Moradores se mobilizam e Festival da Mantiqueira acontecerá em junho - São Paulo São


Depois de oito anos, o governo do estado retira o evento do calendário da Secretaria de Cultura e moradores se apropriam do evento, mudam seu direcionamento, a data de realização e o seu subtítulo O Festival da Mantiqueira - Diálogos da Mantiqueira, realizado em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, durante oito anos, foi retirado do calendário da Secretaria de Estado da Cultura este ano.
 
Mas a comunidade de São Francisco Xavier decidiu se apropriar do evento e realizá-lo com a colaboração da população local. O encontro foi rebatizado e recebeu o nome de 'Festival da Mantiqueira - Literatura em Foco – São Francisco Xavier'.
 
O evento, que acontecia todo mês de abril, desde 2008, será realizado, neste ano, entre os dias 17 e 19 de junho. O trabalho voluntário dos moradores, inclusive dos que têm segunda residência no distrito, mais as ONGs Orbe SFX e Atus de São Francisco Xavier, tem como objetivo a regionalização do festival.
 
A ideia é manter a qualidade dos convidados, porém privilegiando os estudantes do distrito, com atividades que envolverão os seus educadores. Segundo o presidente da comissão executiva do festival, Auro Lúcio Silva, o evento continuará como sempre a receber autores, professores, editores e visitantes, mas agora começa um novo ciclo.
 
“Vai abrir-se para autores regionais, novos autores e, principalmente, aos alunos das escolas do distrito. Nas edições anteriores não havia participação das escolas locais. A partir deste novo formato, haverá discussão com professores, cursos de redação para alunos e elaboração de trabalhos que serão expostos durante o festival. Os alunos irão construir, artesanalmente, seus livros, com apoio da Biblioteca Solidária”, afirmou Auro Lúcio Silva.
 
Autores de visibilidade nacional e regional estão sendo convidados pela comissão executiva do Festival da Mantiqueira - Literatura em Foco – São Francisco Xavier para mostrar os seus trabalhos e participarem de rodadas de debates nos três dias de encontro. Artistas locais também estão sendo convidados para shows e espetáculos.
 
A Prefeitura de São José dos Campos já manifestou seu apoio e deve disponibilizar recursos e infraestrutura das secretarias correspondentes para a realização do evento, que está previsto na lei 8.132, de 9 de junho de 2010, que destaca que o festival deve “valorizar a produção literária nacional e local, bem como a formação de leitores e escritores na região; proporcionar reuniões com autores, educadores e artistas que se destacam pela excelência de sua produção literária; e, sobretudo, destacar e incentivar jovens talentos através de um concurso de redações com temas alusivos ao evento e/ou regionais”.

***
Informações para imprensa: Neusa Spaulucci: (11) 9 96415148.
 
 


APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio