O Abraço Cultural – Curso com Refugiados está com inscrições abertas para sua 4ª edição que acontece de 11 de janeiro a 5 de fevereiro de 2016. O curso intensivo de férias acontecerá às segundas, quartas e quintas-feiras – totalizando 36 horas/aula – e terá como encerramento a 2ª edição da festa Aquele Abraço Cultural – o evento celebrará a cultura dos professores refugiados do curso, no dia 13 de fevereiro de 2016.
Ministrado por professores em situação de refúgio no Brasil, o curso de idiomas (francês, inglês, espanhol e árabe) atrela o aprendizado da língua à vivência cultural junto a refugiados vindos de países Africanos, Árabes, Latino-Americanos.
A iniciativa teve início em julho de 2015 e reuniu até agora 290 alunos, 50 voluntários, dando oportunidade de inserção no mercado brasileiro a 28 professores refugiados.
Abraço Cultural – Curso com Refugiados: Idealização e Método
O projeto Abraço Cultural – Curso com Refugiados foi desenhado pela plataforma social Atados – Juntando Gente Boa e a associação Adus – Instituto de Reintegração do Refugiado Brasil e tem hoje como parceiros também a SP Escola de Teatro e a Escola da Cidade. O principal objetivo é promover a troca de experiências, a geração de renda, e a valorização pessoal e cultural de refugiados residentes no Brasil e, ao mesmo tempo, possibilitar aos alunos do curso o aprendizado de idiomas, a quebra de barreiras e a vivência de aspectos culturais e festivos de outros países.
Em sala de aula, ou fora dela os professores conduzem os alunos por uma jornada de cultura-experiência por seus países de origem. Além das aulas formais o aprendizado do idioma se dá por meio do compartilhamento das histórias de cada professor e elementos culturais de seus países de origem como músicas, filmes, culinária, arte, história, política e festas típicas.
O curso pretende ser replicável, podendo ser aplicado em outras cidades e países.
Atados
O ‘Atados – Juntando Gente Boa’ é uma plataforma – online e off-line – que conecta empresas, organizações sociais e cidadãos em uma rede de transformação social por meio do trabalho voluntário e projetos inovadores.
Com sede em São Paulo, Brasília, Curitiba e no Rio de Janeiro conta com uma rede de 39 mil pessoas, 400 ONGs e 30 empresas, mobilizando cidadãos para mais de 800 oportunidades de voluntariado e co-criando projetos sociais inovadores.
Com quase 40 mil usuários, a plataforma online www.atados.com.br funciona como uma rede social conectando ONGS e cidadãos por meio de oportunidade de trabalho voluntário ou engajamento social.
Adus
Fundado em 2010 por internacionalistas e pesquisadores do tema do refúgio, o Adus – Instituto de Reintegração do Refugiado recebeu o título de OSCIP em 2012.O Adus realiza diversas ações voltadas à conscientização, diminuindo os casos de preconceito contra solicitantes de asilo e refugiados. Desde 2010 diversos postos de trabalho foram criados; vagas em cursos foram logradas; muitos voluntários foram incluídos ao grupo de colaboradores e contribuem efetivamente na ações e projetos da organização.
Parceiros:
SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco
Uma instituição gratuita que dá plenos poderes ao pensamento e às ações de renomados criadores da cena teatral brasileira. Desde 2010 oferece formação profissional para 8 áreas do teatro, a saber: atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, humor, iluminação, sonoplastia e técnicas de palco. A instituição conta também com cursos de Extensão Cultural que incluem outras áreas artísticas como a dança e o circo, residências artísticas com companhias de teatro e artistas nacionais e internacionais. Além disso, a Escola acolhe projetos sociais e está aberta à população que pode utilizar a biblioteca para consultar seu acervo, conferir palestras, debates e workshops. www.spescoladeteatro.org.br
Escola da Cidade
A Escola da Cidade é um centro de estudos que – por meio de relações entre arquitetura, história, cultura, território e natureza – procura introduzir e reinterpretar as diferentes formas de ocupação do espaço. Somos uma instituição de ensino superior que, reconhecida pelo MEC em 2001, reúne um conjunto de profissionais multidisciplinares e procura formar arquitetos e urbanistas criativos e críticos àcidade.
Mais informações também no https://www.facebook.com/abcultural?fref=ts
Serviço
Intensivo de Férias 2016 – Curso de Cultura e Idiomas com Professores Refugiados.
Curso: de 11 de janeiro a 5 de fevereiro de 2016 (36 horas).
Segundas, quartas e quintas-feiras.
Inscrições:www.abracocultural.com.br
Horários de atendimento: Segunda a Sexta a partir das 11h.
Festa Aquele Abraço Cultural 2ª edição: 13 de fevereiro de 2016.
***
Fonte: Nany Gottardi – Assessoria de Imprensa / Locomotiva Cultural.