Em Paraisópolis, oficinas de grafite para as crianças da comunidade

 
A intervenção artística foi assinada pelo grafiteiro, Diego Soares, jovem artista da comunidade. Além da ação, ele conduziu oficinas de grafite montadas para que alunos do Instituto Escola do Povo pudessem aprender um pouco sobre street art.
 
Depois de uma breve introdução teórica sobre as técnicas do grafite e do estêncil, que caracterizam a street art, os alunos do Instituto Escola do Povo desenvolveram um projeto para a execução das telas e do painel, concluídos no final das oficinas.

O artista mostrou aos alunos como, a partir das ideias, são criadas as máscaras (estêncil) e a pintura do grafite. Os participantes tiveram a oportunidade de criar as suas próprias pinturas aplicando as técnicas de arte urbana e assim, compreendendo os processos de montagem da composição e os efeitos de cores que o método possibilita.

Diego Soares, morador de Paraisópolis há 30 anos, é um dos integrantes do coletivo Cinz’Art. Ele começou a grafitar em 1992, daí em diante não parou mais. “O nosso intuito é transformar as vielas em galerias abertas, dando assim mais vida para estes espaços”,  conta ele sobre a essência do trabalho do grupo, que além de fazer arte na comunidade, também realiza trabalhos artísticos em outros locais do país.

Segundo Paola Sette, responsável pela área de Marca, Patrocínios e Cultura, do Santander “O objetivo do projeto foi levar arte para todos e feita por todos”.

No roteiro da oficina, as crianças e moradores participaram das seguintes atividades:

1 – Breve introdução sobre arte urbana e as técnicas abordadas.
2 – Apresentação das técnicas e ferramentas para a produção do estêncil.
3 – Elaboração do projeto de telas e exposição.
4 – Execução das máscaras (estênceis).
5 – Execução do projeto (painel da fachada).

Todo o material foi fornecido pelo Santander e ao final do workshop, os alunos puderam levar as telas para casa, podendo emoldurá-lo e utilizá-las como objeto de decoração.

***
 Este conteúdo é um oferecimento

 

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.