Este é um dos resultados da edição especial da pesquisa IRBEM – Índice de Referência de Bem-Estar no Município, que foi divulgada na última terça-feira (24/1), véspera do aniversário da cidade.
Realizado pela Rede Nossa São Paulo e pelo Ibope Inteligência, em parceria com o Instituto Semeia, o levantamento revela também que 84% dos moradores da cidade defendem que as prefeituras regionais tenham mais autonomia e participação na gestão dos serviços públicos. Outros 9% se manifestaram contrários à descentralização administrativa.
Os resultados da pesquisa mostram ainda uma percepção negativa dos paulistanos sobre a qualidade de vida na capital paulista: a nota média atribuida pelos entrevistados foi de 3,7. Os pesquisados deram notas de 1 a 10 para cada um dos 71 itens abordados, distribuídos em 17 áreas temáticas. Todos os itens avaliados receberam notas abaixo da média (5,5).
O item pior avaliado pelos paulistanos, com nota média de 2,2, é “Punição à corrupção”, que integra a área temática Transparência e Participação Política. Já o melhor avaliado, com nota média de 5,4, é “Campanhas de vacinação”, que faz parte da área temática Saúde.
Os dados da pesquisa foram apresentados por Márcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência.
Confira aqui a apresentação completa da edição especial da pesquisa IRBEM – Índice de Referência de Bem-Estar no Município.
Subsídio para o plano de metas
Durante o evento de divulgação dos resultados da pesquisa, realizado no Sesc Consolação, o coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, explicou que o objetivo das organizações promotoras da iniciativa é que a edição especial do IRBEM seja “uma ferramenta de apoio para a formulação do plano de metas do município para os próximos quatro anos”.
Ele lembrou que a Prefeitura irá realizar audiências públicas para discutir o plano de metas com a população e destacou: “Esse material [os resultados da pesquisa] é muito importante para subsidiar também a sociedade”.
Luanda Nera, coordenadora de Comunicação da Rede Nossa São Paulo, fez uma breve apresentação da campanha que está sendo desenvolvida por um grupo de organizações da sociedade civil. Segundo ela, a iniciativa visa ampliar a participação popular na elaboração do plano de metas e, posteriormente, no acompanhamento de sua execução.
Assista o vídeo, que faz parte da campanha e foi exibido no evento.
Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo.