Mostra ‘Fellini, Il Maestro’ oferece curso online e gratuito sobre o cineasta italiano - São Paulo São

Fellini ganhou uma Palma de Ouro em Cannes, concorreu a 12 Oscars de melhor filme estrangeiro e levou quatro. Foto: Shaka.Fellini ganhou uma Palma de Ouro em Cannes, concorreu a 12 Oscars de melhor filme estrangeiro e levou quatro. Foto: Shaka.

Nesta semana, o CCBB São Paulo se volta mais uma vez para o universo do cineasta Federico Fellini. Agora com edição do Curso Fellini, ministrado por Filipe Furtado. A ação online é gratuita e integra a mostra “Fellini, Il Maestro”, que teve sua programação interrompida em decorrência da pandemia do Covid-19. O curso acontece nos dias 11, 12 e 13 de maio, às 19h, com duração 1h30 de duração cada encontro. O acesso é livre através de link que será disponibilizado nas redes sociais do CCBB-SP.

Além do curso, conteúdos exclusivos da programação dos Centros Culturais Banco do Brasil – BH, DF, RJ e SP continuam sendo oferecidos e divulgados em seus perfis nas redes sociais. Visitas virtuais pelo prédio e exposições, catálogos digitais, detalhes e curiosidades sobre os projetos podem ser conferidos na tela do seu computador ou celular.  

Marcelo Mastroianni e Anita Ekberg na Fontana di Trevi (Roma), em cena do filme 'A Doce Vida' (La Dolce Vita) clássico de Fellini de 1960. Foto: Divulgação. Marcelo Mastroianni e Anita Ekberg na Fontana di Trevi (Roma), em cena do filme 'A Doce Vida' (La Dolce Vita) clássico de Fellini de 1960. Foto: Divulgação.

Importante lembrar que estão abertas as inscrições para o “Programa Banco do Brasil de Patrocínio 2021/2022 – Edital Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)”, com objetivo de selecionar projetos para compor a programação dos CCBBs de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 05 de junho de 2020, por meio do site www.bb.com.br/patrocinios, onde se encontram o regulamento da seleção e informações sobre os espaços. O resultado está previsto para setembro de 2020.

Para esclarecer o processo de inscrição de projetos culturais e tirar dúvidas sobre o Edital de Patrocínio, o CCBB São Paulo vai realizar, às 11h desta sexta-feira (08), um encontro virtual ao vivo em formato webinar. O evento online e gratuito acontece no Dia Nacional do Artista Plástico. Para participar, é necessário efetuar a inscrição no link a seguir: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_N-phKsSoTW-IIPP00nMigg

Confira os links para ter o #CCBBemCasa:

https://artsandculture.google.com/partner/ccbb-sao-paulo

https://artsandculture.google.com/partner/ccbb-rio

https://artsandculture.google.com/partner/ccbb-bh

https://artsandculture.google.com/partner/ccbb-brasilia

Fellini il Maestro

A mostra de cinema “Fellini, Il Maestro” homenageia os 100 anos de nascimento do grande cineasta, celebrado em 20 de janeiro de 2020. A mostra comemorativa passou pelos CCBBs Rio de Janeiro e São Paulo no início do ano e seria exibida em Brasília entre março e abril. Com curadoria de Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida, conta com 24 títulos, incluindo a obra de estreia de Fellini, “Mulheres e Luzes”, de 1950, codirigido por Alberto Lattuada, indo até o último filme do mestre, "A Voz da Lua" de 1990.A Voz da Lua ("La voce della Luna") é o último filme do diretor italiano Federico Fellini. Foto: Divulgação.A Voz da Lua ("La voce della Luna") é o último filme do diretor italiano Federico Fellini. Foto: Divulgação.

Integra a mostra um excelente livro-catálogo, com mais de 400 páginas, onde constam filmografia, entrevistas, fotos, artigos críticos e ensaios escritos por grandes nomes do cinema, com destaque para o capítulo de abertura: “Glauber Fellini”, escrito por Glauber Rocha. 

O catálogo pode ser acessado digitalmente em: https://bit.ly/2QHOrPf

Curso online Fellini, com Felipe Furtado

O CCBB São Paulo abre novamente suas redes sociais para o universo do cineasta Federico Fellini. Agora com edição do Curso Fellini, ministrado por Filipe Furtado. A ação online é gratuita e integra a mostra “Fellini, Il Maestro”, que teve sua programação interrompida em decorrência da pandemia do Covid-19.

O curso irá abordar o cinema de Fellini, seus períodos históricos, e tentará tirá-lo do impressionismo e do peso do termo “felliniano” e coloca-lo num contexto mais amplo da sociedade e cinema italianos.

Curso Fellini, com Felipe Furtado: dias 11, 12 e 13 de maio, às 19h – aulas de 1h30 de duração.

O acesso é livre através de link que será disponibilizado nas redes sociais do CCBB-SP: https://www.facebook.com/ccbbsp/ https://www.instagram.com/ccbbsp/

Bate-papo online sobre Federico Fellini

O CCBB São Paulo abre novamente suas redes sociais para o universo do cineasta Federico Fellini. Foto: Divulgação.O CCBB São Paulo abre novamente suas redes sociais para o universo do cineasta Federico Fellini. Foto: Divulgação.

Em comemoração aos 19 anos do CCBB São Paulo, o curador da mostra Fellini: Il Maestro, Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida, e o crítico de cinema Filipe Furtado, foram convidados para um encontro online. O webinar realizado ao vivo no dia 21 de abril abordou a obra do cineasta italiano Federico Fellini (20/01/1920-31/10/1993), numa oportunidade para apaixonados pela sétima arte conhecerem detalhes sobre a vida e obra do cineasta italiano.

Link de acesso: https://youtu.be/TdfBDGwBRLs

Edital de Patrocínios a Projetos Culturais CCBB 2021/2022 – Edição 01

Em comemoração ao aniversário de 19 anos do CCBB São Paulo, foi realizado um painel para esclarecer o processo de inscrição de projetos culturais no “Programa Banco do Brasil de Patrocínio 2021-2022 – Edital de Patrocínio – Centro Cultural Banco do Brasil”. A explanação ocorreu ao vivo no dia 21 de abril, onde o público pode tirar dúvidas diretamente com o gerente geral do CCBB São Paulo, Cláudio Mattos, com o gerente de programação, Luis Fernando Spaziani, e com a gerente de comunicação, Patrícia Chaim.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 05 de junho de 2020, por meio do site www.bb.com.br/patrocinios, onde constam o regulamento da seleção e informações sobre os espaços. A divulgação dos resultados está prevista para setembro de 2020. As propostas podem ser apresentadas nas seguintes áreas e segmentos: Artes Cênicas, Cinema, Exposição, Ideias, Música e Programa Educativo. Podem inscrever projetos os produtores (pessoa física ou jurídica) de qualquer lugar do Brasil e não só das cidades onde estão localizados os CCBBs.

Link de acesso: https://youtu.be/LRvsqq8nlvU

***
Com informações CCBB / São Paulo. Edição: São Paulo São.

 



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio