E se as cidades se transformassem em pomares urbanos?

A cidade de Copenhage assume o plantio de árvores frutíferas como uma forma de dar aos seus habitantes a oportunidade de usufruirem mais da natureza enquanto descobrem o sabor de uma pedaço de fruta que acaba de ser colhida. Para Astrid Aller, vereadora da cidade, o “pomar urbano interativo é uma forma de ligar os moradores às suas comunidades”. A tendência é particularmente forte na Dinamarca, onde a “nova cozinha nórdica”, um estilo culinário focado em ingredientes locais da Escandinávia, tem encorajado os moradores a procurar ingredientes em seus próprios quintais.

Um aplicativo mostra quais itens comestíveis estão próximos de acordo com a paisagem. Foto: Vild Mad.

“A, forragem, ou busca por alimentos, conecta as pessoas com o que as cerca”, diz Mikkel-Lau Mikkelsen, gerente de programa da Vild Mad, uma organização que educa as pessoas sobre os benefícios ecológicos e gastronômicos dessa procura. Ela foi lançada pelo famoso chef René Redzepi, por trás do restaurante Noma de Copenhague, e um dos cérebros da nova cozinha nórdica. “É a melhor maneira de realmente experimentar o que a natureza proporciona: prová-la”.

O projeto é impulsionado por um aplicativo chamado “Vild Mad” (que em português significa comida selvagem). mostra quais itens comestíveis estão próximos de acordo com a paisagem. Também há instruções (em dinamarquês e inglês) sobre como comê-los e cozinhá-los, incluindo algumas receitas. Além disso, você pode registrar suas aventuras de coleta e anotar o que encontrar. São ainda disponibilizadas todas as informações relevantes sobre a iniciativa o que inclui um site e um aplicativo, um currículo para as escolas dinamarquesas e oficinas de busca de alimentos conduzidas por cinqüenta guardas-parques de todo o país. 

O chef René Redzepi, por trás do restaurante Noma de Copenhague, e um dos cérebros da nova cozinha nórdica. Foto: The Economist.

A aposta da Dinamarca na plantação de árvores frutíferas é uma tradição que remonta à Idade Média. Já nessa época era permitido colher, sem qualquer custo, as frutas das árvores espalhadas pelo país.

***
Fontes: Greensavers e Concret Playground.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.