Educação: a importância do TCC e os pontos mais importantes deste projeto

Trabalho de conclusão de curso é um diferencial de qualidade para a formação acadêmica.

Da Redação.

Um dos períodos mais desafiadores e recheados de novidades de toda a vida é o início da vida adulta e o primeiro contato com responsabilidades corriqueiras da vida adulta. Não é à toa que muitos dizem que os hábitos adquiridos nesta fase perduram por toda a vida.

Desde os desafios mais banais, como aprender a cozinhar, limpar sua própria casa e criar uma conta bancária, até os mais complexos, como a escolha de uma área de atuação, os anos na faculdade e o trabalho em si.

Além disso, um dos maiores desafios que os jovens adultos enfrentam ao saírem da faculdade é sua capacitação para o ingresso no mercado de trabalho.

Foto: Getty Images.

Nos dias de hoje é extremamente comum se ver formandos sem conseguir oportunidades de emprego em sua área de atuação, precisando recorrer, geralmente, ao freelance nas mais diversas funções.

Grande razão para este despreparo é a falta de capacitação prática que muitos estudantes vivenciam ao longo da graduação. Vários estudantes se aplicam de maneira exemplar dentro de sala de aula e possuem notas invejáveis.

No entanto, a falta de contato prático com sua área pode ser um fator prejudicial até para os que possuem históricos escolares impecáveis.

Logo, existem alguns pontos extremamente importantes durante a graduação que irão separar um bom profissional de um profissional que carece de experiência no meio prático:

  1. Realizar estágios
  2. Desenvolver projetos de pesquisa
  3. Participar de grupos estudantis
  4. Engajamento em diferentes órgãos
  5. Bom relacionamento extra-classe

Podemos observar que todas estas atividades ocorrem na esfera extracurricular. Ou seja, fora do meio de sala de aula, de modo que o aluno precisa ir atrás destas por sua própria conta.

Sobretudo, o desenvolvimento de um TCC pode ser um dos maiores fatores para a capacitação prática do aluno, juntamente com o estágio e outros trabalhos acadêmicos.

Pensando neste quadro, é importante que analisemos alguns pontos para entender como desenvolver um TCC, como diferentes modelos e um padrão que pode ser usado para conseguir realizar um TCC pronto para qualquer tema

Ainda, alguns sites reconhecidos e renomados realizam venda de TCC e diversos outros tipos de análises e consultorias, sendo utilizados por muitos universitários por todo o mundo.

O estágio e o desenvolvimento de um projeto de pesquisa

Para a realização de um projeto de pesquisa e o desenvolvimento de uma Tese de Conclusão de Curso, o TCC, o primeiro passo necessário é ingressar em um estágio, para ter um orientador que possa lhe auxiliar no projeto e se responsabilizar por ele.

Portanto, antes de considerar a possibilidade de comprar TCC pronto em pdf ou word, lembre-se de que não é possível realizar um projeto desse nível sozinho. 

Fora o TCC, o estágio é essencial por proporcionar diversas experiências para o estagiário que serão importantíssimas no mercado de trabalho, futuramente, como por exemplo:

  1. Networking
  2. Experiência prática
  3. Trabalho em equipe
  4. Lidar com prazos
  5. Entender regras e burocracias

Levando todos estes pontos, é consenso geral que o período como estagiário é uma das ferramentas mais importantes na capacitação de um profissional.

A estrutura geral de um TCC

O TCC é a principal etapa desenvolvida pelo estudante durante seu período de estágio. Foto: Getty Images.

Uma das maneiras mais efetivas de se compreender algumas normas de escrita acadêmica, por exemplo, para escrever relatórios ou fazer projetos de pesquisa, o melhor método é consultar exemplos de TCC prontos para conferir normas e padrões usados neste tipo de projeto acadêmico.

Desta forma é possível compreender normas da ABNT, a ordem dos tópicos ao longo do TCC e como desenvolver cada um destes tópicos, tanto em sua apresentação quanto em sua parte escrita.

Muitos alunos, como dito no início da matéria, optam por decidir comprar TCC do termo online, o que não é recomendado por diversas instituições de ensino. No entanto, a prática é extremamente comum em todo o mundo.

Caso este seja o caminho mais simples para você, existem diversos sites e plataformas confiáveis que irão oferecer este tipo de serviço e inúmeros outros, de auxílio e consultoria principalmente, para que seja possível o desenvolvimento de um TCC impecável.

De maneira resumida, o Trabalho de Conclusão de Curso e qualquer outro tipo de monografia acadêmica são divididos na seguinte estrutura:

  1. Introdução
  2. Justificativa
  3. Metodologia
  4. Resultados
  5. Conclusão
  6. Referências Bibliográficas

Logo, é necessário que esta ordem seja seguida à risca, para atingir a coesão e coerência de seu projeto acadêmico. Este é outro serviço oferecido por diversas plataformas digitais.

Por que o TCC é tão importante para a graduação?

O TCC é a principal etapa desenvolvida pelo estudante durante seu período de estágio. Ou seja, assim como o estágio obrigatório, o Trabalho de Conclusão de Curso é responsável por estimular as diversas competências nos alunos.

A capacidade de pesquisa, o nível de escrita, domínio das normas da ABNT, realização de apresentações coerentes e coesas e a experiência prática fazem o TCC ser imprescindível para a formação de um profissional competente e capacitado.

Logo, é importantíssimo que o estágio e o TCC sejam realizados para adquirir a experiência prática ainda ausente nos futuros profissionais.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
São Paulo São.
O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a traduzir o zeitgeist da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.