Grupo Esparrama com o espetáculo '2POR4' na Paulista! - São Paulo São


O Grupo Esparrama, famoso por realizar intervenções cênicas na janela de um apartamento em frente ao Minhocão, se apresenta pela primeira vez na Avenida Paulista, outro espaço fechado para os carros e aberto para a população aos domingos. A apresentação do espetáculo ‘2POR4’, que trás a divertida disputa entre dois palhaços pela regência de um quarteto de cordas, acontecerá em frente ao prédio da FIESP/SESI-SP, dentro da programação do projeto Domingo na Paulista, que visa oferecer uma programação variada para o público paulistano que frequenta a Avenida Paulista, aos domingos.

Após essa apresentação, o grupo inicia uma temporada em diversas cidades, que integram o projeto Viagem Teatral 2016, do SESI-SP, passando por Rio Claro, Santos, Mogi das Cruzes, Marília, Franca, Osasco, Mauá, Sorocaba, São José do Rio Preto, Birigui e encerrando a sua jornada na cidade de Campinas.
 

O projeto propõe uma aproximação da criança com o universo da música instrumental e suas características básicas, buscando sensibilizá-la para uma melhor apreciação da música erudita, ampliando sua escuta, a partir de um repertório já conhecido (cancioneiro folclórico e trechos de obras de compositores clássicos como Mozart, Beethoven e Vivaldi).

Junto com os palhaços/maestros que competem pela regência, o espetáculo conta com a participação de um quarteto de cordas (dois violinos, uma viola e um violoncelo) que é um grupo de instrumentos que carrega na sua formação a síntese de uma orquestra.

O espetáculo utiliza canções da herança cultural popular, como “Marcha soldado” e direciona o público a conhecer e relembrar esse legado musical que carrega um valor histórico, sociológico e educacional. Além de trazer toda essa ação para o universo lúdico, com os palhaços como mediadores e uma inusitada performance de um deles como cantora lírica, que promete surpreender o público.

Em 2015, o espetáculo 2POR4 recebeu duas indicações e foi contemplado com um dos principais prêmios de teatro infantil e jovem da América Latina: 
Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem. A maestrina Ester Freirerecebeu uma indicação como “Melhor Trilha Sonora Adaptada” e o diretor Kleber Brianez, foi premiado na categoria “Revelação”.

Criado em 2012, o Grupo Esparrama tem como base de pesquisa o estudo do palhaço e das estruturas cômicas em suas variadas expressões nas artes cênicas (rua, palco convencional, intervenções, etc.). Fazem parte da trupe Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos, Luciana Gandelini e Rani Guerra.

***
Fonte: Grupo Esparrama e Quarteto 2POR4.

 



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio