Erwin Wurm – ‘O Corpo é A Casa‘: do cotidiano para a arte, muito além do jardim

Na exposição, apresenta uma série de trabalhos que discute o corpo humano não apenas a partir do físico, mas também de suas camadas psicológicas e espirituais. Para o artista, a casa é parte do nosso corpo: ela é uma espécie de pele que nos protege, assim como o carro ou a roupa. Em suas obras, esses elementos inanimados ganham vida orgânica – uma residência obesa, um vaso sanitário magro, uma salsicha cheia de personalidade, um carro acima do peso. Esses objetos transviados falam sobre eles próprios, mas falam ainda mais sobre cada um de nós.

A exposição apresenta uma série de trabalhos do artista austríaco Erwin Wurm, que produz em suas obras um deslocamento de elementos do cotidiano para o campo da arte, reconfigurando objetos familiares como casas, carros, roupas e alimentos para um contexto inesperado, engraçado e ao mesmo tempo crítico em relação à sociedade contemporânea. Esses objetos transviados falam sobre eles próprios, mas falam ainda mais sobre cada um de nós.

O corpo e o comportamento humano estão também em discussão em suas “Esculturas de Um Minuto”, onde o público é convidado a seguir instruções para que se torne, ele mesmo, uma escultura do artista durante 60 segundos, numa espécie de performance não planejada.

 

Exposição 'Erwin Wurm - O Corpo É a Casa'. Foto: Carol Quintanilha / Divulgação.

 

Frame do filme ‘59 Positions‘. Imagem: Reprodução.

 

Exposição 'Erwin Wurm - O Corpo É a Casa'. Foto: Carol Quintanilha / Divulgação.

 

Cena do videoclipe do Red Hot Chili Peppers na música Can’t Stop.Imagem Youtube / Reprodução.
O banal é arte na mostra de Erwin Wurm

Foto: Erwin Wurm.Uma das primeiras obras da série One Minute Sculptures que o austríaco Erwin Wurm criou foi durante um trabalho em Bremen, na Alemanha. Na época, ele pediu para funcionários da galeria interagirem com objetos comuns de maneira pouco convencional — enfiando canetas no nariz e nas orelhas, ou equilibrando um balde sobre a cabeça, por exemplo. A ideia era ver a relação entre as pessoas e os objetos cotidianos. O resultado do inusitado experimento pode ser visto e sentido na mostra Erwin Wurm – O Corpo é A Casa, em cartaz desde o dia 25 de janeiro no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo.

Mistura de performance e escultura, a série com cerca de 40 obras se tornou, ao longo dos últimos 20 anos, uma referência na obra do austríaco, sendo levada a museus, como o Tate Modern, de Londres, ou inspiração para a banda Red Hot Chili Peppers, no videoclipe da música Can’t Stop. A ideia é que os objetos, que ficam distribuídos na sala com uma instrução de uso, sejam “utilizados” pelos visitantes, que devem permanecer em determinada posição durante 60 segundos e, assim, se tornem a própria obra. Segundo o curador, o artista busca com o humor atrair o espectador para questões contemporâneas, como o culto à imagem.

Para falar sobre padrões de consumo, por exemplo, ele transforma um Porsche em um carro com ‘sobrepeso’, em Conversível Gordo. A obesidade e o sarcasmo também estão na monumental Fat House, uma instalação interativa que ocupa quase todo o térreo do CCBB. “Wurm utiliza o humor como uma espécie de rede para pescar as pessoas, mas, quando você olha mais ao fundo, ele vai desconcertando”, define.

Erwin Wurm em sua casa, na Áustria. Foto: Divulgação.

Serviço

Mostra Erwin Wurm – O Corpo É a Casa 
Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112, São Paulo).
Até o dia 3 de abril.
A visitação é gratuita e pode ser feita de quarta a segunda-feira das 9h às 21h.

Classificação Indicativa: livre.
Visitação com hora agendada.
Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo “CCBB” (Apple Store e Google Play), no site ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

Importante: no dia 15 de março, às 17h – Erwin Wurm realiza uma palestra no CCBB para conversar com o público sobre seu processo criativo. Na sequência haverá uma sessão de autógrafos. Retirada de senha 1h antes do início do evento.

***
Com informações CCBB e Estadão Conteúdo.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.