Por Alex Millson.
Demorou, mas uma mudança de volta à normalidade após a pandemia de Covid que durou anos, está reformulando a lista das cidades mais habitáveis do mundo.
Foto: Nina Riggio / Bloomberg.
À medida que as vidas alteradas voltam ao normal, a educação, a saúde e as instalações culturais estão melhorando, de acordo com o Índice de Habitabilidade Global 2023 da Economist Intelligence Unit (EIU), que compila a lista. Este ano, a pontuação média global foi a mais alta em 15 anos.
Pelo segundo ano consecutivo, a capital austríaca, Viena, conquistou o título de cidade mais habitável do mundo, com base em uma ampla gama de indicadores, seguida por Copenhague. Sydney e Melbourne saltaram, para reivindicar o terceiro e o quarto lugares, depois que uma cepa Covid particularmente infecciosa os fez cair no índice no ano passado.
As cidades da Ásia-Pacífico foram alguns dos destinos que mais melhoraram, com oito dos 10 maiores indicadores vindos da região. Wellington da Nova Zelândia subiu 35 posições para ocupar o 23º lugar, enquanto Auckland subiu 25 posições para pousar no número 10. Hanói, no Vietnã, subiu 20 posições, para 129.
Foto: Tom Uhlman / Alamy.
“A mudança para a normalidade após a pandemia foi um bom presságio para a habitabilidade global em 2023“, disse Upasana Dutt, chefe do índice de habitabilidade da EIU, “com algumas melhorias notáveis em indicadores de saúde em cidades das economias em desenvolvimento da Ásia e do Oriente Médio.”
Das 10 cidades que mais caíram no ranking, três estavam no Reino Unido – Edimburgo, Manchester e Londres – e duas nos Estados Unidos, Los Angeles e San Diego. A maioria das cidades chinesas ficou “amplamente estável quando comparada aos resultados do ano passado”, de acordo com a pesquisa.
Damasco, Síria e Trípoli da Líbia permanecem no final da lista, retidos, diz o relatório, por agitação social, terrorismo e conflito.
A EIU classificou 173 cidades em mais de 30 fatores qualitativos e quantitativos em cinco grandes categorias: estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura. Os dados foram coletados entre 13 de fevereiro e 12 de março.
Estas são as 10 cidades com melhor qualidade de vida em 2023 (os números da classificação são os mesmos onde as pontuações das cidades eram idênticas):
1. Viena, Áustria.
2. Copenhague, Dinamarca.
3. Melbourne, Austrália.
4. Sydney, Austrália.
5. Vancouver, Canadá.
6. Zurique, Suíça.
7. Calgary, Canadá.
7. Genebra, Suíça.
9. Toronto, Canadá.
10. Osaka, Japão.
10. Auckland, Nova Zelândia.
E estes são as 10 últimos:
164. Duala, Camarões.
165. Kyiv, Ucrânia.
166. Harare, Zimbábue.
167. Daca, Bangladesh.
168. Port Moresby, Papua Nova Guiné.
169. Karachi, Paquistão.
170. Lagos, Nigéria.
171. Argel, Argélia.
172. Trípoli, Líbia.
173. Damasco, Síria.
***
Fonte: Bloomberg CityLab.