Exemplos - São Paulo São

São Paulo São Exemplos

A inauguração da ciclovia de plástico reciclado em Zwolle, Holanda. Foto: Prefeitura de Zwolle.A inauguração da ciclovia de plástico reciclado em Zwolle, Holanda. Foto: Prefeitura de Zwolle.

Quando se trata de sustentabilidade a Holanda está sempre inovando. A mais recente novidade vem de Zwolle, cidade que já ganhou várias vezes o título de mais verde do país. Por lá, está sendo testado um trecho de ciclovia construída com resíduos pós-consumo que seriam descartados ou incinerados.

Integrantes do Comitê de Serviços e Energia da Assembléia da Califórnia. Foto: LA Times.Integrantes do Comitê de Serviços e Energia da Assembléia da Califórnia. Foto: LA Times.

A Assembleia Legilslativa da Califórnia votou a favor do chamado SB100, o projeto de lei do Senado que conduz a Califórnia para a geração de 100% de energia renovável. Tal projeto sugere  uma nova meta de que 60% da eletricidade do estado seja de fontes renováveis ​​até 2030 e 100% de energia limpa e renovável até 2045. O governador do estado, Jerry Brown, tem trinta dias para assinar o projeto de lei.

Quando se fala em “cidade das bicicletas”, certamente Paris não é a primeira cidade a vir à mente. Apesar dos esforços constantes em se tornar uma cidade mais amigável para as bicicletas, a capital francesa é geralmente lembrada por seu sistema de metrô eficiente e suas ruas caminháveis.

Desde 2015, Paris encara seu mais recente desafio: se tornar a “capital do ciclismo urbano” até o ano de 2020.

Concluído em 1966, o Sewoon Sangga é uma megaestrutura residencial construída no coração de Seul. Projetado pelo proeminente arquiteto sul-coreano Kim Swoo-geun, este enorme edifício de uso misto é composto por oito blocos em altura cobrindo uma faixa de um quilômetro de extensão em pleno centro da cidade.

A parte superior do Sewoon Sangga em cosntrução na década de 1960. Foto: KTV.A parte superior do Sewoon Sangga em cosntrução na década de 1960. Foto: KTV.Como um projeto extremamente inovador para a época, ele foi concebido como uma pequena cidade independente, contando com todas as comodidades necessárias para a vida de seus moradores além de um parque, um grande átrio de acesso e um deck para pedestres.

Cortesia de Kyoung Roh, via Metropolis Magazine.Cortesia de Kyoung Roh, via Metropolis Magazine.Infelizmente, durante a execução muitas das ideias utópicas de Kim foram por água abaixo devido às limitações dos sistemas construtivos. Já no final da década de 1970, o Sewoon Sangga passou por um voraz processo de abandono, deixando centenas de unidades residenciais vazias assim como a grande maioria dos espaços comerciais, que se deslocaram para o outro lado do rio no novo distrito de Gangnam, em rápida expansão e desenvolvimento. Devido a sua localização central e a queda vertiginosa dos preços dos aluguéis, a megaestrutura foi sendo ocupada pelo comércio informal e abrigando uma série de atividades ilícitas.