Exemplos - São Paulo São

São Paulo São Exemplos

Um plano de regulamentação da União Europeia (UE) para proibir produtos plásticos descartáveis, como pratos descartáveis e canudos, foi aprovado em Bruxelas nesta quarta-feira (19). Espera-se que a medida, uma vez aprovada pelo Parlamento Europeu e os países-membros, entre em vigor em dois anos.

A ministra de Turismo e Sustentabilidade da Áustria, Elisabeth Koestinger, anunciou o acordo político em seu Twitter e descreveu o momento como "um marco nos esforços para reduzir o lixo plástico". A Áustria detém atualmente a presidência rotativa da União Europeia.

Regra vale para moradores, visitantes e estabelecimentos como bares, restaurantes, pousadas e embarcações. Foto: Shutterstock.Regra vale para moradores, visitantes e estabelecimentos como bares, restaurantes, pousadas e embarcações. Foto: Shutterstock.

A circulação de produtos descartáveis passará a ser proibida na ilha de Fernando de Noronha. Os moradores e estabelecimentos comerciais terão um prazo de 120 dias, a contar de hoje, para se adequarem à norma. A medida, segundo a administração do arquipélago, é necessária para resguardar a biodiversidade marinha em um lugar que é considerado santuário ecológico.

Com a proibição, qualquer material composto por polietileno e polipropileno, a exemplo de garrafas plásticas, canudos, copos, talheres e sacolas, estará proibido na ilha. Os detalhes do decreto, publicado no Diário Oficial do Estado, foram apresentados, ontem (13), à população no Palácio de São Miguel, sede da administração distrital.

Só quem tiver um carro com zero emissões poluentes é que poderá circular livremente no centro de Madrid. Entraram em vigor na última sexta-feira (30) as limitações do plano “Madrid Central”, que partilham algumas das ideias já aplicadas em outras cidades, incluindo Lisboa, como a proibição de circulação de carros mais antigos, mas que levam as restrições bem mais longe.

O objetivo é melhorar a qualidade do ar e tirar veículos do centro da cidade, liberando-as para outros tipos de veículos como as bicicletas e scooters elétricas. E para as pessoas, defende a autarquia.