Documentário 'Sesc 24' mostra a construção do predio e as mudanças urbanas de São Paulo - São Paulo São

"O objeto da arquitetura é a realização da cidade". Sesc 24 de Maio de Paulo Mendes da Rocha e MMBB . Foto: Flagrante."O objeto da arquitetura é a realização da cidade". Sesc 24 de Maio de Paulo Mendes da Rocha e MMBB . Foto: Flagrante.

Inaugurado em agosto de 2017 e recordista em visitações, o Sesc 24 de Maio, penúltima unidade da rede inaugurada – sucedido pelo Sesc Avenida Paulista –, foi projetado por Paulo Mendes da Rocha em parceria com o escritório MMBB Arquitetos - que interviram em uma antiga loja de departamentos, remodelando seus espaços internos a partir da estrutura existente e criando uma nova estrutura central que suporta a piscina na cobertura do edifício.

Localizado na região central da cidade de São Paulo, em pouco mais de um ano após a abertura, o edifício já tornou-se ícone de lazer e espaço de cultura e permanência, irradiando vivacidade através de sua arquitetura.

A piscina na cobertura do Sesc 24 de Maio. Foto: Matheus José Maria / Divulgação.A piscina na cobertura do Sesc 24 de Maio. Foto: Matheus José Maria / Divulgação.

Com direção e roteiro Carlos Nader, produção de Jackeline Oliveira e Amanda Santos, montagem e finalização do escritório Vapor 324, Ricardo Moura e Fabio Riff, fotografia de Rodrigo Kassab, Rodrigo Xavier e Carlos Wilson Tetsuo Yamamoto, o documentário, publicado na plataforma Vimeo, narra a construção do edifício - que durou cerca de quinze anos - em paralelo a formação da cidade de São Paulo, apresentando inter-relações entre o objeto construído e o tecido da cidade a partir da ideia de transformação espacial.

Área interna do Sesc 24 de Maio. Foto: Haruo Mikami.Área interna do Sesc 24 de Maio. Foto: Haruo Mikami.

O documentário conta com relatos de Paulo Mendes da Rocha, Guilherme Wisnik, Sarah Feldman, Tom Zé, Solange Ferraz de Lima e Renato Cymbalista, entre outros.

Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos

Paulo Mendes da Rocha em seu escritório sentado na cadeira paulistana, de sua autoria; 2005. Foto: Ana Ottoni.Paulo Mendes da Rocha em seu escritório sentado na cadeira paulistana, de sua autoria; 2005. Foto: Ana Ottoni.Paulo Mendes da Rocha, formado pela FAU/Mackenzie em 1954, é um dos mais renomados arquitetos brasileiros. Entre os prêmios que conquistou, destacam-se o Pritzker (2006), o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2016), a Medalha de Ouro do RIBA (2017) e Prêmio Imperial do Japão (2016). Formados pela FAU/USP, Fernando Mello Franco, Milton Braga (1986) e Marta Moreira (1987) são sócios no escritório MMBB desde 1996. Receberam, entre outros, o prêmio da 4ª BIA pelo projeto da garagem do Trianon, em São Paulo.

Assista o documentário diretamente no Vimeo.

Leia também: 

***
Por Matheus Pereira no Arch Daily.

 



-->