Grupo Esparrama abre Temporada 2019 do Teatro na Janela com nova roupagem - São Paulo São

A partir dos próximos domingos de 5 a 26 de maio de 2019, às 16h, o Grupo Esparrama - que ganhou a simpatia dos paulistanos por realizar apresentações de teatro na janela de um apartamento em frente ao Minhocão (Elevado Presidente João Goulart) - apresenta uma nova temporada do premiado espetáculo Esparrama pela Janela, primeira montagem do grupo que foi criada para este espaço e que estreou em Novembro de 2013.

Desde a estreia do projeto no Minhocão, o Grupo Esparrama ganhou notoriedade com o seu Teatro na Janela ao incluir o público infantil na discussão sobre a relação entre arte e cidade. Com estas apresentações o tornou-se um dos grandes responsáveis por dar cara nova a esta região do centro de São Paulo, e desde então vem instigando e inspirando a população a refletir sobre a importância da participação popular na construção do seu território, do seu bairro e, consequentemente, da cidade.

Esparrama pela Janela de cara nova!

O primeiro espetáculo criado para a janela do Minhocão completou 5 anos em novembro de 2018 e para comemorar recebeu uma nova roupagem, que promete trazer nova vitalidade para este espetáculo que foi vencedor dos Prêmios FEMSA de Teatro Infantil e Jovem 2013  (nas categorias Revelação – pela direção de Iarlei Rangel  - e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro 2013 (na categoria Melhor Ocupação de Espaço)

 Com esse teatro na janela o grupo Esparrama já atraiu mais de 22 mil pessoas no Minhocão, desde 2013. Foto: Sissy Eiko. Com esse teatro na janela o grupo Esparrama já atraiu mais de 22 mil pessoas no Minhocão, desde 2013. Foto: Sissy Eiko.

Figurinos e adereços foram reformulados pelo artista Eliseu Weide, que tem um trabalho nacional e internacional consolidado atuando com nomes como Cia. Familie Flöz (Alemanha), Vinicius Torres Machado (Brasil),  Cia. Mundo Rodá, Cia. La Leche, Cia. do Miolo, Cia. Babuinos de Teatro, Direção de arte do vídeo Blasfêmea|Mulher da artista Linn da Quebrada, entre outros.

A peça Esparrama pela Janela conta a história de um morador do Minhocão que, cansado do caos e barulho da cidade, resolve subverter a realidade e transformar sua vida, criando um universo mágico formado por monstros e outros seres divertidíssimos. Estes personagens fantásticos dão vida ao famoso teatro na janela, que já atraiu mais de 22 mil pessoas para o Minhocão nos finais de semana para se divertir e refletir sobre a importância da arte ocupar os espaços urbanos.

E o Minhocão?

Projeto de criação do Parque Minhocão. Imagem: Divulgação/Prefeitura de São Paulo.Projeto de criação do Parque Minhocão. Imagem: Divulgação/Prefeitura de São Paulo.

O Grupo Esparrama, que sempre esteve presente nos debates sobre os usos do Viaduto Presidente João Goulart, nessa nova temporada pretende colaborar com a discussão sobre as novas propostas anunciadas para o Minhocão. Para incentivar simbolicamente a participação popular nesse debate, o público encontrará um microfone aberto, sempre 15 minutos antes de cada apresentação, onde poderá opinar sobre as mudanças previstas para acontecer no viaduto mais famoso do centro de São Paulo.

Durante a temporada acontece também o lançamento da 2ª edição do “Esparramando a Questão”, uma série divertida de vídeos que será exibida nas redes sociais do grupo, na qual os personagens do Esparrama conversam com especialistas para entender melhor as questões que envolvem as mudanças propostas para o Minhocão.

Durante a temporada também será anunciado um debate público sobre o futuro do Minhocão com importantes convidados de diversas áreas de atuação. Os detalhes sobre o este evento serão anunciados nos dias de apresentação. Com isso a população é convidada novamente a ocupar o Minhocão aos domingos, para assistir uma divertida intervenção cênica e para refletir sobre o seu espaço neste território.

Mais informações você encontra na página: facebook.com/grupoesparrama

Esparrama pela Janela

O público assiste sentado no asfalto do viaduto a cerca de 6 metros de distância. Foto: Sissy Eiko.O público assiste sentado no asfalto do viaduto a cerca de 6 metros de distância. Foto: Sissy Eiko.

Um morador de um dos prédios do Minhocão, cansado de tanto barulho da cidade, resolve transformar o caos que entra pela sua janela em música. A partir desta subversão se estabelece um universo mágico protagonizado por personagens fantásticos: a menina/princesa que mora num prédio/castelo; o palhaço que dá vida ao casaco de sua amada; o seresteiro gigante; o esportista dançarino, as fofoqueiras da janela e até mesmo uma família de monstros. Por meio de muita risada e poesia essa turma mostra outras possibilidades de enxergar o caos da cidade.

Serviço

Grupo Esparrama - Teatro na Janela
Duração: 45 minutos - Classificação: Livre - Grátis.
Temporada: 5 à 26 de maio de 2019 - Domingos - Horário: 16h.
Local: No Minhocão (Elevado Presidente João Goulart), altura do número 158 da Avenida Amaral Gurgel, entre as alças de acesso do Metrô Santa Cecília e da Rua da Consolação.
Acesso do público: Pelas alças de acesso do Minhocão no Metrô Santa Cecília ou da Rua da Consolação. Nestes pontos haverá sinalizações indicando o local da apresentação.
No caso de chuva, o espetáculo não acontece.

***
Com informações de Luciana Gandelini.