Encontro 'Estéticas das Periferias' chega à sua 5ª edição - São Paulo São

User Rating: 0 / 5

 

No dia 25 de agosto o Auditório do Parque Ibirapuera será palco da abertura do Estéticas das Periferias. O Encontro começará com um debate sobre política e cultura, seguido de um espetáculo especial com os grupos Pombas Urbanas, Samba da Vela, com participação especial do Criolo. 

O que é?

Idealizado pela Ação Educativa, o evento mobiliza inúmeros espaços culturais em todas as áreas dos fundões da capital paulistana - de sul a norte - por uma semana. O experimentalismo artístico permeia toda a programação que é construída colaborativamente por 40 coletivos culturais.
 
Em destaque personagens dos extremos da metrópole
 

Com dezenas de atrações, que incluem shows, debates e oficinas, evento ocupará trinta pontos culturais de São Paulo

Valorizar as regiões periféricas como produtoras de arte e conhecimento e ir além de seu valor social e político, este é o objetivo do Encontro Estéticas das Periferias, que chega a sua 5ª edição em 2015.

Entre os dias 25 e 30 de agosto (terça a domingo), o evento ocupará os mais diversos territórios culturais paulistanos. Com dezenas de atrações como shows musicais, peças de teatro, palestras, entre outras ações, o Estéticas das Periferias mantém a habitual entrada gratuita em todas as suas atividades.

Realizado pela ONG Ação Educativa, a atração conta com a parceria de 40 entidades culturais, entre coletivos, instituições públicas e privadas, além de muitos artistas, programadores, acadêmicos e agentes culturais. Para o coordenador do evento, Antonio Eleilson Leite, “o Estéticas das Periferias não acontece apenas pela vontade de uma instituição ou pessoa, mas a partir de uma força conjunta de diversos sujeitos e grupos culturais”.

O empenho colaborativo levou o Encontro a muitas mudanças em sua estrutura ao longo desses cinco anos, o que resultou em números surpreendentes. Nas cinco edições de Estéticas das Periferias, foram ao todo 300 apresentações artísticas e 124 debates em mais de 90 espaços culturais. A perspectiva é que neste ano atinja um público de 50 mil pessoas.

Programação

Neste ano, a programação do Estéticas das Periferias está dividida em três momentos: Esquenta Estéticas, que apresentará uma prévia do evento; Encontro Estéticas das Periferias, que promoverá atrações durante uma semana; e Ciclo de Debates, parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo que discutirá os processos criativos de artistas vinculados às regiões periféricas.

Para o grande espetáculo de abertura do Encontro, o Grupo Pombas Urbanas se junta ao Samba da Vela numa peça que unirá teatro e música. Com o título “Lado a Lado: Leste a Sul, Uma Só Comunidade”, a apresentação abordará temas inerentes ao cotidiano dos moradores das periferias da cidade. A peça acontece no dia 25, no Auditório do Ibirapuera, às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos a partir das 18h30.

Antes do espetáculo, o público está convidado para uma mesa redonda sobre cultura e política. Com o título “A urgência das estéticas divergentes contra a ofensiva conservadora dominante”,  o bate papo contará com a presença dos convidados Nabil Bonduki (Secretário de Cultura de São Paulo), Heloisa Buarque de Holanda (escritora e pesquisadora), Roberta Estrela D’Alva (atriz) e Allan da Rosa (poeta).

O encerramento marcado no Capão Redondo, será uma verdadeira festa de quebrada. O “Rachão Estético” terá como ponto alto o lançamento da Rede Paulista de Futebol de Rua, iniciativa que dá continuidade ao trabalho que começou com Mundial de Futebol de Rua, realizado em 2014 no Brasil.

Para compor a celebração, os polos integrantes da rede participarão de um torneio. No mesmo dia, o grupo que une futebol e rap, Santa Pelada, subirá ao palco para um show especial. Para abrilhantar a festa na Zona Sul,  o grupo Amigas do Samba se apresentará com a participação especial de Leci Brandão.

Durante o dia serão oferecidos à comunidade serviços sociais, como de  manicure, cabeleireiro, além de orientação para a retirada de documentos pessoais, palestras sobre saúde e alimentação e brincadeiras infantis.

O evento ocorre no dia 30, no Campo do Pantanal (Rua José Messias, 1.000, Jardim Valquíria – Capão Redondo, São Paulo/SP), a partir das 10h.

Além das ações mencionadas, o Estéticas das Periferias ainda contará com cerca de mais de 80 atrações recheadas pelas mais variadas expressões artísticas distribuídas em cinco dias. A programação completa está disponível no site do evento. 

Para conferir, acesse: www.esteticasdasperiferias.org.br

Fonte: Estéticas das Periferias.