Antes / Depois: imagens de transformações urbanas a favor da mobilidade sustentável - São Paulo São

A remodelação realizada entre 2012 e 2015 na rua Morandé, próximo ao Palácio de La Moneda, em Santiago (Chile), não apenas gerou uma notória mudança visual, mas também permitiu melhorar a experiência das pessoas que passam diariamente pelo local, sobretudo os pedestres.

Esta situação só foi possível através da redução das três pistas dedicadas aos automóveis para apenas uma, a ampliação das calçadas e seu nivelamento com a via, além substituição das cercas que agiam como obstáculos por pilares de concreto, que definem os limites dos espaços. 

Todavia, este tipo de renovação não é algo novo. Com efeito, é cada vez mais comum que as cidades promovam este tipo de projeto urbano, dedicando mais espaços para os pedestres e ciclistas e promovendo meios de transporte mais sustentáveis. 

O grupo brasileiro Urb-i vem se dedicando a compilar as transformações urbanas realizadas ao redor do mundo através de seu projeto Antes/Depois, sobre o qual publicamos uma matéria há alguns meses. 

O projeto consiste em mostrar fotografias comparativas de avenidas ou ruas antes de sofrerem intervenções e o resultado após as transformações, permitindo identificar com clareza quais as modificações realizadas. 

Quando escrevemos a matéria anterior, a galeria de fotos do projeto, que é colaborativa, tinha 300 imagens. No entanto, recentemente a galeria alcançou a marca de mil imagens, que podem ser classificadas por lugar (país ou cidade), tipo de intervenção (permanente ou temporária) ou tema (espaços compartilhados, infraestrutura cicloviária, parklets, rótulas, túneis, VLT etc.)

A seguir, uma seleção de imagens do projeto.

Paseo Aillavilú, Santiago. Foto: Urb-i.Paseo Aillavilú, Santiago. Foto: Urb-i.

 

Adolfo Alsina, Buenos Aires. Foto: Urb-i.Adolfo Alsina, Buenos Aires. Foto: Urb-i.

 

Calle Rosario Norte, Santiago. Foto: Urb-i.Calle Rosario Norte, Santiago. Foto: Urb-i.

 

Avenida Paulista, São Paulo. Foto: Urb-i.Avenida Paulista, São Paulo. Foto: Urb-i.

 Av. Rio Branco, Recife. Foto: Urb-i.Av. Rio Branco, Recife. Foto: Urb-i.

 

Calle Rosas, Santiago. Foto: Urb-i.Calle Rosas, Santiago. Foto: Urb-i.

 
Ferenciek Tere, Budapeste, Hungria. Foto: Urb-i.Ferenciek Tere, Budapeste, Hungria. Foto: Urb-i.
 

Uwon Cheon, Suwon, Corea do Sul. Foto: Urb-i.Uwon Cheon, Suwon, Corea do Sul. Foto: Urb-i.


***
Constanza Martínez Gaete no Arch Daily.

 



APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio





 
 
APOIE O SÃO PAULO SÃO

Ajude-nos a continuar publicando conteúdos relevantes e que fazem a diferença para a vida na cidade.
O São Paulo São é uma plataforma que produz conteúdo sobre o futuro de São Paulo e das cidades do mundo.

bt apoio