Em livro, o Mosteiro de São Bento e sua relação com a cidade através receitas e comidas

Fonte de renda dos monges, a comercialização dos produtos gastronômicos começou em 1999. O empreendimento deu certo, e dez anos depois, abriu uma filial no bairro dos Jardins, região nobre de São Paulo. Além disso, os mesmos produtos podem ser adquiridos pelo site da padaria: www.padariadomosteiro.com.br, e enviado para todo o Brasil.

Loja do Mosteiro de São Bento na Rua Barão de Capanema, 416, Jardins. Foto: Rafael Rodrigues.

Recentemente, foi publicado um livro com 100 receitas do mosteiro. “Cozinhe com os monges: as tradicionais receitas de entradas, pratos e sobremesas do mosteiro de São Bento”, da Editora Planeta, traz receitas diversas, inclusive do disputadíssimo brunch, evento que ocorre sempre no último domingo do mês, quando os monges abrem as portas ao público para uma refeição especial.

Imagem: Divulgação.

O livro, além das receitas, traz a história da comida no Ocidente, e mais especialmente em São Paulo. São transmitidos relatos históricos sobre o mosteiro e sua relação com a cidade, tudo por meio da comida. Costumes desde quando os monges chegaram em São Paulo, ainda no século XVI e o desenvolvimento do cenóbio em mais de 400 anos. A transformação que o mosteiro sofreu, ocorre paralelamente com as mudanças ocorridas na cidade, que cresceu ao redor da habitação dos monges, que ainda hoje observa a correria dos transeuntes que percorrem o Largo de São Bento.

“Cozinhe com os monges: as tradicionais receitas de entradas, pratos e sobremesas do mosteiro de São Bento”, da Editora Planeta, traz receitas tradicionais. Foto: Divulgação.

“Cozinhe com os monges: as tradicionais receitas de entradas, pratos e sobremesas do mosteiro de São Bento” é uma pesquisa do Monge Dom João Baptista Barbosa Neto, bibliotecário do mosteiro, com a oblata beneditina, Sandra Marina Witkowski.

Você pode adquirir o livro em  https://bit.ly/31BrCzv 

***
Por Andréia Bueno no Acesso Cultural. Edição: São Paulo São.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.