Curso em São Paulo explora raízes da culinária caipira - São Paulo São

 
O sociólogo Carlos Alberto Dória vai ministrar um curso sobre a culinária caipira e suas raízes na cozinha tupi-guarani.

"Como o milho, que foi domesticado há milênios na America do Norte, chegou ao sul e sudeste do Brasil no perído pré-colonial? Como se deu a cisão entre os “povos do milho” e os “povos da mandioca” na América do Sul? Quais os traços fundamentais da cultura guarani? Quais os tipos de fogo que eles utilizavam? Quais os usos culinários que os guarani faziam do milho e da mandioca? Como isso influenciou ou determinou o que é fundamental na culinária caipira? É para procurar responder a estas questões - experimentando, inclusive, fazer algumas preparações como os guarani faziam - que foi concebido o primeiro módulo do curso," diz Carlos Dória.
 
O primeiro módulo, que será realizado neste mês, terá um total de 12 horas divididas em quatro aulas sobre a cultura culinária guarani. Nos primeiros dois encontros, os alunos, a partir de registros arqueológicos e históricos, entrarão em contato com preparos derivados, principalmente, do milho e da mandioca.
 
Nas duas últimas aulas, as receitas serão levadas à cozinha, com a presença do cozinheiro Ivan Santinho Pinheiro, e haverá uma degustação avaliativa. O curso será realizado em uma casa residencial no bairro Alto de Pinheiros, em São Paulo. 
 
As primeiras aulas, nos dias 28 e 29 de janeiro, serão das 20h às 23h e as últimas, nos dias 30 e 31, das 9h às 12h. 

Ilustração de embalagens caipiras de origem guarani que será usada no curso de Carlos Alberto DóriaIlustração de embalagens caipiras de origem guarani que será usada no curso de Carlos Alberto Dória

Ilustração de embalagens caipiras de origem guarani que será usada no curso de Carlos Alberto Dória.
 
Serviço
Curso Culinária Caipira.
Módulo I.
Onde: Rua Aquiramum, 12, Alto de Pinheiros.
Quando: 28 e 29 de janeiro.
Quanto: R$ 650,00.
Horário: das 20h às 23h; 30 e 31 das 9 às 12h.
*Os interessados podem acessar a página do sociólogo no Facebook.

***
Carlos Alberto Dória é bacharel em Ciências Sociais pela USP, com doutorado e pós-doutorado na Unicamp, tendo estudado o darwinismo no Brasil. Possui também vários livros publicados sobre sociologia da alimentação: Estrelas no céu da boca; A culinária materialista; Formação da culinária brasileira; e-BocaLivre.
 
***
A cultura guarani é a base da formação do Brasil. Os guaranis estavam aqui bem antes de nós e suas contribuições perduram até hoje na culinaria, na lingua, na topografia e compreensão do território, e ainda numa série imensa de costumes dos brasileiros de modo geral.  Fonte: Ministério da Cultura – MinC. "A cultura guarani e nós."