Em Belo Horizonte, plataforma digital faz análise do espaço urbano pelo olhar do morador

Partindo dessa necessidade e de seu interesse pela web, Carolina desenvolveu a ferramenta durante um ano, num projeto de iniciação científica, sob orientação da coordenadora do Praxis, professora Denise Morado.

Há dois anos, o grupo iniciou o estudo Territórios populares, que tem como objetivo deslocar o olhar sobre os espaços urbanos, especialmente aqueles caracterizados pela ocupação e autoconstrução, do ponto de vista técnico e acadêmico para o olhar do morador, legitimando a percepção daqueles que vivem nesses espaços. 

Síntese teórica para outro jogo de linguagem. Fonte: PRAXIS-EA/UFMG, 2019

A pesquisa teve como foco o Eixo Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O bairro Vila Mariquinhas foi selecionado para realização de entrevistas com habitantes e coleta de informações. Com base em um roteiro de perguntas, com temas como serviços disponíveis no bairro, trajetos possíveis no dia a dia ou tipos de imóveis, estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG fizeram visitas, abordando as pessoas, recolhendo relatos e produzindo registros fotográficos.

Cruzamento de dados institucionais e de pesquisas. Fonte: PRAXIS-EA/UFMG, 2019.

Essas informações foram inseridas na plataforma Leitura do Lugar pelos alunos da Escola de Arquitetura da UFMG. O grupo se preocupa em preservar a fala do morador, apoiada por fotos e mapas com marcações que demonstram áreas ou trajetos, possibilitando a leitura dessas informações de forma ampla. O objetivo é que esse conteúdo possa viabilizar novas abordagens de políticas públicas nesses espaços. 

***
Fonte: UFMG.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.