Divulgados os resultados da pesquisa ‘IRBEM – Índice de Referência de Bem-Estar no Município‘

Este é um dos resultados da edição especial da pesquisa IRBEM – Índice de Referência de Bem-Estar no Município, que foi divulgada na última terça-feira (24/1), véspera do aniversário da cidade.

Realizado pela Rede Nossa São Paulo e pelo Ibope Inteligência, em parceria com o Instituto Semeia, o levantamento revela também que 84% dos moradores da cidade defendem que as prefeituras regionais tenham mais autonomia e participação na gestão dos serviços públicos. Outros 9% se manifestaram contrários à descentralização administrativa.

Os resultados da pesquisa mostram ainda uma percepção negativa dos paulistanos sobre a qualidade de vida na capital paulista: a nota média atribuida pelos entrevistados foi de 3,7. Os pesquisados deram notas de 1 a 10 para cada um dos 71 itens abordados, distribuídos em 17 áreas temáticas. Todos os itens avaliados receberam notas abaixo da média (5,5). 

O item pior avaliado pelos paulistanos, com nota média de 2,2, é “Punição à corrupção”, que integra a área temática Transparência e Participação Política. Já o melhor avaliado, com nota média de 5,4, é “Campanhas de vacinação”, que faz parte da área temática Saúde.

Os dados da pesquisa foram apresentados por Márcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência. 

Confira aqui a apresentação completa da edição especial da pesquisa IRBEM – Índice de Referência de Bem-Estar no Município.

Subsídio para o plano de metas

Durante o evento de divulgação dos resultados da pesquisa, realizado no Sesc Consolação, o coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, explicou que o objetivo das organizações promotoras da iniciativa é que a edição especial do IRBEM seja “uma ferramenta de apoio para a formulação do plano de metas do município para os próximos quatro anos”.

Ele lembrou que a Prefeitura irá realizar audiências públicas para discutir o plano de metas com a população e destacou: “Esse material [os resultados da pesquisa] é muito importante para subsidiar também a sociedade”. 

Luanda Nera, coordenadora de Comunicação da Rede Nossa São Paulo, fez uma breve apresentação da campanha que está sendo desenvolvida por um grupo de organizações da sociedade civil. Segundo ela, a iniciativa visa ampliar a participação popular na elaboração do plano de metas e, posteriormente, no acompanhamento de sua execução. 

Assista o vídeo, que faz parte da campanha e foi exibido no evento.

***
Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.