Exemplos - São Paulo São

São Paulo São Exemplos

Só quem tiver um carro com zero emissões poluentes é que poderá circular livremente no centro de Madrid. Entraram em vigor na última sexta-feira (30) as limitações do plano “Madrid Central”, que partilham algumas das ideias já aplicadas em outras cidades, incluindo Lisboa, como a proibição de circulação de carros mais antigos, mas que levam as restrições bem mais longe.

O objetivo é melhorar a qualidade do ar e tirar veículos do centro da cidade, liberando-as para outros tipos de veículos como as bicicletas e scooters elétricas. E para as pessoas, defende a autarquia.

Praça Botero no centro de Medellín. Foto: Mark52 / Shutterstock.Praça Botero no centro de Medellín. Foto: Mark52 / Shutterstock.

Em entrevista ao jornal El Colombiano, o urbanista e especialista em mobilidade Mikael Colville-Andersen explicou a situação atual da mobilidade em Medellín, uma das maiores e mais influentes cidades colombianas. "Caminhar ou andar de bicicleta em Medellín é um videogame", explicou o especialista dinamarquês.

 A percepção dos nossos sentidos, como seres humanos, é aguçada pela variedade constante desses elementos ao nosso redor. Projeto "Olhe o Degrau" no Jardim Nakamura. Foto: Cidade Ativa. A percepção dos nossos sentidos, como seres humanos, é aguçada pela variedade constante desses elementos ao nosso redor. Projeto "Olhe o Degrau" no Jardim Nakamura. Foto: Cidade Ativa.

Caminhando pelas ruas, nos deparamos com diversas formas, cores, texturas, sons e cheiros. Nossos sentidos são ativados e esses estímulos nos fazem conectar com o lugar em que estamos. As cidades são, muitas vezes, sinônimo de fumaça, ruídos de motores e buzinas, tons de cinza. A escassez de elementos naturais ou construídos que transmitam a sensação de segurança, conforto e que nos agradem esteticamente influencia para que sigamos descontentes e frustrados no ambiente urbano. Esses sentimentos alimentam a falta de conexão entre pessoas e lugares, a falta de empatia com o outro e descompromisso com aquilo que é público.

A medida pretende eliminar o tráfego de passagem -- sem origem ou destino no centro --, um total de 58.600 deslocamentos diários. Foto: Paul Hanna / Reuters.A medida pretende eliminar o tráfego de passagem -- sem origem ou destino no centro --, um total de 58.600 deslocamentos diários. Foto: Paul Hanna / Reuters.

A Câmara Municipal de Madrid (Espanha), aprovou na última segunda-feira, em sessão extraordinária, o projeto de encerramento ao trânsito do centro da cidade, que a partir de 30 de novembro só será acessível aos habitantes e aos condutores de veículos não poluentes.

É ótima a sensação de não estar exatamente perdido – mas sem poder ser achado. Abro caminho pelo mato, acompanhando um riacho sem nome no nordeste de Ohio, e passo por cima de árvores caídas na travessia de uma ravina de rocha argilosa. A água leitosa de tanto lodo escorre em minúsculas cascatas. O sol dança na correnteza e na madeira dos troncos.

APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio