada estratégia dupla para salvar filmes da censura e da destruição.

Por um lado, Cosme guardava sob nomes falsos os rolos de filmes visados pelo regime. As latas de Cabra marcado para morrer, por exemplo, receberam o rótulo insuspeito de Rosas do campo. Por outro lado, percorria as distribuidoras cinematográficas para ficar clandestinamente com uma cópia de cada um dos filmes condenados à destruição depois de vencida a validade do certificado de censura. Salvou assim grandes clássicos da cinematografia mundial.

A trajetória fascinante dessa generosa figura humana é evocada vividamente no documentário por meio de um rico material de arquivo e de depoimentos de gente que conviveu com o biografado. Mais que isso: são os próprios filmes – brasileiros, russos, franceses, americanos – que dão vida à história de Cosme.

Alguns exemplos ao acaso. Um entrevistado (o cineasta Geraldo Moraes) conta que Cosme estava prestes a embarcar num ônibus para fugir do Rio, na época da ditadura, quando apalpou o bolso e viu que estava com uma inconveniente agenda de contatos. O que vemos na tela é o protagonista de Pickpocket, de Robert Bresson, fazendo um gesto idêntico. Quando alguém diz que Cantando na chuva era o filme favorito do retratado, o que se vê, ao som de uma bela versão acústica do célebre tema do musical, é uma cena de Aviso aos navegantes, de Watson Macedo, em que um dançarino executa graciosos passos de frevo com um guarda-chuva na mão. Cenas de Encouraçado Potemkin ilustram uma evocação da revolta de marinheiros brasileiros às vésperas do golpe de 64.

O mundo como um filme

A par dessa sua porosidade à memória cinematográfica do mundo, dessa reconstrução de nosso imaginário a partir dos filmes, o documentário também potencializa e multiplica os sentidos de cada momento narrado. A escolha inspirada das imagens, bem como sua organização na montagem e sua articulação com a trilha sonora, criam efeitos de suspense, drama, épico ou comédia, como se o mundo só pudesse ser decifrado e reconstituído por meio do cinema, desse fabuloso alfabeto que aprendemos a amar.

Mas não há redundância ou previsibilidade nessa operação, como nos documentários (ou “reportagens” televisivas) em que o drama de uma pessoa é intensificado pela música melosa, pelo close na lágrima etc. Longe disso. Muitas vezes o que se produz aqui é um contraste inesperado, um atrito criativo. Quando a viúva de Cosme, Gloria Barbosa, relembra que ele, já perto da morte, lhe falou do sonho de estar no grande relógio de uma igreja, segurando o ponteiro para o tempo parar, o que vemos é Harold Lloyd pendurado comicamente nos ponteiros de um relógio no alto de um arranha-céu, numa comédia muda. O cinema não apenas retrata as dores do mundo, mas às vezes as atenua, sublima, consola. Enaltecer Cosme Alves Netto é enaltecer o cinema, e vice-versa.

O trailer: https://youtu.be/BT1zsUnREoI

José Geraldo Couto no Blog do Instituto Moreira Salles.  

 


Entre as luas nova de julho e crescente de agosto de 2015, o universo do músico Elomar Figueira Mello transforma o Itaú Cultural em uma casa de fazenda. A 25ª edição do programa Ocupação torna-se morada para registros, objetos e memórias que revelam de onde surgem as referências que, para além da música, habitam romances, poesias e peças de teatro compostas pelo artista. A mostra é gratuita e pode ser visitada a partir do dia 18 de julho.

Visite o hotsite da Ocupação Elomar

O espaço expositivo faz menção ao local em que hoje vive Elomar – a Casa dos Carneiros, fazenda que fica em Vitória da Conquista (BA). Elementos como a aridez do solo, cercas, bodes, grandes janelas da fazenda e narrativas presentes na música de Elomar convidam o público a adentrar um espaço de contemplação e deixar-se levar pelos encantamentos do sertão profundo.

Música e linguagem

Arquiteto por formação e músico por destino, Elomar ainda criança se fascinou. “As primeiríssimas peças que compus eu tinha 9, 10 anos – no violão, sem texto. A música Deus mandou para mim muito cedo. Com 7, 8 anos já chegou o despertar, o grande encantamento”, diz o compositor. Elomar conta que o texto, a poética, chegou um pouco mais tarde.

Ainda garoto percebeu a existência de duas linguagens: a culta, que estava nos livros e no falar do pessoal das cidades; e a dos roçalianos, que ele só conhecia oralmente. E assim desde o primeiro trabalho explora uma expressão própria da língua portuguesa – grafia e termos – que reproduz a fala do sertanejo e foi batizada pelo criador de dialeto sertanezo. “Todo texto meu que se refere a discurso de vaqueiro, de retirante, de camponês ou de habitante do sertão versa em sertanez”, conta. Pelos registros da oralidade dos próprios habitantes do sertão transita o português castiço.

Carreira

O estudo de música era paralelo ao curso de arquitetura, realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1959. Elomar frequentava os Seminários Livres de Música dos regentes e professores Ernst Widmer e H. J. Koellreutter.

Na década de 1960, o músico voltou a Vitória da Conquista, onde se casou e teve três filhos. Depois disso lançou seu primeiro compacto simples, em 1968, com as composições “Violeiro” e “Canções da Catingueira”. Em 1972 publicou o primeiro álbum, Das Barrancas do Rio Gavião, em que agrega elementos e influências do romanceiro medieval ibérico e do cancioneiro popular nordestino. São desse período os trabalhos Parcelada Malunga e Fantasia Leiga para um Rio Seco, entre outros. Em 1981 estreou em São Paulo o prestigiado espetáculo ConSertão, com participação de Arthur Moreira Lima, Paulo Moura e Heraldo do Monte.

Em 1984, ano do show Cantoria – com Geraldo Azevedo, Vital Farias e Xangai –, passou a trabalhar sua obra erudita e adentrar o universo das óperas, dos concertos, das antífonas e da escrita orquestral. Com o filho e parceiro João Omar, transita com desenvoltura pelos espaços da tradução cultural desses elementos de origem europeia. O disco Árias Sertânicas, de 1992, registrou os fragmentos de seu trabalho operístico Lançou álbuns pelos emblemáticos selos Kuarup e Marcus Pereira e também crio sua própria gravadora, a Rio do Gavião, responsável por quatro de seus 16 discos.

Manto Cantado

Educadores e visitantes embarcam em uma viagem para o sertão imaginário das canções de Elomar na produção coletiva de um manto de cavaleiro. Durante a mostra, aos sábados e domingos, o grupo produzirá – a partir do mote de canções – imagem e/ou texto com os materiais e técnicas de bordado e desenho em tecido e feltro. O manto do cavaleiro, ao final, será oferecido ao homenageado.

Até domingo 23 de agosto, às 17h (duração aproximada 60 minutos).
Itaú cultural – piso térreo (mais bem aproveitado por crianças acima de 9 anos).
Mais informações pelo telefone 2168-1876, de terça a sexta, das 9h às 20h, ou no balcão de atendimento ao público.

Confira as demais atividades paralelas à exposição na aba programação.

Ocupação Elomar

Visitação
Sábado 1a domingo até 23 agosto de 2015.
Terça a sexta, das 9h às 20h (permanência até as 20h30).
Sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h.
Itaú Cultural – Piso Paulista.
Gratuito.

Fonte: Instituto Cultural Itaú.