Economia commodity x economia criativa: startups promovem avanços visíveis na América Latina

Estamos acompanhando de forma muito rápida a transformação do século XXI no âmbito político, econômico, social, cultural, ecológico e tecnológico.

A América Latina é uma região em movimento, que tem demonstrado sua capacidade para gerar empresas inovadoras. O desenvolvimento de startups está agitando e acordando esta zona do planeta que está cada vez mais atraente para os capitais do mundo todo, em busca de novos e criativos talentos.

Negócios disruptivos e inovadores entraram em nossas vidas na velocidade das novas tecnologias. Hoje podemos compartilhar um veículo, uma casa através de um aplicativo, fazer impressões 3D, facilitar nossa vida com a  internet das coisas, com cidades inteligentes. Por outro lado, temos nossa história, hábitos antigos, cultura, gastronomia, as artes, o valioso artesanato latino-americano, nossa tradição, que pode conviver harmonicamente com a inovação disruptiva.

Start-Up Chile atraiu 1.200 empresas para o país sul-americano. Foto: Divulgação.

Cabe a nós latino-americanos em fazer a leitura do cenário, das mudanças, e transformá-las em uma América Latina melhor, como fizeram 10 importantes startups latino-americanas, segundo o ranking da revista americana Fast Company em matéria publicada ano passado na revista Pequenas Empresas Grandes Negócios:

1. Startup Chile – Chile: Por criar e reter novos negócios no Chile.
2. Jet Blue – Cuba: Por ajudar o turismo cubano a decolar.
3. Descomplica – Brasil: Por levar educação para as massas.
4. Bank Facil – Brasil: Por diminuir as taxas de juros nas transações.
5. Satellogic – Argentina: Por usar nanosatélites para dar a terra um check-up.
6. Centro de Imunologia Molecular – Cuba: Por desenvolver um tratamento de câncer de pulmão que pode ser compartilhado com os EUA.
7. Mercado Libre – Argentina: Por construir um império de e-commerce.
8. The Community – Argentina: Por dar apelo a publicidade de massa multicultural.
9. Contabilizei – Brasil: Por descodificar leis de impostos para freelancers.
10. GeniusFood – México: Por usas fontes sustentáveis para a produção de alimentos nutritivos.

A argentina Satellogic usa satélites para capturar imagens de todo o mundo e oferece serviços de análises de dados. Foto: Divulgação.

A receita de sucesso dessas startups que realmente fazem uma diferença está na sua visão, no uso da tecnologia, mas, acima de tudo, no seu modelo de negócio disruptivo. Na disrupção digital, não há inimigo pequeno, pelo contrário, são mais rápidos e flexíveis.

● Tentam melhorar seu ambiente: mentes desafiadoras, confiam em sua inteligência e vontade de melhorar seu ambiente. Muitas focam em resolver problemas pontuais e conseguem ser rapidamente valorizadas pelos usuários da região. É o caso do auge das plataformas para melhoria do acesso ao crédito e outros serviços financeiros, ou temas críticos como educação e serviços médicos.

● Conhecem sua região como ninguém: partem de uma mente analítica e prática, mas também identificam barreiras locais que tenham experimentado, por exemplo, acesso a meios de pagamento, a confiança, a segurança, altos custos de serviços ou serviço ao cliente.

The Center of Molecular Immunology em Cuba é especializado em pesquisa para o desenvolvimento de vacinas para o câncer. Foto: Divulgação.

● Modelos mais cooperativos: “ganhamos quando os usuários ganham”, evitam ser vistos como uma despesa ou um problema, propõem esquemas mais cooperativos baseados em comissões ou o uso de estratégias de gamificação que premiam seus usuários. Sociedades que evoluem para esquemas mais colaborativos.

● A ênfase está no serviço ao cliente: a qualidade do atendimento é parte do modelo de negócio e se constrói como uma forma de comunicação que visa criar relações. Este novo modelo se apoia em dois pilares: a comunicação imediata e constante através de qualquer canal, e o autoatendimento, empoderando os usuários para que possam resolver sozinhos quaisquer necessidades, aplicações móveis, vídeos ou chats já são ferramentas imprescindíveis.

● Lealdade, tesouro precioso: construir relações é a alma do negócio, valoriza a experiência do cliente e constrói estruturas de lealdade. Implementam estratégias para premiar esta lealdade, que rende frutos rapidamente, contribuindo com opiniões ou participando de fóruns de serviço.

A Contabilizei plataforma de contabilidade automatizada já auditou mais de dois bilhões de reais em faturamento de empresas. Foto: Divulgação.

● Fortalecer a equipe de trabalho: crescem a partir de pequenas equipes e conseguem recrutar pessoas preparadas, com dois elementos-chave: um ambiente de trabalho rico, com possibilidade de trabalho remoto, e o uso da tecnologia de otimização de força de trabalho do centro de contato.

“Transformemos nossa economia tradicional e negócios commodities em economia criativa e negócios inovadores.”

***
Luís Cláudio SP, é publicitário, idealizador do projeto AL+ que é um contraponto positivo da América Latina por meio da cultura, criatividade, inovação e empreendedorismo latino-americano. Escreve quinzenalmente no São Paulo São.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.