Exemplos - São Paulo São

São Paulo São Exemplos

Vista do Elevado do Anel Rodoviário M30 em Madrid, Espanha. Foto: Google Earth.Vista do Elevado do Anel Rodoviário M30 em Madrid, Espanha. Foto: Google Earth.

Madri demolirá o elevado da autopista M30, localizado entre os bairros de Puente de Vallecas e Retiro. Esta foi a decisão unânime dos conselheiros do Pleno do Ayuntamiento de Madrid, parlamento municipal cujos membros são eleitos, reunidos no dia 30 de Março passado. Segundo o autor da proposta, o conselheiro e membro do partido Más Madrid, Francisco Pérez Ramos, a decisão é importante, pois o viaduto se transformou “em muro”.

A tecnologia foi batizada como LitterCam, que significa câmeras de lixo, e é um trocadilho com lata de lixo, onde a palavra lata é substituída por câmera. Foto: Hope Early. A tecnologia foi batizada como LitterCam, que significa câmeras de lixo, e é um trocadilho com lata de lixo, onde a palavra lata é substituída por câmera. Foto: Hope Early.

Os motoristas que jogam lixo em seus carros ficarão chocados com a nova tecnologia de uso de câmeras em cidades. Um software inteligente pode identificar motoristas de lixo no ato e deverá em breve ser implementado em todo o Reino Unido. O sistema "LitterCam" - testado desde abril em uma região da Inglaterra - usa inteligência artificial para detectar motoristas descartando lixo de seus veículos antes de alertar o conselho local e o Departamento de Trânsito sobre a infração, levando a uma possível multa de até £ 150 (R$ 1.160,00 aproximadamente).

 A prefeita Anne Hidalgo quer reduzir o tráfego automóvel na avenida. Imagem: PCA-Stream.A prefeita Anne Hidalgo quer reduzir o tráfego automóvel na avenida. Imagem: PCA-Stream.

No início de janeiro último, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou que a Avenida Champs-Élysées, entre o Arco de Triomphe e a Praça de la Concorde, será transformada, até 2030, em um “jardim extraordinário”¹. Para tanto foi destinado um orçamento de 230 milhões de euros. A obra nasceu do pleito do Champs-Élysées Committee, associação que reúne moradores, trabalhadores e comerciantes da Avenida. A proposta se alinha com o projeto original da Avenida, concebido em 1666 por André Le Nôtre, o notável paisagista da corte de Luís XIV. Ao longo da história a Champs-Élysées foi modificada e ampliada, e se transformou em um dos símbolos da França, palco de comemorações cívicas como em 1944, diante da libertação da França após a ocupação nazista, e manifestações políticas e culturais. Ao longo do século XX tornou-se um distrito de negócios de alto dinamismo, lugar que sedia alguns dos mais importantes escritórios corporativos da Europa, lojas altamente sofisticadas, e um tráfego de 3.000 veículos por hora.

Brasil, um homem em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, chega a viver, em média, quase 10 anos a mais do que um em Itabuna, na Bahia. Uma mulher da mesma cidade gaúcha pode viver até sete anos além de uma moradora de Guarapuava, que fica num Estado da mesma região, o Paraná.

A obra deve custar cerca de 250 milhões de euros e só começa depois dos Jogos Olímpicos de 2024. Foto: Mark Lawson.A obra deve custar cerca de 250 milhões de euros e só começa depois dos Jogos Olímpicos de 2024. Foto: Mark Lawson.

É uma das avenidas mais icônicas do mundo e agora vai ganhar cara nova, porque a imagem estava, para os franceses muito desgastada. E para isso nada melhor do que dar-lhe “um jardim extraordinário”, nas palavras de Anne Hidalgo Prefeita de Paris que anunciou orçamento de 250 milhões de euros para renovar a zona do Arco do Triunfo e Champs-Élysées.