Você conhece a Zona Rural de São Paulo? - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

É difícil de imaginar para a maioria dos paulistanos, mas no extremo sul do município existem paisagens surpreendentes. Quem as percorre encontra remanescentes de Mata Atlântica, belas cachoeiras, terras indígena e áreas de produção agrícola.
Mesmo não sendo ainda formalmente classificada como zona rural, é um território rural de fato, pelas suas características, paisagem e atividades econômicas predominantes.

Essa região, com cerca de 347 km² ( 23% do território municipal), abrange as áreas de proteção ambiental Capivari-Monos e Bororé-Colônia, concentra a grande maioria dos 425 produtores agrícolas cadastrados pelo município, e abriga as cabeceiras dos cursos d água formadores das represas Guaraporanga e Billings, importantes mananciais de abastecimento.

Desenvolver e qualificar o turismo – ecoturismo, turismo cultural e turismo rural, assim como toda a cadeia produtiva da agricultura familiar, com foco na agricultura orgânica, são alternativas para a sustentabilidade econômica, social e ambiental desse território rural, cuja proteção é fundamental para sobrevivência da metrópole paulistana.

Conheça um pouco mais no vídeo

***
Fonte: Cidade Aberta.