Exemplos - São Paulo São

São Paulo São Exemplos

Seja em casas ou prédios, o uso de jardins verticais transforma o cotidiano - e a saúde - das grandes metrópoles, que padecem sob a poluição produzida diariamente por carros e gases tóxicos.

A mais recente proposta de contribuição para a sustentabilidade da vida urbana, em Londres, é expressa pelo Cityscape House, que traz sua fachada coberta com 400.000 plantas incubidas de "capturar mais de oito toneladas de carbono e produzir seis toneladas de oxigênio", conforme o estúdio de arquitetura britânico Sheppard Robson. Essa quantidade é anual.

Ao misturar garrafas de plástico recicladas com asfalto triturado, o novo processo pavimenta uma estrada sem adicionar nenhum novo asfalto. Foto: TechniSoil Industrial.Ao misturar garrafas de plástico recicladas com asfalto triturado, o novo processo pavimenta uma estrada sem adicionar nenhum novo asfalto. Foto: TechniSoil Industrial.

As ruas de Los Angeles servirão de teste para um novo composto asfáltico feito a partir de plástico reciclado. Desenvolvido pela empresa TechniSoil Industrial, o material emprega em sua composição resíduos plásticos que seriam normalmente descartados, misturados com o próprio asfalto reciclado das ruas.

O aumento da infraestrutura verde faz parte da estratégia de US $ 20 bilhões da cidade de Nova York para lidar com os impactos das mudanças climáticas. Foto: NY Times.O aumento da infraestrutura verde faz parte da estratégia de US $ 20 bilhões da cidade de Nova York para lidar com os impactos das mudanças climáticas. Foto: NY Times.

A cidade de Nova York começou a construir mais 5.000 jardins de chuva, que foram especialmente projetados para os bairros do Brooklyn, Bronx e Queens. As obras, anunciadas pelo prefeito Bill de Blasio, fazem parte do Programa de Infraestrutura Verde da prefeitura e dará continuidade aos mais de 4.000 jardins de chuva já existentes.

A batalha pela transformação do terreno foi liderada pela Associação de Moradores Amigos do Fazendinha, bairro curitibano. Foto: Foto: Luiz costa/ SMCS.A batalha pela transformação do terreno foi liderada pela Associação de Moradores Amigos do Fazendinha, bairro curitibano. Foto: Foto: Luiz costa/ SMCS.

A agricultura urbana vem sendo vista por algumas organizações e comunidades como uma alternativa sustentável que além de dar uso a porções de terra desocupadas, promove o engajamento social e reduz a distância da semente ao prato, já que os alimentos são produzidos na própria cidade, muitas vezes no próprio bairro ou quadra onde vive o consumidor.

Um trem de metrô passa por coluna de uma estação Jelbi em Berlim. Foto: CNA.Um trem de metrô passa por coluna de uma estação Jelbi em Berlim. Foto: CNA.

A capital da Alemanha, Berlim, está usando um aplicativo para promover o uso de todas as formas de transporte urbano – exceto o carro particular – enquanto corre para diminuir os congestionamentos na cidade. O app, chamado Jelbi, entrou em operação na última semana, oferecendo aos cidadãos, de forma inovadora, várias opções de mobilidade como um serviço integrado.

Se você quiser ir a algum lugar na cidade, sem dirigir seu próprio carro, um novo aplicativo dá todas as opções - serviços de metrô, ônibus, trem, patinetes, compartilhamentos de carros, bicicletas, táxis, micro-ônibus e todo o sistema de transporte público - e permite a compra de passagens em uma única plataforma.

APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio