Em Cingapura, rio canalizado volta a seu curso natural

Enquanto metrópoles brasileiras como São Paulo gastam bilhões de dólares para canalizar e enterrar seus córregos, a cidade de Cingapura acaba de inaugurar um parque que recupera as curvas e as várzeas de seu principal rio, o Kallang, que havia sido canalizado na década de 1970.

A um custo de US$ 60 milhões, o Bishan Park teve seu ecossistema inteiramente recuperado de acordo com um projeto dos engenheiros do Atelier Dreisetl, em uma obra que durou três anos. Isso inclui, além do desmonte do sistema de canalização do rio (foto de capa acima), a plantação de centenas de plantas nativas. Menos de um mês depois da inauguração, elas já atraíram para o local mais de 60 espécies de pássaros que, há décadas, não eram vistas no local.

Com 62 hectares, o Bishan Park faz parte de uma rede linear de áreas verdes que fazem de Cingapura uma das cidades mais arborizadas do planeta. Aos poucos, elas estão sendo recuperadas dentro de um plano ambiental que inclui o uso de parte dos parques pelas empresas que financiam as obras. Entre elas, há cinemas, redes de fast-food e academias de ginástica.

parque_canal_cingapura (Foto: divulgação)

 

parque_canal_cingapura (Foto: divulgação)

 

parque_canal_cingapura (Foto: divulgação)

 

parque_canal_cingapura (Foto: divulgação)

 

parque_canal_cingapura (Foto: divulgação)

Bishan Park na área central de Cingapura. Fotos: divulgação.

***
Fonte: Redação Casa Vogue.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.