Madrid limita trânsito de veículos poluentes no centro da cidade - São Paulo São

Só quem tiver um carro com zero emissões poluentes é que poderá circular livremente no centro de Madrid. Entraram em vigor na última sexta-feira (30) as limitações do plano “Madrid Central”, que partilham algumas das ideias já aplicadas em outras cidades, incluindo Lisboa, como a proibição de circulação de carros mais antigos, mas que levam as restrições bem mais longe.

O objetivo é melhorar a qualidade do ar e tirar veículos do centro da cidade, liberando-as para outros tipos de veículos como as bicicletas e scooters elétricas. E para as pessoas, defende a autarquia.

Uma boa parte do centro de Madrid, equivalente a 472 hectares, fica vedada a vários tipos de automóveis, o que há várias semanas está gerando controvérsia na cidade.

A principal medida é a proibição da circulação a veículos que não tenham obtido uma certificação especial ou que não tenham outras das condições de exceção, como veículos de pessoas com mobilidade reduzida, veículos de emergência, transporte público ou transporte escolar e residentes que precisam de acessar as garagens particulares.

São as regras mais restritivas que existem na Europa. Foto: Reuters.São as regras mais restritivas que existem na Europa. Foto: Reuters.

As regras preveem que os carros com motor a gasolina produzidos antes de 2000 e os de gasóleo (diesel) anteriores a 2006 fiquem proibidos de circular na zona central, a menos que sejam residentes ou que tenham alguma isenção específica. Os carros que tiverem a certificação zero podem circular livremente, ao passo que os que tiverem classificação Eco (para os híbridos) têm limitações menores. Já os B ou C só podem circular se estiverem se dirigindo para estacionar numa zona de estacionamento.

Para obter as certificações é preciso ir a uma posto dos correios com os documentos do carro — o custo é de cinco euros por veículo.

Imagem: Reprodução.Imagem: Reprodução.

Para quem vem de fora ou vai visitar moradores da zona, cada morador vai ter direito a 20 convites por mês para dar acesso a veículos de familiares ou amigos. Os veículos de GPL têm permissão para estacionar durante um máximo de duas horas e as vans de transporte de produtos, que abastecem, por exemplo, os restaurantes e comércio local, têm permissão para acessar a zona das 7 da manhã até às 13h (só os mais modernos e menos poluentes poderão entrar até às 9 da noite).

As novas medidas vão ter uma aplicação em etapas: até ao início de janeiro haverá uma espécie de período experimental, em que as autoridades vão monitorar as alterações na circulação; numa segunda fase vai ser ativado um controle de matrículas através de câmaras de vídeo e os infratores vão ser avisados. A partir de março, numa terceira fase, as autoridades irão passar a controlar as entradas de forma mais rígida e podem multar os motoristas que circularem de forma irregular.

O objetivo é melhorar a qualidade do ar e tirar veículos do centro da cidade. Foto: JJGuillen / EPA. O objetivo é melhorar a qualidade do ar e tirar veículos do centro da cidade. Foto: JJGuillen / EPA.

O plano é a medida mais midiática da presidente da Câmara Manuela Carmena, do partido Ahora Madrid, ligado ao Podemos, e deverá tirar cerca de 58 mil carros da cidade, reduzindo em 40% as emissões poluentes na cidade. No primeiro dia da implantação, a empresa municipal de transportes espera uma redução média de 50% no tempo de cada viagem naquela zona.

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Com informações do Observador.



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