Encontros e alegria

Vi “Loucas de Alegria”, comédia dramática franco-italiana, deliciosa pela forma como lida com os distúrbios mentais e a humanidade dos personagens. 

O filme narra a história de Beatrice (Valeria Bruni Tedeschi) e Donatella (Micaela Ramazzotti), que fogem do hospital psiquiátrico aonde estavam internadas e, a partir de então, tem de lidar com realidades significantemente distintas das quais gostariam de estar vivendo.

Inspirado em casos reais, o filme é um defensor da luta antimanicômio, e apresenta uma alternativa de tratamento multidisciplinar, que busca a reinserção social dos pacientes em conexão com a vida em sociedade.

Fiz uma escolha acertada, e saí do cine nutrido, pela maneira como o encontro e a cumplicidade das duas personagens centrais, maravilhosas em suas interpretações e carregadas de afeto, provocou mudanças positivas em ambas.

E para completar a programação, revi no hall da Reserva Cultural três amigos queridos e de fases distintas da minha história, o que me proporcionou enorme alegria. Por aqui, fico. Até a próxima.

Serviço

Título: ‘Loucas de Alegria‘.
País: França e Itália.
Diretor:  Paolo Virzi.
Elenco: Micaela Ramazzotti, Valeria Bruni Tedeschi, Anna Galiena.
Duração: 118 minutos.
Classificação: 14 anos.

Assista o trailer aqui!

***
Leno F. Silva é diretor da LENOorb – Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. Editou 60 Impressões da Terça, 2003, Editora Porto Calendário e 93 Impressões da Terça, 2005, Editora Peirópolis, livros de crônicas.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.