Bicicletas x carros
Copenhague de carro. Duração: 37 minutos.
Copenhague de bicicleta. Duração: 13 minutos.
Centro da cidade x bairros
A arrogância do espaço
A Copenhagenize analisou uma seção do Boulevard Hans Christian Andersen para mostrar quanto espaço foi entregue aos veículos motorizados (vermelho), em comparação com as bicicletas (azul), pedestres (amarelo) e ônibus (verde). Do outro lado da cidade, as bicicletas são usadas para 62% dos deslocamentos; tem 7% do espaço. Carros são usados para 9% dos deslocamentos; detém 54% de espaço.
Uma breve história da engenharia de tráfego
Custos x benefícios
Dirigir um carro um quilômetro custa 89 centavos à sociedade – mas pedalar a mesma distância beneficia a sociedade em 26 centavos. Dados: Cidade de Copenhague.
Porque Copenhague pedala
A maioria dos moradores pedalam porque é rápido. Apenas 1% citam a preocupação com o meio ambiente como sua principal razão. Isso mostra que é um erro focar campanhas pró-ciclismo em benefícios ambientais, diz Colville-Andersen.
O que provavelmente causará um ferimento na cabeça?
Algumas pessoas se assustam com os aparentes perigos do ciclismo, mas apenas 1% dos ferimentos na cabeça acontecem com as pessoas nas bicicletas – é muito mais provável que você sofra um ferimento na cabeça estando em um carro. Dados: Fundação ZNS Hannelore Kohl Foundation.
Movendo pessoas ao invés de carros
Linhas de desejo
A Copenhagenize mapeou “linhas de desejo” através de interseções em Copenhague e outras cidades para ver onde os cidadãos queriam ir. Os dados sugerem que muitas pessoas escolhem o caminho mais direto, independentemente dos esforços para controlar seus movimentos com barreiras. Colville-Andersen diz que a análise pode revelar falhas de planejamento urbano e identificar possíveis melhorias nos cruzamentos.
Onda verde
***
Fonte: The Guardian (Inglês). Imagens: Copenhagenize Design Company / Mikael Colville-Andersen.