Espetáculo concebido pela filha Anelis, resgata a trajetória de Itamar Assumpção através de suas músicas - São Paulo São

Foto: Carol Mendonça.Foto: Carol Mendonça.

O espetáculo cênico-musical conta a história de Itamar Assumpção através de suas músicas e reunirá no palco artistas negrxs da contemporaneidade. Anelis Assumpção assina a idealização e direção geral. A dramaturgia é de Ana Maria Gonçalves e Grace Passô, que faz a direção.

É uma opereta. É uma experiência com música e texto. É um musical biográfico no sentido mais plural que compete a uma biografia. Um drama onde a existência de Itamar se mistura a tantos corpos brasileiros comuns à marginalidade. 

Foto: Carol Mendonça.Foto: Carol Mendonça.

O ponto de vista condutor é a perspectiva da indesviável negritude na vida de um artista. É tudo isto, mas também não é nada disto, como sempre sugeriu Itamar ao se negar a ser rotulado enquanto cantava para um futuro que ele sabia ser um lugar mais seguro para estar. É um espaço cênico-musical onde será cantada a vida e contada a obra deste homem marcado pelas próprias escolhas, pela negritude à flor da pele, por laços familiares que se misturavam musicalmente e por parceiros e amigos de trabalho que formavam uma grande família.
 
Itamar: uma viagem para o futuro

Foto: Carol Mendonça.Foto: Carol Mendonça.

Em 12 de junho de 2003, Itamar Assumpção fez uma viagem para o futuro. Para uns, morre em matéria e se transforma em memória; para outros é um corpo que ainda nem nasceu. 

Em 2019, uma expedição parte em seu encontro para tentar convencê-lo a voltar para a comemoração de seus 70 anos neste tempo presente. Este mote ficcional conduz uma narrativa que relembra e apresenta Itamar, servindo como disparador para algumas de suas músicas mais originais, marcantes e/ou conhecidas. 

Foto: Carol Mendonça.Foto: Carol Mendonça.

A vida de Itamar será contada de forma não linear, como um imenso quebra-cabeças espiritual cujas peças estão em posse deste elenco que ora pontua sua trajetória, ora amplia a reflexão para questões da negritude e sociedade neste elástico de tempo onde moram injustiças, potências culturais e resistências seculares. Uma nova forma de ler/ver/escrever o tempo e apresentar a história de um dos maiores poetas negros da cultura contemporânea brasileira.

Nego Dito Vanguardista Paulistano Afrofuturista. Suas performances no palco, sua indumentária, os marcantes óculos escuros, a poesia marginal – que queria ser popular.

Foto: Carol Mendonça.Foto: Carol Mendonça.

"Meu pai era um homem à frente do seu tempo, precursor do que hoje chamamos de música independente brasileira", conta Anelis Assumpção, que hoje cuida do espólio do Velho Ita. 

"O espetáculo é um mergulho na textura Itamar, buscando dimensionar a decisiva contribuição desse artista para a música e cultura brasileiras, através de sua linguagem politizada", continua a diretora Grace Passô, também responsável pela dramaturgia da peça ao lado de Ana Maria Gonçalves, autora do livro ‘Um Defeito de Cor’.
 
Um ano de homenagens


Em 2019, ano que faria 70 anos, Itamar Assumpção ganhou diversas homenagens: um palco especial na Virada Cultural 2019 de São Paulo, reprensagem de seus 2 primeiros LPs (Beleléu, Leléu, Eu e Às Próprias Custas), um Museu Virtual, uma festa de aniversário no quilombo urbano Aparelha Luzia e, agora, uma preta opereta que ocupará o SESC Pompéia durante 5 finais de semana.
 
Serviço

Foto: Carol Mendonça.Foto: Carol Mendonça.Pretoperitamar – O caminho que vai dar aqui

Teatro do SESC Pompéia - Rua Clélia, 93, Água Branca.
Telefone: (11) 3871-7700.

1ª Temporada - de 28 de novembro a 15 de dezembro de 2019.
2ª Temporada - de 9 a 19 de janeiro de 2020.

Horário: Quinta a sábado, 21h ; Domingo, 18h.

Venda presencial nas unidades do Sesc SP.
Classificação indicativa: 16 anos.

***
Com informações do SESC Pompéia. Edição: São Paulo São.



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio