'Climate Tile': em Copenhague, um projeto piloto de calçada que coleta água da chuva - São Paulo São

Foto: Third Nature.Foto: Third Nature.

Climate Tile é um projeto-piloto para capturar e redirecionar 30% da água pluvial extra esperada por conta das mudanças climáticas. Criado pela THIRD NATURE com a IBF e a ACO Nordic, o projeto será inaugurado em um trecho de 50 metros de calçamento em Nørrebro, em Copenhague. A primeira calçada foi criada como um projeto climático inovador que utiliza o Climate Tile para conformar uma paisagem urbana bonita e adaptável. Destinado a cidades densamente povoadas, o piso manuseia a água através de um sistema técnico que trata a água como um recurso valioso.

Em primeiro lugar, o Climate Tile é um sistema de adaptação para as cidades do futuro. O trecho piloto em Copenhague é o início de um processo de desenvolvimento plurianual com a Cidade de Copenhague, Realdania, o Fundo de Desenvolvimento de Mercado e outros colaboradores. O Climate Tile reintroduz o circuito de água natural nas cidades existentes através de um processo simples que gerencia a água da chuva do telhado e calçadas e garante que a água corra para o lugar adequado como plantas ou reservatórios de água. Ele pode capturar e redirecionar 30% da água extra projetada devido à mudança climática e, assim, evitar sobrecargas da infraestrutura de drenagem existente.

Imagem: Third Nature.Imagem: Third Nature.

Imagem: Third Nature.Imagem: Third Nature.

Foto: Third Nature.Foto: Third Nature.

Estamos felizes em poder agora demonstrar um sistema de adaptação climática escalável. Além de trabalhar 1% do tempo quando temos incidentes de chuva acelerados pelo clima, a solução cria, além disso, valor para a cidade nos 99% restantes. Acreditamos que nossas ruas são a corrente sanguínea da sociedade onde as pessoas se encontram e que a calçada é uma parte subestimada de nossa infraestrutura que possui grande potencial para comunidades futuras em nossas cidades sempre em crescimento”, diz Flemming Rafn Thomsen, sócio da THIRD NATURE.

Foto: Third Nature.Foto: Third Nature.

Como a equipe afirma, o Climate Tile desenvolve e une funções tradicionalmente separadas. Com o desenvolvimento do The Climate Tile, as futuras calçadas coletarão e manejarão a água, contribuindo para o crescimento de uma natureza urbana e um microclima melhorado. Assim, o calçamento gera valor agregado para os cidadãos e eleva o nível de qualidade de vida e a saúde geral dentro da cidade. O projeto é visto como uma solução inclusiva que funciona em conjunto com estradas, ciclovias, sinalização, mobiliário urbano, praças urbanas e natureza urbana.

Foto: Third Nature.Foto: Third Nature.

Ninna Hedeager, prefeita de Assuntos Técnicos e Ambientais, inaugurou oficialmente a calçada no dia 27 de setembro às 17h em frente ao café em Heimdalsgade22, em Nørrebro, Copenhague.

***
Por Eric Baldwin no Arch Daily. Tradução de Eduardo Souza.

 



-->