Exemplos - São Paulo São

São Paulo São Exemplos

 A percepção dos nossos sentidos, como seres humanos, é aguçada pela variedade constante desses elementos ao nosso redor. Projeto "Olhe o Degrau" no Jardim Nakamura. Foto: Cidade Ativa. A percepção dos nossos sentidos, como seres humanos, é aguçada pela variedade constante desses elementos ao nosso redor. Projeto "Olhe o Degrau" no Jardim Nakamura. Foto: Cidade Ativa.

Caminhando pelas ruas, nos deparamos com diversas formas, cores, texturas, sons e cheiros. Nossos sentidos são ativados e esses estímulos nos fazem conectar com o lugar em que estamos. As cidades são, muitas vezes, sinônimo de fumaça, ruídos de motores e buzinas, tons de cinza. A escassez de elementos naturais ou construídos que transmitam a sensação de segurança, conforto e que nos agradem esteticamente influencia para que sigamos descontentes e frustrados no ambiente urbano. Esses sentimentos alimentam a falta de conexão entre pessoas e lugares, a falta de empatia com o outro e descompromisso com aquilo que é público.

A medida pretende eliminar o tráfego de passagem -- sem origem ou destino no centro --, um total de 58.600 deslocamentos diários. Foto: Paul Hanna / Reuters.A medida pretende eliminar o tráfego de passagem -- sem origem ou destino no centro --, um total de 58.600 deslocamentos diários. Foto: Paul Hanna / Reuters.

A Câmara Municipal de Madrid (Espanha), aprovou na última segunda-feira, em sessão extraordinária, o projeto de encerramento ao trânsito do centro da cidade, que a partir de 30 de novembro só será acessível aos habitantes e aos condutores de veículos não poluentes.

É ótima a sensação de não estar exatamente perdido – mas sem poder ser achado. Abro caminho pelo mato, acompanhando um riacho sem nome no nordeste de Ohio, e passo por cima de árvores caídas na travessia de uma ravina de rocha argilosa. A água leitosa de tanto lodo escorre em minúsculas cascatas. O sol dança na correnteza e na madeira dos troncos.

Foto: Third Nature.Foto: Third Nature.

Climate Tile é um projeto-piloto para capturar e redirecionar 30% da água pluvial extra esperada por conta das mudanças climáticas. Criado pela THIRD NATURE com a IBF e a ACO Nordic, o projeto será inaugurado em um trecho de 50 metros de calçamento em Nørrebro, em Copenhague. A primeira calçada foi criada como um projeto climático inovador que utiliza o Climate Tile para conformar uma paisagem urbana bonita e adaptável. Destinado a cidades densamente povoadas, o piso manuseia a água através de um sistema técnico que trata a água como um recurso valioso.

Jovens da cidade de Suwon fazem tour de bicicletas perto da fortaleza Hwaseong, durante evento "Independência sem carros". Foto: Prefeitura de Swon.Jovens da cidade de Suwon fazem tour de bicicletas perto da fortaleza Hwaseong, durante evento "Independência sem carros". Foto: Prefeitura de Swon.

No bairro Haenggung-dong, na cidade de Suwon, Coréia do Sul, foi realizada uma experiência em que, durante um mês, foi proibida a circulação de automóveis. Parte do Festival Mundial de Eco Mobilidade, evento que aconteceu há um ano, os efeitos dessa experiência perduram até hoje, já que ela gerou uma mudança de percepção em relação aos carros e motivou as autoridades a implementar iniciativas no sentido de devolver as ruas às pessoas e ciclistas.

A inauguração da ciclovia de plástico reciclado em Zwolle, Holanda. Foto: Prefeitura de Zwolle.A inauguração da ciclovia de plástico reciclado em Zwolle, Holanda. Foto: Prefeitura de Zwolle.

Quando se trata de sustentabilidade a Holanda está sempre inovando. A mais recente novidade vem de Zwolle, cidade que já ganhou várias vezes o título de mais verde do país. Por lá, está sendo testado um trecho de ciclovia construída com resíduos pós-consumo que seriam descartados ou incinerados.