Um Atlas Fotográfico da cidade de São Paulo pelos olhos de Tuca Vieira - São Paulo São


Casa da Imagem, Museu da Cidade de São Paulo e Secretaria Municipal de Cultura apresentam Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e seus arredores, um registro da metrópole pelo olhar do fotógrafo paulistano Tuca Vieira, que nos últimos anos tem se dedicado a projetos de documentação e representação urbana.

Autor da fotografia mais representativa de São Paulo nos últimos tempos – a imagem de um casario da favela de Paraisópolis ao lado de um edifício de alto padrão, com piscinas nas varandas dos apartamentos, dando volteios em espiral – Vieira procurou expandir seu raio de atuação e, pensando em o que é São Paulo e como representar esse vasto território, criou o projeto Atlas. 

Na impossibilidade de abarcar todo o extenso território da megalópole, Vieira propõe uma metodologia aparentemente rígida para registrar a cidade e seus arredores em toda sua extensão. Utilizando-se do antigo Guia 4 Rodas de São Paulo, o artista percorreu a extensão da região metropolitana da capital, produzindo uma foto para cada uma das 203 páginas do guia.

O trabalho, que vem sendo realizado desde 2014, é todo fotografado com câmera 4x5 polegadas, formato analógico de qualidade ainda não superada pelas modernas câmeras digitais. Esta estratégia permitiu, por uma espécie de amostragem, propor uma representação da região metropolitana ao mesmo tempo em que mostra a quase impossibilidade de tal tarefa. São 203 páginas no guia e 203 imagens na exposição.

Vila Joaniza, Sao Paulo. Foto: Tuca Vieira.

A exposição ocupará as salas do andar térreo da Casa da Imagem, unidade do Museu da Cidade de São Paulo voltado à fotografia. Entre as discussões que o projeto permite, destaca-se a criação de uma metodologia para representar tamanha extensão territorial, a autoria e ineditismo em projetos fotográficos, a mobilidade na metrópole, além de sintonizar questões como o desenvolvimento urbano da cidade e projetos antecessores, como o de Militão Augusto de Azevedo, fotógrafo do século XIX que o Museu guarda em seu acervo.

Sobre Tuca Vieira

Tuca Vieira nasceu em São Paulo, em 1974, é formado em Letras / Alemão pela USP e mestrando na FAU-USP. Fotógrafo profissional desde 1991, trabalhou no Museu da Imagem e do Som, SESC-SP e agência N-Imagens. Fez parte da equipe do jornal Folha de S. Paulo. 

Participou de diversas exposições no Brasil, como Histórias de infância, no Museu de Arte de São Paulo, 2016; Um olhar sobre o Brasil – a fotografia na construção da imagem da nação, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo e no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, 2013; Geração 00, no SESC Belenzinho, em São Paulo, 2011. E no exterior, Basically Forever, no Tokyo Metropolitan Museum of Photography, em 2014; Berlinscapes, na 1500 Gallery, em Nova York, em 2011; Global Cities, Tate Modern, Londres, em 2007, entre outras.

Participou de festivais como Photoespaña e Paraty em Foco, e das Bienais de arquitetura de Veneza (2007) e de São Paulo (2013). Possui fotografias nas coleções Pirelli/MASP, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Instituto Moreira Salles, entre outras. É colaborador da revista Piauí e da revista ZUM de fotografia contemporânea. Foi vencedor do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013, do Prêmio Porto Seguro de Fotografia e do Prêmio Folha de Jornalismo. 

Atualmente é fotógrafo independente, desenvolvendo projetos sobre cidade, arquitetura e urbanismo.

Serviço

Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e seus arredores - De Tuca Viera.
Onde: Casa da Imagem - Rua Roberto Simonsen, 136-B. Sé, São Paulo.
Tel. 11 3241 1081. 
De 10 de julho a 16 de outubro.
Visitação de terça a domingo, das 9 às 17h.
Entrada franca.
Dispõem de acessibilidade física.

***                   

Informações para imprensa: Biba Fonseca / Vicente Negrão Assessoria: 11 3064 2563 | 3060 8397.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio