Em Roterdã na Holanda, praças com piscinões revitalizam espaços públicos e geram áreas de convivência

Desníveis da “praça das águas” para escoar as chuvas viram arquibancadas e assentos quando ela está seca, o que acontece na maior parte do ano. Foto: Ossip Van Duivenbode  /Divulgação.

“Os estúdios de cinema e publicidade da Vila Leopoldina sabem bem o que é ser inundado durante as chuvas de verão. A infraestrutura da metrópole, de canos subdimensionados a bocas de lobo sufocadas pela sujeira paulistana, sempre é pega de surpresa pelas chuvas que têm época certa para desabar.

Verde, poços e muros foram criados para coletar a água, que não se mistura com o esgoto: Foto: Jurgen Bals /Divulgação)

Na Holanda, onde saber conviver com a água é fundamental, a prefeitura de Roterdã inovou ao criar, em 2013, a “praça aquática” Benthemplein, com três grandes tanques e uma rede de canais para coletar a água das chuvas. O que poderia ser um piscinão monótono, como os da periferia paulistana, virou uma praça vibrante de 9 000 metros quadrados — já que na maior parte do ano ela está seca. Além de ter função de reservatório, a praça abriga anfiteatro, quadras, assentos, e até árvores para garantir sombra.

O complexo ainda possui quadras esportivas e pista de skate. Foto: Jeroen Musch / Divulgação)

A Benthemplein conseguiu outro feito: dá destaque ao dinheiro investido em saneamento, normalmente invisível e subterrâneo (o que deixa os políticos pouco entusiasmados por priorizar o assunto). As sarjetas têm elementos de aço convidativos para os skatistas. Os arquitetos e paisagistas Florian Boer e Dirk van Peijpe, do escritório local De Urbanisten, fizeram oficinas com alunos de escolas próximas, fiéis de uma igreja e vizinhos para projetar o conjunto com as necessidades dos frequentadores. Desde então, já planejaram outras praças aquáticas nos Estados Unidos, em Singapura e na Bélgica.”

A água captada não se mistura com o esgoto. Foto: Urbanisten / Divulgação.

***
Por Raul Juste Lores na Vejinha.

 

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.