13ª edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File) está acontecendo em quatro espaços do Centro Cultural Fiesp (Galeria de Arte, Teatro do Sesi-SP, Espaço Fiesp e Espaço Mezanino), localizado na Avenida Paulista, em frente a Estação Trianon do metrô.
O Museu da Imagem e do Som (MIS) e espaços das estações Consolação e Trianon Masp também são contemplados pelo evento, que é considerado o maior encontro de arte digital do Brasil e um dos maiores da América Latina.
O festival une as diversas linguagens eletrônicas ao universo da arte, trazendo ao público projetos digitais, animações, produções multimídias, games, entre outras manifestações artísticas que garantem uma interação diferente que a proporcionada por uma exposição convencional.
Em cada espaço há uma experiência diferente. Na Galeria de Arte, por exemplo, o público encontra alguns dos mais de 330 trabalhos artísticos, que também estão distribuídos pela Galeria de Arte Digital Sesi-sp, e nas entradas das estações Trianon-masp e Consolação. Já no Mezanino, acontecem alguns workshops com a temática de arte digital.
Quem passa pelo Trianon ou pela Consolação, também pode ver os objetos e cores dos quadros de artistas famosos se movimentarem através das telas dos tablets ou smartphones, com o uso do aplicativo Arart, criado pelos japoneses Takeshi Mukai, Kei Shiratori e Younghyo Bak.
Uma das atrações: aplicativo que permite ver a obra de arte em movimento. Foto: Divulgação.
O evento é composto por muitas manifestações artísticas e é realizado pelo Sesi-SP. Todos os espaços tem entrada gratuita.
Para conferir a programação de cada espaço, acesse:
Serviço:
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File)
Local: Centro Cultural Fiesp.
End.: Av. Paulista, 1313 – zona Sul – São Paulo.
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS).
End.: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo.