'CaosArte', festival de multilinguagens chega à sua 3ª edição - São Paulo São

 

O CaosArte, festival gratuito com multilinguagens artísticas promovido pela Multitude – coletivo de artistas independentes, comunicadores e produtores culturais -, chega à 3ª edição entre os dias 9 e 11 de abril, das 12h às 22h, no Memorial da América Latina. O evento exibe 110 obras sobre o tema “A Cidade Dança” de artistas brasileiros numa programação para todas as idades, inclusas exposições, shows, festas, intervenções, atividades infantis, feira de pequenos produtores e refugiados, entre outros.

Com o objetivo de provocar e expor a criação e cocriação de diversas linguagens artísticas e a reflexão acerca do caos da cidade e a sua relação com a arte e cultura, o festival, que nesta edição ganha apresentação do Programa de Ação Cultural (ProAC; modalidade edital), integra processos colaborativos presenciais e virtuais. Das redes para as ruas, a primeira etapa começou de uma chamada criativa realizada durante todo o mês de março por meio da plataforma de crowdsourcing ItsNOON; ou seja, foi realizada uma convocatória sobre o tema “A Cidade Dança” e artistas e criativos de todo o Brasil enviaram suas obras, intervenções, propostas e projetos. A seleção e remuneração foram feitas pela própria plataforma.  Entre as obras, estão vídeoartes, fotografias, artes plásticas, ilustrações, artes digitais, gifs, textos, intervenções e performances artísticas.

“Queremos colocar em discussão a influência mútua que a cidade e a cultura exercem uma sobre a outra. Cada passo que damos pelas ruas, alguns atravessados, outros corridos ou mais lentos, na realidade, é um convite da cidade para entrarmos no ritmo. Se considerarmos essa atmosférica artística, poética e até mesmo política, isso mais parece uma dança”, comenta Carol Gutierrez, responsável pela gestão e ativação de redes digitais do festival.

Um resumo da chamada criativa será publicado em formato de fanzine, especialmente desenvolvido pelo selo Mongaru, idealizado pelo facilitador gráfico Vitor Massao e pela atriz Isabella Martino.

Já a segunda etapa é a saída do ambiente virtual para o presencial, com três dias do Festival CaosArte, que apresenta os resultados da chamada criativa. As atrações em comum dos três dias são: a Exposição Multidão, composta por 25 artes impressas e outras 75 exibidas em telas de LCD, intervenções de artistas e performers de São Paulo; feira gastronômica (comida caipira, comidas diversas e síria); e feira de empreenderores (compre de quem faz), com um espaço especialmente dedicado aos refugiados de São Paulo – em parceria com a Adus (Instituto de Reintegração do Refugiado).

A exposição Multidão contará ainda com a participação de trabalhos dos artistas independentes de Birmingham (UK), em parceira com o intercambio cultural do Festival Brum Spirit. Os artistas urbanos Hoakser, Jungo Arts, Break Mission, Pablo Rider e G-Corp apresentarão ilustrações, fotografias, vídeo documentários, dentre outros.  As obras poderão ser conferidas na tenda de exposição.

No primeiro dia, 9, sábado, a programação integra a contação de “História dos Orixás” com o grupo infantil Girasonhos;  oficina de bonecos “Monstros Caóticos”, de Marcia Brito; o espetáculo infantil “13 Gotas”, que educa sobre a importância da preservação da água, do coletivo BuZum!; o Bike Kids, que levará as crianças para uma passeio pela cidade; apresentação musical do Maracatu Bloco de Pedra; homenagem ao sambista Geraldo Pereira pelo grupo Glória ao Samba; intervenção de dança com a artista Claudia Mello; show de Lei Di Dai, que canta a melhor seleção ragga e dancehall; e a Festa Calefação Tropicaos.

Já no dia 10, domingo, haverá os shows das bandas Cabaré Três Vinténs, que faz jazz cheio de energia; e Bagunço, que mistura circo, jazz e música brasileira; peça teatral “Era uma vez um Rei” com o grupo Pombas Urbanas; apresentação do grupo Ilú Obá de Min; e festa Pilantragi, com o DJ Rodrigo Bento, que propõe uma viagem pela música brasileira, com samba, rap, maracatu e rock.

No terceiro e último dia, 11, segunda-feira, a programação diurna fica por conta da Maternativa, com rodas de conversa, festa de reis e oficinas voltadas para mães e filhos. O encerramento dos três de CaosArte contará com a performance “Pachamama”, projeto de instalação com tecnologia arduino da artista multimídia Aieda Freitas; e  Festa Odara, também de música brasileira, mas com sons da nova geração.

A programação está distribuída em quatro espaços: uma tenda, que abrigará a exposição; uma área dedicada ao recebimento das intervenções presenciais; outra para as festas, onde obras serão projetadas e/ou remixadas; e os locais das feiras.

Serviço
Festival CaosArte: a cidade dança, Memorial da América Latina.
Programação: https://goo.gl/RivAUt
9, 10 e 11 de abril de 2016, de sábado à segunda-feira, das 12h às 21h.
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo - SP.
Entrada Gratuita (sujeito a lotação do espaço).
Faixa etária: livre.
Estacionamento: Portões 4, 8 e 15; R$10 a primeira hora + R$5 a hora adicional.

Sobre o Multitude

Criada em 2013, a Multitude reúne artistas independentes, comunicadores e produtores culturais, que desde 2009 buscam levar a experiência multisensorial para as ruas, eventos, empresas e festivais. 

Articula a plataforma Multidão (multidao.co) que será lançada em breve - rede que potencializa novos modelos econômicos, a partir da cultura, colaboração, compartilhamento e fluxo financeiro.

Facebook: fb.com/coletivomultitude

***
Informações Leandro Matulja, Leticia Zioni e Larissa Marques da Agência Lema: agencialema.com.br 



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio