Novo centro cultural, 'MIS Experience' abre com exposição imersiva sobre Leonardo da Vinci - São Paulo São

A paisagem do retrato remete à Cordilheira dos Apeninos, na Itália. Ao fundo, Homem Vitruviano, que traz medidas relativas ao corpo humano. Foto: Grande Exhibitions/Divulgação.A paisagem do retrato remete à Cordilheira dos Apeninos, na Itália. Ao fundo, Homem Vitruviano, que traz medidas relativas ao corpo humano. Foto: Grande Exhibitions/Divulgação.

A partir de 2 de novembro, a exposição Leonardo da Vinci — 500 Anos de um Gênio inaugura o centro cultural MIS Experience, no bairro da Água Branca, na Zona Oeste de São Paulo. Irmão caçula da instituição do Jardim Europa, o espaço do governo do estado com gestão da Associação do Paço das Artes mira projetos nos quais a imersão e a interação são combinadas a técnicas como o video mapping, projeções de imagens feitas sob medida para os cantos, linhas, curvas e outros detalhes da arquitetura.

Um vídeo de quarenta minutos, exibido em looping, vai ocupar 37 telas no chão e nas paredes do espaço, na Água Branca. Foto: Grande Exhibitions/Divulgação.Um vídeo de quarenta minutos, exibido em looping, vai ocupar 37 telas no chão e nas paredes do espaço, na Água Branca. Foto: Grande Exhibitions/Divulgação.

O novo espaço do MIS ocupará uma antiga marcenaria da TV Cultura e será inteiramente dedicado à projeção imersiva, visando proporcionar novas vivências e experiências ao público. Inspirado no ateliê dos Irmãos Lumière, em Paris, o projeto ocupa uma área de 2 mil metros quadrados e conta com um sistema de projeção composto por 150 aparelhos, proporcionando um ambiente inteiramente imersivo. 

O italiano ditou tendências que seguem atuais: criou um protótipo da bicicleta de madeira e era vegetariano. Foto: Grande Exhibitions/Divulgação.O italiano ditou tendências que seguem atuais: criou um protótipo da bicicleta de madeira e era vegetariano. Foto: Grande Exhibitions/Divulgação.

A exposição que inaugura o espaço está sendo exibida atualmente no Canadá e nos Estados Unidos. No Brasil, terá seções sobre réplicas de obras renascentistas, esboços anatômicos do artista, máquinas inventadas a partir de seu conhecimento, manuscritos de sua vida profissional e projeção de uma animação, em tamanho real, da obra “A Última Ceia”. 

Cópias fotográficas da Mona Lisa, iniciada em 1503 e finalizada em 1519, mostram diferentes traços.  Foto: Grande Exhibitions/Divulgação.Cópias fotográficas da Mona Lisa, iniciada em 1503 e finalizada em 1519, mostram diferentes traços. Foto: Grande Exhibitions/Divulgação.

O uso do recurso fica mais evidente no núcleo central da mostra, que foi idealizada pela empresa australiana Grande Exhibitions, com passagem por Ottawa, no Canadá, e Denver, nos Estados Unidos. Essa área, de 800 metros quadrados, conta com 37 telões de até 9 metros de altura. Dispostos nas paredes e no chão, eles apresentam em looping um vídeo com imagens de obras importantes, como o afresco A Última Ceia (1498) e o desenho Homem Vitruviano (1490). Há ainda uma trilha que tenta seduzir os ouvidos dos visitantes e closes que revelam as pinceladas suaves do artista, que nasceu em 1452, na cidade de Florença, um dos berços do Renascimento na Itália.

O MIS Experience

Da Vinci trazia as emoções de seus personagens por meio de gestos e olhares. Foto: Grande Exhibitions/Divulgação.Da Vinci trazia as emoções de seus personagens por meio de gestos e olhares. Foto: Grande Exhibitions/Divulgação.

O prédio que se transformou no MIS Experience funcionou como uma marcenaria ligada à TV Cultura. A reforma, em curso há mais de três meses, e a realização da mostra custaram 8,5 milhões de reais, bancados pela iniciativa privada. Nessa repaginação do espaço, foi criado um mezanino, que, junto do térreo, totaliza 2 291 metros quadrados. Na empreitada, os arquitetos Renato Theobaldo e Roberto Rolnik fizeram a substituição do antigo telhado por uma “cobertura sanduíche”, em que as fatias de chapas de aço galvanizado são recheadas de isopor. Parte das calhas foi mantida. O lugar agora tem isolamento acústico e de luz.

Projeções nas paredes e no chão dão clima imersivo à mostra 'Leonardo da Vinci - 500 Anos de um Gênio'. Foto: Grande Exhibitions/Divulgação.Projeções nas paredes e no chão dão clima imersivo à mostra 'Leonardo da Vinci - 500 Anos de um Gênio'. Foto: Grande Exhibitions/Divulgação.

Serviço

Leonardo Da Vinci — 500 Anos de um Gênio no MIS Experience. 
Rua Vladimir Herzog, 75.
Terça a domingo e feriados, 10h às 20h. R$ 30,00 e R$ 40,00, grátis às terças.
Até 1º de março de 2020. Ingressos já à venda.

***
Fonte: Veja SP. Edição São Paulo São.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio