Quem foi Dorina Nowill?
Nascida em São Paulo no dia 28 de maio de 1919, Dorina de Gouvêa Nowill ficou cega aos 17 anos devido a uma doença desconhecida. Mesmo com a condição, foi a primeira estudante com deficiência visual a se matricular em uma escola regular na cidade. Em resposta às dificuldades que passou para encontrar livros adaptados em Braile, passou a vida trabalhando para uma sociedade mais receptiva às necessidades dos deficientes visuais.
Em 1946, Dorina criou a Fundação para o Livro do Cego no Brasil, a primeira grande editora de Braile no país, em que recrutou voluntários para transcrever as publicações para o sistema de escrita tátil. Ela também se especializou em educação para cegos no Teacher’s College da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos e, em 1947, idealizou a Biblioteca Braile, hoje localizada no Centro Cultural de São Paulo.
Dorina assumiu a presidência da Fundação para o Livro do Cego no Brasil, instituição em que atuou por mais de 60 anos, e também foi presidente do Conselho Mundial para o Bem-Estar dos Cegos. Em 1981, discursou na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), participando do Ano Internacional das Pessoas Deficientes.
***
A Fundação Dorina Nowill fica na Rua Doutor Diogo de Faria, 558 – Vila Clementino – CEP: 04037-001 – São Paulo.
Telefone: (11) 5087-0999.
Canal de Relacionamento com Doadores: relacionamento@fundacaodorina.org.br
Leia também: Dorina Nowill inspirou Mauricio de Sousa a criar Dorinha e agora ganha documentário
***
Da redação com informações da Fundação Dorina Nowill.