'União Soviética através da câmera' e o cotidiano na era pós stalinista - São Paulo São


O Memorial da América Latina, em parceria com o Museu Oscar Niemeyer (MON), abre para o público, a exposição de fotografias “União Soviética através da câmera”. A mostra, que reúne cerca de 200 imagens em preto e branco de seis importantes fotógrafos da União Soviética, fica em cartaz na Galeria Marta Traba até 15 de fevereiro, com entrada gratuita de terça a domingo, das 9h às 18h.

As fotografias são do período que vai de 1956 – ano em que Nikita Khruschev denuncia os crimes cometidos por Josef Stalin (morto em 1953) e as tropas soviéticas invadem a Hungria – a 1991, quando se configura a dissolução da União Soviética.

“É gratificante para o Memorial a oportunidade de compartilhar com o público em geral o registro iconográfico de um período tão marcante como foi o processo de transição geopolítica do bloco soviético, iniciada com a desestalinização promovida por Khruschev e chegando até a reforma de Gorbatchev, que culminaria com a dissolução da URSS”, afirma o cineasta e escritor João Batista de Andrade, presidente do Memorial da América Latina.

Foto 'After Church', de Antanas Sutkus, está em exposição no Memorial da América LatinaFoto 'After Church', de Antanas Sutkus, está em exposição no Memorial da América Latina

Foto: Antanas Sutkus / Divulgação.

Para retratar este ambiente, os curadores selecionaram obras de alguns dos mais importantes fotógrafos da URSS: Viktor Akhlomov, Yuri Krivonossov, Antanas Sutkus, Vladimir Lagrange, Leonid Lazarev e Vladimir Bogdanov. Os curadores explicam a linha da mostra: “Através do olhar de seis fotógrafos diferentes, a exposição propõe uma reflexão sobre a vida cotidiana deste ‘ país fantasma’, do Degelo de Khruschev à Perestroika de Gorbatchev, bem como o papel singular exercido pela fotografia na sociedade soviética pós-stalinista”.

Foto: Vladimir Lagrange / Divulgação.

 

Serviço

"A União Soviética através da câmera".

De 6 de janeiro a 15 de fevereiro de 2016.
Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba - ao lado do Metrô Barra Funda.
Terça a domingo – das 9h às 18h.
Entrada gratuita.

***

Fonte: Assessoria de Imprensa.