Empreendedor da Mooca quer transformar o bairro em polo de economia criativa

Já teve uma série de negócios, todos na Mooca. Agora, ele concilia a gestão da hamburgueria Cadillac Burger com o Distrito Mooca, um projeto que tem o objetivo de revitalizar áreas abandonadas do bairro e transformá-lo em um polo de economia criativa.
 

Tatá tem 45 anos e empreende desde cedo. Teve, por 19 anos, um lava rápido. Conciliou as lavagens com outra empresa, que alugava carros antigos para casamentos. Durante esse tempo todo, dedicou-se a transformar automóveis em lowriders, carros de suspensão rebaixada.

Sua paixão por esse tipo de veículo fez com que Tatá fosse uma das estrelas do programa Lowrider Brasil, do Discovery Channel, além de adaptar carros para Mano Brown, dos Racionais MCs, e Chorão, do Charlie Brown Jr. “No entanto, os lowriders são mais um hobby, feito para pessoas próximas”, diz.

Em 2012, Tatá vendeu o lava rápido e fechou a empresa de aluguel de carros e abriu o Cadillac Burger, uma hamburgueria com temática norte-americana localizada em seu bairro de origem.

Por mais que gostasse do mercado de alimentação, o paulistano considera que a abertura do restaurante foi um dos grandes desafios da sua vida. “Não sou chef, não tenho uma franquia e nem um sócio que conheça a área. Foi difícil mas vem dando certo”, afirma. Tatá não revela o faturamento do Cadillac, mas afirma que investiu cerca de R$ 300 mil para tirar a ideia do papel.

A criação do Distrito Mooca ocorreu, por ironia, após Tatá buscar imóveis no bairro dos Jardins para abrir a segunda unidade do Cadillac. “Passei dois meses procurando um lugar para a hamburgueria. Mas achei o aluguel muito caro. Decidi voltar minha atenção para a Mooca mesmo”, diz o empreendedor.

Ao buscar um lugar para o segundo Cadillac Burger, a atenção de Tatá se voltou a imóveis abandonados, antigamente ocupado por indústrias, bem próximos da estação Mooca da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Percebeu que não só era possível abrir seu novo empreendimento por lá, mas que poderia começar um trabalho de revitalização da região.

Região do Distrito Mooca, onde há imóveis abandonados. Foto: Divulgação/Disjuntor.

Foi aí que surgiu a ideia de criar o Distrito Mooca, um polo de economia criativa, com galerias de arte, estúdios de tatuagem, lojas de discos e de antiguidades e barbearias, além da nova hamburgueria, que será aberta em um dos imóveis no ano que vem, segundo o empreendedor.

Com exceção do Cadillac, nenhum dos negócios do Distrito Mooca é comandado por Tatá. “Eu criei o Distrito mais com o objetivo de revitalizar essa parte do bairro do que qualquer outra coisa. Meu papel é servir como intermediário entre os donos dos imóveis vazios e pessoas que desejam empreender aqui”, afirma.

Atualmente, duas empresas já estão instalados em propriedades que estavam ociosas: o estúdio de tatuagem Paint Black e a galeria de arte Disjuntor. Nos próximos meses, o próprio Tatá vai usar um imóvel para criar apartamentos e alugá-los pelo Airbnb.

Apesar de estar no começo, o Distrito Mooca já obteve algumas conquistas significativas. No começo de 2016, Tatá pleiteou o recapeamento da Rua Borges de Figueiredo, onde fica boa parte dos imóveis que poderão ser aproveitados. “Também registrei uma associação de empresas participantes do Distrito”, diz.

A meta de Tatá é que, no futuro, o Distrito Mooca tenha uma história parecida com o bairro de Wynwood, em Miami, nos Estados Unidos. “Wynwood era um bairro abandonado e hoje é um dos lugares mais bacanas de Miami. Espero fazer o mesmo por aqui.”

Tatá também planeja integrar o Distrito Mooca a outros pontos turísticos do bairro, como os restaurantes, a Rua Javari, estádio do Juventus, o Museu do Imigrante e os passeios de maria-fumaça da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. “Queremos criar um novo destino em São Paulo, diferente da ‘bolha’ que tem os bairros dos Jardins, Vila Madalena, Pinheiros e Itaim Bibi.”

***
Por Adriano Lima na Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.