Os infláveis de 4x4m, foram produzidos com PVC, um material reciclável. Após a retirada, o emoji será encaminhado para reciclagem.
O protesto é uma manifestação lúdica do movimento, lançado em setembro passado, que busca mobilizar e engajar a população em prol da revitalização do Rio Pinheiros. “Precisamos urgentemente colocar este assunto na pauta política. É inadmissível que continuemos convivendo com este comodismo e que os políticos não se manifestem. Todos os órgãos do governo com quem conversamos dizem que em três anos é possível que o rio esteja utilizável e sem cheiro, mas não há vontade política.”, conta Marcelo Reis, idealizador do movimento.
Como frente do movimento também está a cobrança dos órgãos responsáveis pela manutenção e revitalização do rio. Na ponte Cidade Jardim foi colocada uma faixa que dá voz ao rio e pede para que o governador Geraldo Alckmin dê atenção à limpeza do rio: “Geraldo Alckmin, olhe para o nosso rio, por favor“, diz o recado. O abaixo-assinado lançado pelo movimento busca dez mil assinaturas para levar o documento ao prefeito e ao governador.
Além dos emojis, uma faixa também foi colocada na ponte Cidade Jardim. Foto: Divulgação.
No mês passado, o movimento enviou cerca de 50 kits para a Câmara Municipal de Vereadores, Prefeituras Regionais, Prefeitura Municipal de São Paulo e Governo do Estado, incluindo agentes da CPTM, Sabesp, Emae, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria.
O kit continha uma mensagem destinada aos políticos, pedindo respostas sobre pontos que nunca foram esclarecidos, e, de forma lúdica, uma almofada em formato de emoji de cocô complementava a mensagem: “Esta almofada é um confortável presente para quem consegue dormir com o Rio Pinheiros desse jeito.”
Após essa provocação, o movimento conseguiu se reunir com autoridades da Sabesp, da Emae, Prefeituras Regionais e vereadores. Mas, infelizmente, o prefeito e o governador não se manifestaram e nem abriram um canal para diálogo, segundo os coordenadores.
#VoltaPinheiros
Criado em setembro de 2017 por Marcelo Reis, copresidente da agência de propaganda Leo Burnett Taylor Made, e liderado por um grupo de publicitários, o movimento nasceu de indignação pelo descaso com o Rio Pinheiros. O objetivo é instaurar uma onda de engajamento para que se elabore um projeto que devolva um rio saudável aos paulistanos.
O site http://www.voltapinheiros.com.br/ e o facebook do movimento https://www.facebook.com/voltapinheiros/
Leia também: #VoltaPinheiros, movimento criado por publicitários quer o renascimento do rio
***
Da Redação com informações #VoltaPinheiros.