Festival Videobrasil chega à 19ª edição em grande forma - São Paulo São

 
Com o tema 'Panoramas do Sul', terá início, hoje, 8 de outubro a 19ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_VideoBrasil. Dividido em três grandes exposições, com trabalhos de 62 artistas, provenientes de 27 países, o festival será realizado em São Paulo até 6 de dezembro no Sesc Pompeia, no Paço das Artes e em um novo espaço expositivo, o Galpão VB, edificação com 800 m2 instalada na Vila Leopoldina, na zona oeste da capital paulista, que passará a sediar a Associação Cultural Videobrasil.
 
Galpão VB - Foto: reprodução do site oficial.
 

Com curadoria-geral de Solange Farkas, criadora do evento anual, nesta edição o festival foi concebido em parceria com os curadores-associados brasileiros Bernardo José de Souza, Bitu Cassundé, Júlia Rebouças e o português João Laia. Convidados pela comissão de curadores, os artistas Abdoulaye Konaté (Mali), Gabriel Arantes (Portugal), Yto Barrada (Marrocos/França) e Sonia Gomes e Rodrigo Matheus (Brasil) terão trabalhos reunidos na mostra coletiva Panoramas do Sul/Artistas Convidados, que será realizada no Galpão do Sesc Pompeia.

Com foco na produção do Hemisfério Sul, as obras reunidas nessa mostra terão em comum a exploração de temas de caráter geopolítico da região, como a formação da identidade, os impactos do imperialismo e do colonialismo, a relação entre cultura e natureza e a transposição de produções artesanais para o contexto da arte contemporânea.

Nas áreas de convivência do Sesc Pompeia também será realizada a mostra Panoramas do Sul/Obras Selecionadas. A coletiva reunirá trabalhos de 53 artistas e coletivos selecionados por meio de edital. Com expografia do arquiteto André Vainer, o espaço foi especialmente criado para provocar e cooptar o público alheio ao festival. Nos corredores externos e internos, estarão expostas obras que propõem reflexões sobre temas como pertencimento, diáspora e a dimensão humana perante a magnitude da natureza. O Teatro do Sesc Pompeia será palco do Programa de Filmes, performances e uma seleção de trabalhos do artista norte-americano radicado em Portugal Gabriel Abrantes.

As atividades multidisciplinares do Galpão VB terão início com a exposição Panoramas do Sul/Projetos Comissionados, que reunirá obras inéditas do malinês Abdoulaye Konaté feitas especialmente para o festival. A programação inaugural do novo espaço também inclui laboratórios, programas de processos criativos e ativações permanentes de obras do Acervo Videobrasil. No decorrer do festival, o Galpão VB acolherá trabalhos do colombiano Carlos Monroy, do brasileiro Cristiano Lenhardt, da queniana Keli-Safia Maksud e do taiwanês Ting-Ting Cheng.

No Paço das Artes, será realizada a paralela Quem Nasce Pra Aventura Não Toma Outro Rumo. Com curadoria de Diego Matos, que é coordenador do Arquivo e Pesquisa da Associação Cultural ­Videobrasil, a mostra reunirá trabalhos produzidos entre 1978 e 2012 por 17 artistas. São obras de brasileiros, como Marcelo Gomes, Karim Aïnouz, Carlos Nader e Cao Guimaraes, e expoentes estrangeiros da videoarte, como o peruano Gabriel Acevedo Velarde, o argelino Malek Bensamil e a chilena Claudia Aravena.

O festival também promoverá programas públicos, como oficinas, um seminário e conversas com curadores, artistas e pesquisadores. Nos três espaços de realização estarão disponíveis a chamada Zona de Reflexão, central multimídia que permitirá acesso às publicações da parceria entre o Videobrasil e o Sesc e conteúdo digital complementar do festival, como o Canal VC e a Videoteca, com mais de 1,5 mil obras do acervo do Videobrasil.

Serviço
19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil
Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93, Pompeia, São Paulo – SP.
De 6 de outubro a 6 de dezembro.
Sesc Pompeia. Telefone: 3871-7700
sescsp.org.br/pompeia

Marcelo Pinheiro na Revista Brasileiros.