'Direito do Avesso | Avesso do Direito': charges de Angeli e Laerte em mega exposição na Avenida Paulista - São Paulo São

 

A tradicional Exposição de Maio na Paulista, que celebra o 1º de Maio, chega em 2019 à sua quinta edição com trabalhos de dois dos maiores ilustradores brasileiros, Angeli e Laerte. Direitos humanos de uma forma ampla são o tema central da discussão que a União Geral dos Trabalhadores traz para a Avenida Paulista neste mês.

Direito do Avesso | Avesso do Direito traz um crítico retrato da situação brasileira atual na maior exposição ao ar livre da América Latina, e entre as maiores do planeta, que ocupa, de 12 a 31 de maio, um quilômetro da ciclovia da principal via da cidade, a Paulista, e deve ser vista por 5 milhões de pessoas diferentes.

Desde a esquina da Rua Augusta, estendendo-se imponente até a Alameda Campinas, a mostra traz 30 charges de Angeli e Laerte, parceiros desde os anos 1980, quando Angeli lançou a revista "Chiclete com Banana", uma das mais importantes publicações de quadrinhos adultos do Brasil. A ilustração volta em 2019 após três edições apresentando fotografias, como em 2018, quando os curadores Monica Maia e Fernando Costa Netto, da DOC Galeria, inovaram ocupando a Paulista com obras de Carla Caffé e Guto Lacaz.

“Laerte e Angeli nos alegram com suas charges modernas e inovadoras. Ao mesmo tempo, nos fazem refletir sobre a sociedade em que vivemos, com seus problemas, como o desemprego, a desigualdade e as novas tecnologias”, diz o presidente da UGT, Ricardo Patah. “Laerte e Angeli nos fazem rir das nossas desgraças, dos problemas que nos atormentam, cada um com seu humor inquieto e criativo”, completa Francisco Pereira de Sousa (Chiquinho) Secretário de Organização e Políticas Sindicais da entidade.

Avenida Paulista à noite com a exposição montada. Foto: Fernando Costa Netto.Avenida Paulista à noite com a exposição montada. Foto: Fernando Costa Netto.

A edição de 2019 traz uma boa novidade: a itinerância. Pela primeira vez a exposição amplia seu alcance e ultrapassa os limites da Av. Paulista, chegando a bairros da cidade em mostras na Casa de Cultura do Butantã, na Casa de Cultura da Vila Guilherme, o Casarão, no Centro de Convívio de Cultura da Vila Mariana e na Galeria Prestes Maia, em datas a serem confirmadas.

Serviço

Exposição de Maio na Paulista - Direito do Avesso | Avesso do Direito
Charges de Angeli e Laerte.
Ciclovia da Av. Paulista, entre Rua Augusta e Al. Campinas.
De 13 a 31 de maio.

***
Com informações da Vicente Negrão Assessoria.