IMS Paulista reúne escritores, jornalistas, artistas e pesquisadores na segunda edição do Festival serrote - São Paulo São

A programação começa nesta sexta (29), às 20h, com a serrote ao vivo. A apresentação unirá leituras, música ao vivo e projeções.Foto: Renato Parada / Divulgação.A programação começa nesta sexta (29), às 20h, com a serrote ao vivo. A apresentação unirá leituras, música ao vivo e projeções.Foto: Renato Parada / Divulgação.

Na sexta e no sábado (29 e 30/3), o IMS Paulista recebe a segunda edição do Festival serrote, organizado pela revista de ensaios do Instituto Moreira Salles. O evento reunirá escritores, jornalistas, pesquisadores e artistas para apresentações e debates sobre política, cultura e sociedade. Todas as atividades serão no cineteatro do centro cultural, com entrada gratuita e distribuição de senhas uma hora antes.

A programação começa nesta sexta (29), às 20h, com a serrote ao vivo. A apresentação unirá leituras, música ao vivo e projeções. A ideia é recriar no palco a experiência de leitura da revista. Esta edição contará com a participação da antropóloga Aparecida Vilaça, da jornalista Patrícia Campos Mello, do artista visual Daniel Jablonski e dos escritores Daniel Galera, Marília Garcia e Ricardo Aleixo. Tudo isso acompanhado ao vivo pela banda Hurtmold.

Patrícia Campos Mello, repórter e colunista da Folha de S.Paulo, comentarista da Band e Band News. Foto: Comuiquese.Patrícia Campos Mello, repórter e colunista da Folha de S.Paulo, comentarista da Band e Band News. Foto: Comuiquese.

No sábado (30), o evento promove três debates. Às 15h, as antropólogas Aparecida Vilaça, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Manuela Carneiro da Cunha, professora da Universidade de São Paulo, conversarão sobre a questão indígena. Com vasta experiência entre tribos da Amazônia, as duas falarão sobre a história da luta por direitos dos índios e as ameaças que eles enfrentam no atual contexto político. A fala será mediada pela crítica literária e editora Rita Palmeira.

A jornalista Alma Guillermoprieto, ganhadora do Prêmio Princesa das Astúrias de Comunicação e Humanidades 2018. Foto: David Bustamante.A jornalista Alma Guillermoprieto, ganhadora do Prêmio Princesa das Astúrias de Comunicação e Humanidades 2018. Foto: David Bustamante.

Em seguida, às 17h, haverá um debate com a mexicana Alma Guillermoprieto. Uma das principais jornalistas da América Latina, ela cobriu os conflitos e aspectos culturais da região, passando por países como Cuba, Colômbia e o próprio Brasil. Na conversa, que contará com a mediação da jornalista Carol Pires, Guillermoprieto relembrará sua carreira de quatro décadas, que conta com colaborações em veículos como New Yorker, Newsweek e New York Review of Books, entre outros.

O festival termina com um debate de lançamento da 31ª edição da serrote, às 19h. A conversa reunirá dois colaboradores deste número: a historiadora Heloisa Murgel Starling, professora da Universidade Federal de Minas Gerais, e o crítico Fred Coelho, professor da PUC-Rio. Os dois discutirão a história da república brasileira e o fracasso dos projetos de futuro concebidos por artistas e pensadores brasileiros. A mediação será de Guilherme Freitas, editor-assistente da serrote.

Serviço

Festival serrote
29 e 30 de março
Cineteatro do IMS Paulista
145 lugares
Todos os eventos têm entrada gratuita, com distribuição de senhas 60 minutos antes. Limite de 1 senha por pessoa.

Programação completa

29 de março (sexta-feira)
20h | serrote ao vivo – Apresentação com Aparecida Vilaça, Daniel Galera, Daniel Jablonski, banda Hurtmold, Marília Garcia, Patrícia Campos Mello e Ricardo Aleixo

30 de março (sábado)
15h | No espelho dos índios – Debate com Aparecida Vilaça e Manuela Carneiro da Cunha. Mediação: Rita Palmeira
17h | Uma vida de repórter na América Latina – Encontro com Alma Guillermoprieto. Mediação: Carol Pires
19h | O Brasil como frustração – Debate com Fred Coelho e Heloisa Murgel Starling. Mediação: Guilherme Freitas

IMS Paulista
Avenida Paulista, 2424 - São Paulo.
Tel.: 11 2842-9120.
Horário de funcionamento: de terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h. Nas quintas, até as 22h.

***
Com informações do IMS - SP.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio